esta foi uma das fotos de pôr do sol mais lindas que registrei desde que cheguei por aqui. antes e depois tentei outras muitas e muitas vezes. do nascente e/ao poente. não sabia que a luz da Provence era tão bonita. ou melhor. sabia mas não tinha a imagem formada na cabeça. tinha ideia por conta das fotos conhecidas dos campos de lavanda, das cidades construídas nas pedras, dos entardeceres nas montanhas...
nesse meio tempo todo se passaram 8 anos. um sopro. uma brisa. ou um mistral, o vento mais forte que já vi na vida. não senti. o tempo me deixou perceber nas minhas vivências o quanto de precioso tem tudo por aqui.
comecei como todo mundo me adaptando. o jeito do francês de ser. língua que é difícil pra mim (estudei inglês a vida toda!). tudo novo.
o primeiro ano foi burocra. fui recebida pela França com toda a atenção que uma estrangeira demanda. recebi o visa. fiz cursos e fui descobrindo as vilas mais próximas de casa. me apaixonei pelo Mediterrâneo!
fui conhecendo mais o Philippe, família, amigos, um pouquinho da Europa e seus paises de lingua latina. com idas ao meu Brasil pra fazer um bem pra saudade.
o que mais gosto: caminhar. andar pelas vielas e me sentir, tentar me sentir, uma local. sentar em um café. pedir um rouge s'il vous plait. ahhh!! os vinhos!? eles me deixam inebriadissima rapidinho. a vida fica mais interessante depois de uma taça de vinho (alguém já deve ter dito isto).
depois cai de amores pela culinária. aprendi sabores que não sabia que existiam. entendi que tem que comer os queijos em uma certa ordem e com vinho branco pra sentir mais os gostos. e o pão?! o pão aqui é crrrocante. a manteiga é uma perdição. só faltava o café brasileiro pra beber junto.
hoje. 2022. depois de anos tão intensos... penso no que virá. nas descobertas. nas expectativas de vida. nos sonhos. no amor.
-- escritos em um dia nublado de primavera com um ventinho leve soprando 







No comments:
Post a Comment