December 30, 2021

arte

 


e continuo por aqui, onde vejo arte por todos os lados, as arvores de natal mais lindas e um frrrio intenso, mas um pouco menos que no norte. onde tenho que falar outra lingua, me adaptar a uma cultura diferente... sempre acreditei em tudo-junto-misturado. tomara que esteja certa disto.

☂️ manon21life

December 29, 2021

cassis





tem lugares assim, que sao encantados, de um lado e do outro

villa: Cassis 🌅✨

aproveite o momento



vi este post na pagina da Cat Power na antevespera do Natal. nao deu tempo pra postar. escritos da Joan Didion que foram traduzidos livremente.

What I want to tell you today is not to move into that world where you're alone with yourself and your mantra and your fitness program or whatever it is that you might use to try to control the world by closing it out. I want to tell you just to live in the mess. Throw yourself out into the convulsions of the world. I'm not telling you to make the world better, because I don't believe progress is necessarily part of the package. I'm telling you to live in it. Try and get it. Take chances, make your own work, take pride in it. Seize the moment.
O que eu quero dizer a você hoje não é para viver naquele mundo onde você está sozinho com você mesmo e seu mantra e seu programa de condicionamento físico ou o que quer que você possa usar para tentar controlar o mundo se fechando. Quero dizer apenas para viver no caos. Se jogue nas convulsoes do mundo. Nao estou dizendo para fazer um mundo melhor, nao acredito que o progresso seja necessariamente parte do pacote. Estou dizendo para viver nele. Tentar e conseguir. Arriscar, fazer seu proprio trabalho, ter orgulho dele. Aproveite o momento.
🖤🤍

December 26, 2021

teias

 


🕸✨ sempre quis tirar uma foto assim. nao coincidia. a teia nao saia bem definida. a luz nao incidia bonito. varias tentativas. hoje deu. a vida é assim. as vezes coincide. as vezes nao. e a gente vai tentando ser feliz no meio. obrigada dona 🕷 pela ajuda!!



December 24, 2021

natal e 2022 com amor!!


“Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total. Todos os sucedidos acontecendo, o sentir forte da gente -- o que produz os ventos. Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor.” Guimarães Rosa Grande Sertão: Veredas

🎄🍄 natal e 2022 com amor!!

December 23, 2021

pão

 


nestes 7 anos de França ainda não tinha tirado uma foto do PÃO. ou tinha mas deixei passar. hoje vi o bendito nesta bandeja e deu um clic. o significado do pão. cortar. compartilhar. comer. aqui o pão é um símbolo cultural fortíssimo. sem ele revoluções já foram feitas. lembro sempre do Philippe no Rio me falando pra comprar pão para o almoço. não entendia bem. pão? é. pão. pão. pão. o francês, como todo mundo sabe, só come com pão junto. e é chic! no fim pega-se delicadamente um pedacinho dele e passa-se por todo o prato para degustar o melhor da refeição. aqui o pão é crocante de verdade. pra encontrar um bom pão no Brasil só indo em lugares ultra profissionais. lembro quando descobri La Bicyclette no Jardim Botânico. degustação obrigatória. e da ultima vez The Slow Bakery. foi difícil comprar o pão por conta do confinamento. mas achei uma lojinha por acaso andando por Ipanema já perto de viajar. comprei um sourdough e manteiga com flor de sal. me regalei. lembro bem! ah!? manteiga? por aqui? falarei sobre um dia...
🥐🍞🥖

December 22, 2021

salon-de-provence



foto de Salon-de-Provence, tirada no ultimo sabado, ao acaso, passando pela igreja, vendo a luz incidindo nos sinos, olhando as pessoas todas pelas ruas, um pequeno presepio montado (minha mae ama presepios!!) com tudo que tem na historia e cabras, ovelhas e outros bichos pastando solenes de verdade. iluminaçao de natal, decoraçoes por todo o lado, cheiro de castanha queimando, musica pop tocando alto, e eu por la caminhando em um lindo salon que nunca tinha imaginado existir. a vida faz dessas coisas com a gente.⛪🔔✨




December 21, 2021

cafe inverno et d'autres petites choses



tempo que nao posto uma foto de uma fotografa que adoro. conheci quando trabalhava no caroline cafe. tinha um quadro em um cantinho do restô em p&b do rio sena no inverno com uma pessoa dando comida aos pombos. aquela foto me dava uma tranquilidade necessaria para retomar os trabalhos ao fim do coffee break.

