January 13, 2023

os sabores do palácio, les saveurs du palais

 


2014. vi o filme os sabores do palácio, les saveurs du palais em francês. ainda existiam locadoras. não lembro como escolhi. talvez indicação do vendedor, talvez pela minha paixão por gastronomia. o certo é que vi no início do mesmo ano. me encantei por ele por completo. cada cena. a cena que o cozinheiro diz "que vai nos trazer lembranças de infância" é linda! é o que passamos toda a vida procurando... as reminiscências de quando éramos pequenos. depois de tentar várias, muitas vezes, um prato em especial, uma sobremesa de amêndoas, ele alcança a excelência. o filme conta a história de uma cozinheira francesa que vai para o palácio de l'élysée onde o presidente françois mitterrand está cumprindo seu mandato.
lembro quando mitterrand foi eleito. a rosa vermelha. me emocionei. a gauche tinha sido eleita na frança. um país socialista. tão distante e hoje tão perto de mim. vivo nele. um país visto pelo mundo como o que mais luta pelos seus direitos. mais protesta. mais contesta. e tenta fazer uma política social mais justa. nestes tempos difíceis nada anda muito justo.
o filme me influenciou completamente. a culinária francesa. o simples (às vezes não tão simples) mais do que bem feito. nem passava pela minha cabeça mais criativa encontrar o philippe e vir viver com ele. conhecer a gastronomia de perto. ir à casa de franceses. visitar os marchés. amar as épiceries... as boulangeries... os chocolatiers... as caves...
me apaixonei pela cultura francesa. tem seus excessos. mas tem um "quê" (com o ê fechado, do jeito que o francês fala) todo próprio que mora dentro do meu coração.
só me resta trinquer*!! 🥂
* que de acordo com o larousse é bater levemente o copo contra o de alguém antes de beber pela saúde do outro e sua, pelo sucesso de algo, et cetera.

No comments:

Post a Comment