May 17, 2022

aorty

Street art: corações e infusões românticas do artista de Lyon Johan Chaaz

A street art é uma forma de democratizar a arte. Johan Chaaz, artista francês, busca sua inspiração nos cruzamentos e passagens que ele cobre com corações... de todas as cores. A sua exposição chama-se "Aorty", em referência à artéria aorta que nos permite amar e funcionar no nosso cotidiano.
“Inicialmente comecei fazendo corações vermelhos, mas logo os cobri. O vermelho foi sumindo aos poucos, dando lugar ao azul. [...] Não se pode se contentar com uma cor para representar sentimento.
No centro da galeria Sofffa em Lyon, Chaaz instalou um coração anatômico tríptico azul. Nas paredes, "transfusões" românticas e poéticas acompanham citações e desenhos de amantes famosos como Marylin Monroe ou Elvis Presley.
Para o artista, não se trata de se ater ao imaginário clássico e poético do coração vermelho. Sua escolha está mais no coração anatômico, que bombeia o sangue. "Comecei a trabalhar com bolsas de sangue para chegar à ideia de transfusão. Ele explica: Quando você tem problemas em um relacionamento, por que não beber diretamente do sangue dos maiores amantes da história."
Escarlata Sánchez via euronews

No comments:

Post a Comment