June 05, 2024

a oliveira fez história

 

a oliveira fez história

🌱 as oliveiras selvagens (zambujeiros) existiram em eras paleolíticas e neolíticas. há cerca de 4 mil anos já se tem provas do comércio do azeite e das azeitonas. há indícios no Egito do cultivo e produção das árvores e seus frutos e óleos. a origem vem da Ásia Menor e sua proliferação se deu na Grécia, Itália, França, Mesopotâmia, Península Ibérica, Norte da África e ilhas do Mediterrâneo, Creta em destaque.
Creta tinha uma olivicultura promissora. depois, fenícios passaram a controlar suas produções.
na Grécia havia lei para proteger as oliveiras que eram consideradas sagradas. foram os gregos que as levaram para a Itália no século VIII a.C.
os romanos cultivavam oliveiras e comercializavam azeitonas e seus azeites e foram sobretudo responsáveis por expandir para suas colônias do norte da África, península Ibérica e sul da França. (benditos sejam!)
no período das invasões bárbaras ocorreu um declínio nas plantações de oliveiras; os monastérios resgataram a prática.
os árabes tiveram importância no desenvolvimento de culturas com suas técnicas de cultivo e por conta do domínio na europa exerceram grande influência nas regiões.
no séc XIV a olivicultura se concentrou na região Mediterrânea com clima mais propício.
oliveiras foram plantadas na Itália, com destaque a Toscana, criando imensos olivais. os espanhois levaram mudas para as Índias Orientais e depois para as Américas. nos Estados Unidos os jesuítas desenvolveram plantações nas colônias e no México o cultivo se deu no século XVII.
até os dias de hoje estudos, adaptações, novas técnicas de poda e mecanização da colheita valorizaram a oliveira e seus frutos e transformaram o azeite em ouro verde.

🌿 inspiração txt de João Calderón sobre azeite na revista Adega

🌳 foto da Provence, sul da França

No comments:

Post a Comment