August 30, 2022

hotel de charme

 


~ foto da pagina curious provence de uma fotografa pro. uma estrangeira do canada que vive por aqui (e deve ser apaixonada pela regiao!) e divulga seu olhar pelo planeta. a villa é oppéde-le-vieux, fica no luberon. nao conheço. ja passei por perto.
~ hotel de charme. tem o simpatico nome de belle de nuit.

August 29, 2022

nada será como depois

 


“Visões poéticas, dramáticas, críticas, audaciosas ou surpreendentes, carregadas de sonhos e esperança, se sobrepõem em um grande panorama que pensa as múltiplas identidades e feições da nação brasileira, bem como seus problemas e questões fundamentais, como a violência, a fome, as questões de gênero, o racismo, os povos e a cultura indígena, a educação e a (des)igualdade”, diz César.
César Oiticica Filho curador
mostra Parada 7 – Arte em resistência
vi a arte na pagina da vera saboya, uma pessoa que mexe com cultura e comida. fui pesquisar e encontrei este textinho do curador. -- que seja linda a mostra! esperança no DEPOIS 🏳️

August 27, 2022

sol nascendo

 


Vida é encontro
Tempo é despedida
Nós somos o sentimento
escritos do Rodrigo Penna
🌄 foto do sol nascendo um dia desses, um pouco floue, como dizem os franceses, embaçada; todo sentimento, cantava chico, o buarque.

August 26, 2022

Rio de Janeiro em 2015

 


new version 🏖
é, cresci aí, passei os anos mais lindos no rio.
ia ao arpoador e ao mirante da niemeyer sempre que podia,
caminhava ou corria,
sempre gostei de divagar...
ouvi a baby cantando brasileirinho nos shows da vida,
vi nascentes e poentes,
sambei em blocos na rua,
passei anos novos, joguei flores, contei ondas e me benzi no mar do atlântico,
adorava ir à praia e ficar o dia inteiro, nao sei como conseguia, mas ficava (de barraca, claro!)
é, confesso que vivi.
Rio de Janeiro em 2015. o ano que te deixei pra vir ficar com o Philippe
foto Sergio Pagano

August 24, 2022

we are ona

 


encontrei esta foto* em uma página que se chama we are ona. o ona quer dizer onda em catalao. nós estamos na onda. eles apresentam novos chefs que vão aos lugares e preparam refeições inimagináveis. deu uma vontadezinha de conhecer. provar!?
em momentos de reflexão profunda, penso que vim pra frança para conhecer a gastronomia. foi uma peça boa do destino. este senhor encantador. conheci o philippe, francês, do sul... e eu uma brasileira, metida a ser do rio (o de janeiro), mas que nasceu em brasília, na capital recém fabricada no meio do país. apaixonadíssima por gastronomia, t-u-d-o o que tem a ver junto, restôzinhos nos recônditos do mundo e por ai vai.
as primeiras impressões foi ter tido o privilégio de comer na minha sogra. os franceses levam horas a mesa. entrada-prato principal-queijos (os queijos!)-sobremesa vinhos e champagnes. me despedia com vontade de repetir tudo.
depois vieram as pequenas investidas. cafés. bistrôs. épiceries. marchés.
sala de chá. tive um caso de amor com o en aparthé(s). lá conheci o café gourmand. uma pequena xícara de café cercada com todos os doces franceses em pequenas dosagens.
cafés. são a melhor tradução do paraiso. como bem definiu o bourdain. vá a um café. fique horas observando a vida. peça um sanduíche de presunto e um café. e dê vazão a todos os seus sentidos!!
restaurantes. uma vez ouvi de um político brasileiro que os melhores restaurantes franceses ficavam escondidos em estradas. já disse isto. sou muy repetitiva. guardei pra mim. um dia o philippe me levou ao auberge la fenière. achei que depois disto poderia me recolher e ter uma vida pra plantar e pra colher.
marchés e épiceries. nos mercados de rua a gente se depara com terrois, como se fosse a coisa mais corriqueira do mundo. e nos comercios especializados encontramos divinas ervas e outros incontáveis produtos para total deleite.
ahhh e venho aprendendo a fazer iguarias francesas... de ratatouille a fondue, e revisitando omeletes... sempre ladeados por um pão crrrocante.
continuarei meu caminho sabe-se lá por onde.
quando me inspirar escreverei mais sobre.
à plus!
* paris como pano de fundo. uma mesa com champagne frison (adorei o nome e o rótulo!) - não conheço. e acepipes.

August 23, 2022

palmier salé

 


palmier salé 🌴
fiz com tapenade de azeitonas pretas ja pronta. massa dobrada e cortada fininha. forno a 200°. 20 minutos. garrafa de azeite de cerâmica com a marca da cigarra pra dar sorte (presente da matilde). cultura da provence.