-------------

hoje começa o inverno. o frio ja se instalou por aqui ha mais de um mês. lareira a pleno vapor. bebidinhas para a alma. e caminhadas cautelosas por falesias encantadas.
🖤💛🤍 foto Isabel Becker

December 20, 2021

fim de semana: vin chaud vinho quente




fim de semana: vin chaud
vinho quente

o de casa é uma receita 💜 do David Lebovitz !!

December 17, 2021

exilio


ontem, no arte, no programa 28', ouvi o Mohamed Mbougar Sarr, escritor Senegalês, definindo exílio de outra forma. o exílio pra ele não é o espaço, é o tempo.

o exílio é o tempo
não são os kilometros
são as horas os dias os anos
que passam longe de quem a gente ama
é a ideia
e nós somos totalmente conscientes
que estamos envelhecendo
e eles também estão envelhecendo
e é a verdadeira separação
ela está lá
a dissociação entre os dois que estão envelhecendo
em lugares diferentes
dentro de um tempo totalmente diferente
é o que aprendemos ao envelhecer
a gente não pode alcançar
o exílio
é mas
é estar extremamente feliz
não se deixar fechar
a mitologia do exílio melancólico nostálgico triste
a gente pode escolher
e fazer outra coisa
foto do Rio em 2014 repostadíssima
ano que deixei meu país

 feeling inspired

December 15, 2021

arpoador rio brasil


foto tirada em 2020, no comecinho, passando pelo Arpoador, queridérrimo Arpex.

vi este coração desapegado na página de uma escritora que dá aula de escrita. de repente estava revendo o meu tão apegado Rio de Janeiro, andando pelas pedras portuguesas da praia de Ipanema -- meu lugar favorito no mundo!! com o Philippe junto, do lado, perto, sempre... e não é que ele estava lá, desenhado no muro de proteção contra as águas do mar que em tempos de ressaca braba sobem com força total até a rua. o dia estava nublado, o verão foi meio esquisito, muita chuva, já era um prenúncio dos tempos que teríamos que enfrentar pela frente. não titubeei (que palavra esquisita. e tem em francês também: tituber (vi agora na internet)). tirei uma foto pra justificar o apego mais do que grande e tentar dizer pra mim mesma -- desapeeega, moça!! tempo passou... já estamos a caminho de 2022. torcendo pra encontrar o coração por lá no Rio. em dia de sol, calor de 40tinha, chapéu-e-óculos, filtro solar e caipirinha na mão que ninguém segura esse rojão. 💖✨

December 14, 2021

cozido

 


COZIDO

aprendi a fazer com a mae. o Philippe gosta demais de comida molhada. nao gostava. passei a amar.
começo com o azeite da casa -- muito. cebola picadinha e alho triturado pra dourar. tem que selar a carne. passa um pouco na farinha pra singer* e deixa um tempinho na panela. acrescenta agua. sal, uma colher de sopa rasa. pimenta preta e branca moidas na hora. alecrim e tomilho secos ou frescos. 1 folha de louro. 1 cebola inteira com casca e tudo e uns cravos da India fincados nela. pode ser exagero mais coloco 1 colher de sopa cheia de ervas de provence. pode usar no lugar o famoso bouquet garni. quando vem dentro do potinho dos legumes para o pot-au-feu, uso. 1 colher de mostarda e 1 de ketchup e, a melhor parte, um pouquinho de vinho tinto.
o COZIDO leva 1 hora pra ficar pronto. 1° a cenoura cortada grosseiramente, depois de 10 minutos é a vez do nabo cortado em 4. mais 10 min e acrescento o alho-poró e o aipo com umas folhinhas, tudo cortado em partes generosas. 30 minutos e basta colocar as batatas também cortadas grosseiramente. esses tempos foi o Olivier Anquier que me ensinou em um dos seus videos. hoje resolvi usar champignon. coloquei no final. depois de pronto. perto do almoço darei uma aquecida leve e servirei com um bom pedaço de pao e mais vinho tinto.
ultimamente como nao como mais carne tenho que fazer 2 COZIDOS. um pro Philippe com carne e outro pra mim so com legumes. o da foto.
o que sobra, faço sopa. fica um velouté. mas tem que bater bem no liquidificador pra conseguir o crème de la crème.
* vi na Rita Lobo ao explicar a receita do bœuf bourguignon.
singer, significa simplesmente adicionar farinha ao preparar uma receita
bommm falar de comida!! 🍲

