marron glacé é um doce feito de castanhas cristalizadas em uma calda de açúcar. são sinonimo de outono e de festa uma vez que é muito comum os oferecer de presente devido as suas lindas embalagens. os marrons são absolutamente deliciosos e nesta epoca do ano eles invadem as confeitarias de luxo, os bons restaurantes mas tambem as cozinhas das casas, dominar sua produção não é facil, trata-se de uma receita extramamente técnica e que leva tempo. normalmente uma receita que se guarda e passa em familia durante gerações. uma verdadeira arte.
há várias teorias sobre sua origem. acredita-se que o primeiro marron glacé tenha surgido na corte do rei luís XIV, graças seu chef la varenne, conforme documentado em seu livro le parfait confiturier.
porém de acordo com alguns, a receita apareceu antes disso em lyon no século XVI sem precisar aonde exatamente. há tambem quem afirme que o marron glacé se originou em coni, na itália, também no século XVI, devido à ampla disponibilidade de castanhas e à disseminação sem precedentes do açúcar, mas nenhum livro confirma essa hipótese.
o que se tem certeza é que na frança, a primeira fábrica de marron glacé foi instalada em ardèche por clément faugier em 1882, para aproveitar a abundante matéria-prima da região - ardèche é o principal departamento produtor de castanhas, tanto em termos de volume quanto de qualidade.
clément faugier desenvolveu um método para a produção industrial de marrons glacés, permitindo que essa iguaria se tornasse popular. três anos depois, clément faugier teve a ideia de recuperar os marrons glacés que haviam sido quebrados acidentalmente para fazer uma preparação que o tornaria famoso: o creme de castanhas de ardèche.
a fabricação da marron glacé é um processo particularmente longo (vários dias em banhos de açúcar de concentração crescente) e delicado, pois as castanhas não podem ser quebradas durante a transferência.
pois para ser chamada de "marron glacé", a castanha não deve ser dividida, deve permanecer inteira ao ser cristalizada.
🤎
fonte eu como sim
No comments:
Post a Comment