August 22, 2022

altar budista

 


altar budista
o buda fica no meio de tudo, para lembrar a nos nossa essência. foi um presente meu pra mim quando trabalhava. nao imaginava encontrar um buda que me transmitisse tanta paz. tive que trazer ele comigo. ele nao poderia ficar longe. dentro da bolsa. coberto com um lenço. ele nao poderia se partir.
ao lado do buda velas. coloridas. velas com um pouquinho de agua. amo velas. luzes. tudo brilhando. boas energias. embaixo do buda fica o estojo que guarda as coisas todas da religiao budista do tibet feito pela minha mae. tinha um tecido em casa que lembrava os belos tecidos orientais. as sedas bordadas. mae fez. expliquei como era e ficou lin-do. embaixo fica a echarpe branca que temos que ter e que um dia um rinpoche me cobriu com ela.
coloquei uma imagem do buda que me ajudava a meditar. ja nao medito mais como antes. tento. tem um raminho de oliveira e dos lados coloquei uma foto do yann arthus-bertrand de um buda em pé tirada dos ceus na tailandia e outra de uma estupa no nepal. tem a prece da dedicaçao à esquerda e um japamala à direita (um dos primeiros objetos que adquiri no templo chagdud gonpa ped gyal ling no rio de janeiro). sao as três joias do budismo ~ o buda, o dharma e a sangha.
***
buda representa o desperto, o dharma representa a lei ou a doutrina e a sangha representa a comunidade dos seguidores
sonho ~ um sino para me lembrar de viver o momento presente
✨📿🕉

August 21, 2022

figos

 


figos
do jardim. conseguimos colher e bons para comer. aqui tem cinco arvores. uma esta doente (nao sabemos o que fazer), outra é pequena, so tem um caule, outra ainda nao tem muitos frutos, mas tem duas que estao cheias deles. os bichos comem antes da gente. tem que ficar de olho. hoje conseguimos belos figos que foram a sobremesa do almoço. uma explosao de sabores. bios. e com mel por cima. miam miam.🤩🆒

O que é preciso

 


O que é preciso
Pra fazer uma mesa
é preciso madeira,
pra fazer a madeira
é preciso uma arvore,
pra fazer a arvore
é preciso a semente,
pra fazer a semente
é preciso o fruto,
pra fazer o fruto
é preciso uma flor:
pra fazer uma mesa
é preciso uma flor
Gianni Rodari
postado pelo @desculpeapoeira
repostado pelo @gowriters
precisei postar!!

August 20, 2022

harissa

 



harissa 🌶

descobri no livro do ottolenghi -- simple. origem: tunisia. este é preparado com tomates secos e alho assado e nao é muito picante.

August 19, 2022

- B O N J O U R -

 


- B O N J O U R -
basta uma pequena brisa soprar
fazer um friozinho de nada
bater 20°
que levanto
desembestada
e vou preparar
um chocolate quente 🍫

August 17, 2022

legado

 


uma geraçao esta passando pela terra e deixando um legado bonito. eu, philippe e os pais da matilde. faltou o alexandre.
📸✨ foto tirada pela matilde

August 16, 2022

primeira foto com espelho

 


primeira foto com espelho, estava com o philippe caminhando pelas ruas de aix... ahh, mais, bah, voilà!! 🕶👒

August 15, 2022

ontem choveu

 


ontem choveu
2 vezes!!
uma beleza
o cheiro da chuva com as plantas e a terra
é inebriante
ja nao chovia ha quase 50 dias
deu vontade de tomar banho de chuva
me molhei um pouco pra poder registrar
foto com as gotinhas que ficaram suspensas no ar
o clima ficou mais umido
ufa
depois deu sol
tudo em um so dia
bom de viver
🌧⛈🌩🌦☁️🌥⛅️🌤☀️

August 13, 2022

waffles ou gaufres

 



waffles. lembro quando era mais nova comia com doce de cupuaçu. nunca vou esquecer. depois descobri a pronuncia certa quando trabalhei nos restaurantes. bem british! e sua origem é grega com toques holandeses e belgas ao implementa-los. quando pedi em um café aqui na frança, me olharam sem entender, depois de muitas explicaçoes e mimicas descobri que era o gaufre.
philippe comprou um waffle maker ou gaufrier e fizemos planos de prepara-los. hoje foi o dia. fui a minha fonte segura -- eu como sim, tinha receitinha das boas. o philippe que fez. ficaram crocantes. e levinhas.
🧇 foto do salgado mordido (nao resistimos!) com saladinha e queijo
🧇 foto do doce com sorvete

Sampé

 


🌊 o Sampé desenhou o mar do Brasil
💦 merci!!
💧 detalhe da capa da revista Piaui