December 11, 2021

temperos

 


manhã de sábado: pedaço de pedra que sobrou da obra com base de feltro pra equilibrar bem e não arranhar a mesa fait par Philippe, potes de azeite aromatizados naturalmente, conservas de pimenta feitas há um tempinho atrás, tabasco que usava (muito!) no Caroline Cafe, flor de sal que sou apaixonada e colherinhas de pau armazenadas devidamente em pote de geleia pra ajudar na degustação de tudo
🧱🌿🌶🧂🥄

December 10, 2021

nancy fred aix

 


Nancy Fred Aix
convite feito.
a Claudie fez niver! eu e o Philippe escolhemos um arranjo de flores fincadas em troncos de madeira. tudo simples tudo natural. nos encontramos todos. Philippe foi trabalhar e nós 3, Nancy Fred e eu rumamos para Aix. a petit Paris que o Philippe me disse um dia. fomos de carro pelas estradas mais lindas do mundo. são as terras da Provence onde ficam os terroirs.
caminhar pelas vielas de Aix é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida da minha vida. a gente se encontra no meio de construçoes de mais de mil anos. casaroes, fontes. porque Aix é uma cidade de águas. pedras. e o charme das coisas todas francesas que j'ADORE.
a Nancy e o Fred escolheram um restaurante o mais quentinho possível. ambiência francezérrima. a pedida foi couscous. é uma das melhores comidas que conheço! e me remete ao meu comecinho de vida aqui neste país de muitos paises. no curso de formação provei um couscous feito por marroquinas. cultural.
voltamos a caminhada. por uma felicíssima coincidência passamos por uma loja que pensei que tinha fechado. eles comercializam móveis e decoração orgânica. tudo mas tudo mesmo é de uma beleza impactante. madeira crua. ferro batido. linho, muito linho. luzes diferentes. um rústico-chic indefinível. e a Nancy gostou.
hora do café: Fred pediu um gourmand. Nancy e eu fomos de café somente. peguei uns pedacinhos dos doces que foram servidos e fez bem à minha barriga que anda tão sentida. estrelas foram entregues para brilharem nos corações de todos!
visitamos o meu lugar-favorito-de-Aix. hôtel de Gallifet, onde fica estendido lindamente na felicidade um nadador. é uma escultura. Nager dans le bonheur. feita pelo Diadji Diop, um artista do Senegal. não tinha ninguém. frio até não poder mais. apaixonante ver as pessoas sentadas próximo ao nager no verão conversando, bebendo e sendo feliz junto.
no fim. o Fred fechou a boa saidinha com uma mini floresta construída dentro de vidro que vimos no marché. presente pra Claudie. o nome do artesão é L'Arbre à Papa. homenagem ao Albert. papa da família que amava a terra e não está mais com a gente.
🔜 vou pesquisar os lugares e falarei mais sobre eles. a loja de moveis é conhecida com o nome sugestivo de Caravane

🌾 o vidrinho com plantas secas foi presente do Philippe

December 08, 2021

angela merkel

 


A fotógrafa Herlinde Koelbl retratou Angela Merkel durante anos, a partir de 1991. A moça do Leste que estreava na política da Alemanha reunificada ganhou confiança, mas nunca aparentou vaidade. O jeito de pessoa comum é um trunfo da chanceler 🇩🇪

December 06, 2021

provinciana


provinciana. virei. quero dizer, do interiorrr. uma pessoa que vive no campo. perto da cidade, claro, para nao perder as referências cosmopolitas, mas um pouco mais naive. amando o simples, o natural, um jeito de se viver diferente de tudo o que tive na vida. durmo cedo, acordo cedo. gosto do cheiro do mato. de ver as plantas felizes quando chove. dar bom dia pro sol e pra lua. tomar cafe com pao quentinho, manteiga e geleia (as vezes feita em casa!). fazer cha e temperar saladas com as ervas do jardim. comer frutas e legumes cultivados por agricultores daqui de perto. torcer para esbarrar em algum aspargo selvagem. respirar bem fundo ao me deparar com um cogumelo por estar o ar mais puro. ver bando de passaros passando e dançando nas mudanças de estaçao. sentir o vento forte da regiao. fazer lareira e rezar pra ela pegar logo quando esta frio-frio. plantar e colher. sentir o cheiro das flores. pisar na terra sem sapato. meditar com um silêncio quase que absoluto. gostar de catar pedaços de madeira pra fazer moveis. descobrir caminhos. é, virei provinciana. algo me dizia dentro de mim que viraria um dia. aconteceu de virar. obrigada/merci do fundo do meu coraçao errante/du fond de mon cœur vagabond. 🍃🍃


December 03, 2021