sou do mar, da praia, do sol de 40° ao meio-dia, da linha abaixo do equador
moro no interior. nao tem praia. nao tem rio. tem um canal perto. a primeira agua que vi por aqui foi em marselha. do aviao, do carro e pisando na areia. me apaixonei. o mar mediterraneo tem alguma coisa de agregador que nao da pra explicar. (ja falei isto antes)
depois tive a linda, mas linda surpresa mesmo, ao me deparar com o mar nos calanques. como sou fissurada por turquesa, rolou energia das boas. o porém foram as pedras. mas é meio que uma liçao. passar por elas e se ver dentro do mar de repente.
fui a salin-de-giraud, uma praia gigantesca e a saintes-maries-de-la-mer. pra chegar la a gente passa pela camargue, um lugar com agua pra todo lado, é uma reserva natural, vi animais livres de quase todas as especies, me remeteu ao pantanal no brasil.
sausset-les-pins. uma outra prainha. acolhedora. tem pedras em vez de areia. o mar é calmo e da pra matar a saudade da maresia de vez em quando.
nao cheguei a ir à praia em cassis. vi de longe. tem o charme de vila pequena. quando você entra na cidadezinha, descendo as escadarias de pedra, fica paralizado por segundos ao ver o mar.
saint-tropez é chic, sem comentarios. amei ramatuelle, cidade vizinha. la tem o meu lugar favorito no mundo todo. uma praia com nome pomposo -- pampelonne. nunca vi nada parecido na vida. deve existir. mas ficou eternizada em mim esta.
bandol é um charme. o que mais gostei? pique-nique. comidinhas de mar compradas no marché de domingo e apreciadas com toda pompa em uma bela canga nas areias de la.
le grau du roi foi pra encontrar uma amiga. cidade praiana. me fez pensar em buzios.
nice é... naice. no melhor estilo de uma brasileira-carioca-na-frança. me senti no rio de janeiro. tudo é bonito. vontade de sentar nos restôzinhos da praia, beber champagne e comer ostras fresquezimas.
menton. ultima cidadezinha da frança que faz fronteira com a italia. as culturas se misturam. é bela! queria ter visto o por do sol. voltarei um dia.
voltarei.
pesquisando todo o litoral francês no mapa. 



No comments:
Post a Comment