cuscuz 🍲
preparei hoje em panela comum. degustei no curso de formação, o nosso vizinho mandou pra gente uma vez e com o irmão do philippe e a sua mulher em aix. já fiz umas outras vezes. uma gostei, outra não. arrisquei por conta do friozinho. ficou perfeito! só com legumes e temperado com ervas de provence e folhas de louro, cravos da índia fincados na cebola, folhas de alho poró e aipo. ao servir coloquei salsinha picada e azeite. philippe me disse que os orientais comem com a mão. tem que ser mais seco pra dar liga e poder pegar. fiquei com vontade de comer com eles!
~ é um prato originário do Norte do continente africano - Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Líbia - Magreb. Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água até se transformar em pequenos grãos que devem ser cozidos no vapor numa cuscuzeira e servidos com um molho que pode ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira. Na Tunísia, o cuscuz tem “estatuto” de prato nacional, mas em Marrocos e Argélia é praticamente o prato do dia.
O molho que acompanha o cuscuz pode ser um guisado apenas de vegetais, ou ter carne ou peixe (principalmente nas zonas costeiras). Na Tunísia, o cuscuz mais popular é preparado com carne de ovelha e frutas secas, mas o mais famoso é feito com o estômago da ovelha recheado com ervas aromáticas e outros temperos. Em Marrocos, o mais popular é servido com um molho de sete vegetais e frango, que é tradicionalmente servido às sextas-feiras, depois da oração do meio-dia, enquanto que a receita mais doce, com amêndoas, cebola caramelizada e várias especiarias, é reservada para dias de festa. O cuscuz foi escolhido como o terceiro prato mais popular para os franceses, em 2011.
wikipédia
No comments:
Post a Comment