January 31, 2023

um pouco de historia de Marselha

 


A história começa com os gregos que, partindo da Ásia Menor, reconheceram o estratégico porto de águas profundas e se estabeleceram no que hoje é o Le Panier, com vista para o Vieux Port. Os gregos negociaram com os gauleses, introduzindo uvas e azeitonas na região, lançando involuntariamente as bases da culinária provençal.
Seis séculos como uma cidade grega independente terminaram quando os exércitos de César invadiram, reivindicando a cidade para Roma em 49 aC e iniciando 500 anos de cultura galo-romana. A seguir vieram os visigodos, que invadiram a cidade no século V; os árabes a saquearam no IX. Sua população urbana entrou em colapso durante a Grande Peste de 1720 a 1721 – com as devidas honrarias em uma exposição temporária no Museu de História de Marselha. Marselha resistiu.
Quando as ambições da França se tornaram globais, especialmente após 1830 e o fim das guerras napoleônicas, o porto do sul emergiu como o principal ponto de ligação do Império, e Marselha desfrutou de uma era de ouro como o "Portão do Império": os oficiais de carreira da França, marinheiros e caçadores de fortunas partiram do Vieux Port, primeiro para as colônias norte-africanas e americanas e, após a conclusão do Canal de Suez em 1859, para a Ásia.
◼️ escrito por Thomas Bird BBC. foto tirada pelo David C Tomlinson.
💙 um pouco de historia de Marselha. traduçao livre. citada como uma cidade 'bem-humorada' da França. gostei da ideia! a vista do Vieux Port é a imagem que sempre tive na retina da Europa.
🇫🇷 a França para hoje mais uma vez protestando por um mundo melhor.

No comments:

Post a Comment