September 29, 2025

Maison Carne

 




Dia literalmente fora da curva. Depois de uma semana exaustiva, cheia de pepinos pra resolver, decidimos firmemente ir a Aix. Rumo estrada fora. Philippe pegou uma outra estrada, mais estreita e cheia de vinhedos pelo caminho. Ao adentrar a cidade um trââânsito de louco. Nunca dantes visto. Philippe não gosta. Ninguém gosta. Primeiro estacionamento lotado. Segundo idem. Fomos parar próximo da piscina pública depois de rodar quilômetros. O carro não foi estacionado corretamente. Não tivemos problemas na volta. Graças! Por termos ido parar em outro local entramos por uma rua que nunca tínhamos andado. Demos de cara com a Maison Carne. Nome correto. Como o Philippe é fissurado em carnes entramos. Não tínhamos reserva. O garçom, muito polido, foi checar rapidamente e nos indicou uma mesa. O local me lembrou o CT Boucherie. O único prato servido é um côte de bœuf (1 kg), o cliente escolhe o ponto, claro que nós optamos por saignante (sangrando), fritas perfeitas e uma saladinha honesta. Esqueci do presente inicial: pãozinho dos bons cortado com um paté perfeito servido à parte. Vinho tinto sem dúvida. Fiquei com um modesto pedaço do côte por não poder comer muito. Magistral! E ainda tinha um rockzinho no fundo tocando sem parar. Felicidade nos olhos do Philippe, ele é um glutão! Não comemos sobremesa. Preferimos caminhar e passar no Béchard e escolher uns docinhos. Optamos por marron glacé (já chegaram!) que me remete a Natal, fim de ano, renovações… e uns éclairs, que no Brasil são (não sei porquê) chamados de bombas. Demos uma boa passejada como o Philippe gosta de dizer. A Maison Carne tem restaurantes na França e na Espanha. 🥩🥩

September 27, 2025

Nascer de hoje

 


🌄 Uma semana quase sem postar. Sem inspiração. Crise de identidade. Frio já começou a se chegar mas o sol do sul da França permanece impoluto. A floresta continua a crescer como se não tivesse nem aí pro mundo. Somos desnecessários. Tempo dos frutos. Outono. As uvas foram e serão inesquecíveis! Os figos não vingaram como nos outros anos, ganharemos uma muda de uma árvore vinda da Argélia da irmã do Philippe que a mãe dele está cuidando, provamos um figo roxinho suculetíssimo desta figueira (tomara que vingue!), o limoeiro não deu limão e foram poucas amêndoas colhidas no primeiro ano de produção, o azevinho deu frutinhas que ainda estão verdes, no natal elas se avermelham todas, tem um cotoneaster que não conhecia que dá frutinhas vermelhas. Final de outubro colheita das azeitonas. Quanto significado. Continuo escrevendo sobre a natureza. Escreverei sempre.

Nascer de hoje

Foto sem filtro

September 21, 2025

Mercado São José

 


🟡 Descobri depois que mudei para Laranjeiras. Reduto dos bons. Maneirérrimo! Fui com amigos, com a mãe, sozinha. Adorava o ar largado do lugar. Com o tempo descobri amigos que tiveram negócios no local. Fiquei triste ao vê-lo abandonado. Pirei quando soube que seria revitalizado. Amaria conhecer. Irei um dia com certeza. Tem histórias por trás. Tinha uma pizza deliciosa, um sonzinho bacana. Só me arrependo de não ter provado o pastel de rabada que me disseram que tinha por lá. Rezando pra São José com fervor. Na internet ele aparece como “Petit marché de Saint Joseph des Arts”. Achei um barato! Mundo pequeno.

💛 Mercado São José Laranjeiras Zona Sul do Rio

🟨 Detalhe da foto Cristina Boeckel G1

September 18, 2025

PROCURANDO DEMOCRACIA

 


PROCURANDO DEMOCRACIA

na França, no Brasil, no mundo. Dia de protestos por toda a França

foto 20 minutos

September 17, 2025

Robert Redford

 


Não vi todos os seus filmes. Os que vi ficaram na retina. Já escrevi que um tempo está indo embora. Vou lembrar sempre de você em Out of Africa. Chorei até não poder mais quando o Denys morreu (acho que todo mundo). Levei um susto quando soube de você ontem. Você foi nosso e meu também.

