August 02, 2022

uvas

 


já contei esta história várias vezes. em 2019 comentei com o philippe que tinha vinhas pra todo o lado. e porque não plantávamos em pelissanne (?). tudo começou com as brancas. plantou-se e pegaram bem por aqui. terra delas! aí plantou-se rosés e pretas e no fim uvas itália.
na primeira colheita as brancas estavam pequeninas. gosto bom. expectativas ao máximo.
no ano seguinte não pude ver. estava longe. confinada como todo o mundo.
ano passado, neste mesmo dia colhemos uvas de todas as cores para receber os filhos do philippe. me lembro bem. elas estavam lindas.
o philippe diz que é um ano sim e outro não. este ano teve menos uvas. e umas maduraram mais rápido e outras demoraram mais. as brancas da foto ainda estão verdes. estamos esperando... deve ter sido o impacto de um verão intenso. já estamos na 3a canicule (onda de calor, tradução via google). está tudo muito seco. estamos vivendo dias estivais (de verão). a gente sente que a terra está pedindo água. que a umidade está baixa. que as folhas estão secas. a natureza é forte. penso nos agricultores. aquelas pessoas que amam a terra. que conversam com ela. que sentem as coisas com mais intensidade que nós que vivemos em grandes centros.
coração apertado quase partido. 💔🌍

No comments:

Post a Comment