encontrei esta foto* em uma página que se chama we are ona. o ona quer dizer onda em catalao. nós estamos na onda. eles apresentam novos chefs que vão aos lugares e preparam refeições inimagináveis. deu uma vontadezinha de conhecer. provar!?
em momentos de reflexão profunda, penso que vim pra frança para conhecer a gastronomia. foi uma peça boa do destino. este senhor encantador. conheci o philippe, francês, do sul... e eu uma brasileira, metida a ser do rio (o de janeiro), mas que nasceu em brasília, na capital recém fabricada no meio do país. apaixonadíssima por gastronomia, t-u-d-o o que tem a ver junto, restôzinhos nos recônditos do mundo e por ai vai.
as primeiras impressões foi ter tido o privilégio de comer na minha sogra. os franceses levam horas a mesa. entrada-prato principal-queijos (os queijos!)-sobremesa vinhos e champagnes. me despedia com vontade de repetir tudo.
depois vieram as pequenas investidas. cafés. bistrôs. épiceries. marchés.
sala de chá. tive um caso de amor com o en aparthé(s). lá conheci o café gourmand. uma pequena xícara de café cercada com todos os doces franceses em pequenas dosagens.
cafés. são a melhor tradução do paraiso. como bem definiu o bourdain. vá a um café. fique horas observando a vida. peça um sanduíche de presunto e um café. e dê vazão a todos os seus sentidos!!
restaurantes. uma vez ouvi de um político brasileiro que os melhores restaurantes franceses ficavam escondidos em estradas. já disse isto. sou muy repetitiva. guardei pra mim. um dia o philippe me levou ao auberge la fenière. achei que depois disto poderia me recolher e ter uma vida pra plantar e pra colher.
marchés e épiceries. nos mercados de rua a gente se depara com terrois, como se fosse a coisa mais corriqueira do mundo. e nos comercios especializados encontramos divinas ervas e outros incontáveis produtos para total deleite.
ahhh e venho aprendendo a fazer iguarias francesas... de ratatouille a fondue, e revisitando omeletes... sempre ladeados por um pão crrrocante.
continuarei meu caminho sabe-se lá por onde.
quando me inspirar escreverei mais sobre.
à plus!
* paris como pano de fundo. uma mesa com champagne frison (adorei o nome e o rótulo!) - não conheço. e acepipes.
No comments:
Post a Comment