Robert Redford Out of Africa

September 16, 2025

4 anos de blog

 


4 anos de blog

Ponto de Partida. Foi nesse pequeno espaço que o blog começou a existir. Da janela dá pra ver 2 grandes oliveiras, as primeiras da casa, cadeia de montanhas, 180° (na realidade são 360°, mas não dá para ver desta janela, só na varanda), e sol se pondo pelo menos uns 300 dias. Setembro. Esperança. Outono chegando por aqui. Primavera no Brasil. Escrevendo um pouco menos, mas não largo as palavras. Descobrindo textos. Receitas. Imagens. Vídeos longos (não gosto dos breves, me confundem). ARTE. Beau segue firme-e-forte. Às vezes tropeça. Mas segue. Em frente, pro lado, à esquerda, em curvas, rotatórias, retrocede (para poder repensar tudo), freia, acelera… E vai.

Feliz niver boy! ❤️⭐

September 15, 2025

crouton de pão, tomates cereja aos 4 queijos

 


Postei esta receita em meados de 2023. Fiz uma releitura. Deu tão certo que vai o re-post.

crouton de pão, tomates cereja e queijo branco cremoso

INGREDIENTES

1 pão do seu jeito
400 g de tomate cereja (usei metade)
250 g de queijo branco cremoso (usei pedaços generosos de cabra, compté, camembert e bleu)
orégano a gosto
1 dente de alho
sal fino e pimenta preta moída na hora a gosto
azeite a gosto
salsinha picada a gosto (usei manjericão)

MÉTODO

Corte os tomates cereja ao meio e coloque em uma assadeira, tempere com sal, pimenta preta, azeite e orégano. Mexa bem com uma colher e leve ao forno a 200° por cerca de 20 minutos.
Corte o pão ao meio no comprimento, esfregue o alho em toda a extensão do pão (era pra fazer depois de tostado mas achei mais fácil antes) e coloque-o num tabuleiro e, depois de regado com azeite, leve ao forno a 200º durante cerca de 15 minutos para tostar. (deixei menos tempo, 10 minutos ou até dourar)
Coloque porções do queijo espalhadas e espaçadas e os tomates cereja assados ​​por cima. Coloque o molhinho dos tomates por cima também.
Corte a salsa e jogue por cima. Corte o crouton de pão em pedaços. Fica crocante!

🥖🍅🧀🌿🧄🧂🌶🫒🌱
quem fez? fatto in casa da benedetta

September 12, 2025

mais um dia

 

mais um dia

🌄 foto do entardecer feita pelo philippe na praia de ipanema, rio de janeiro, brasil

September 10, 2025

in the mood for

 


dia de protestos na França. sempre soube que o país é de gauche.

🗼 foto in the mood for. céu de Paris às 8:30 da noite. sem filtro

September 08, 2025

Lua cheia

 


🌕

Lua cheia. Ela tem aparecido impávida. Ilumina todo o ambiente de fora e dentro. Desnecessário iluminação. Foto maneira só ampliando. Registro hoje pela manhã. Não resisti. Tempo passando impávido também. Lembro da palavra por conta do hino nacional do Brasil*. Saudades.

* És belo, és forte, impávido colosso

September 06, 2025

begônia

 


Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.

Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.

Thiago de Mello
um dos estatutos do poema "Os Estatutos do Homem"

💮 cresci com este poema escrito no caderno. favorito! ainda mais depois que descobri que o escritor era amazonense (como meu pai) e morava por lá. foi uma prima que me deu, minha amiga de infância. o mundo está a precisar de flores de poemas de poesia.

💮 begônia deu flor! e tem no rio também!

September 05, 2025

September 03, 2025

céu na terra

 


🟡🟠🔴

Foto ampliada ao máximo. Não gosto muito porque perde nitidez. Sem filtro. Quis captar a intensidade do céu na terra. Manhã bem cedinho. Foi num dia desses que a vida dá pra gente.