todo mundo postando. não tem como não postar. milagres acontecem. brasil!! 🌊🏄
✨ jerome brouillet, francês
todo mundo postando. não tem como não postar. milagres acontecem. brasil!! 🌊🏄
✨ jerome brouillet, francês
dia, opss, noite de verão
jantarzinho com a família
omelete feito pelo alex, filho do philippe
salada verde com vinagrete e pão do marché
e vinho branco da cidade depois de uma semana de abstinência
sobremesa: torta de morango com creminho de pistache
ah! foto da matilde
🌞
grão de bico.
🟡 comprei pensando em fazer homus. vi na elle. no final era assinado pela miss maggie's kitchen. conheci suas receitas há pouco tempo.
🟡 receita da salada
ingredientes
1 lata de grão de bico (530 g escorridos) (usei metade)
1 colher (chá) de cominho em pó (usei em grãos)
10-12 mini pimentões (usei uma caixa pequena, não contei)
cerca de vinte tomates cereja (uma caixa pequena)
1/4 pepino (usei em conserva e 1 cebola pequenina que havia no vidro)
1/2 cebola roxa (usei echalote)
100 g de feta (queijo de cabra)
3 raminhos de hortelã (usei mais)
3 raminhos de manjericão (usei mais)
2 talos de cebolinha (só a echalota)
as raspas e o suco de 1 limão siciliano
azeite
sal e pimenta preta
preparaçao
pré-aqueça o forno a 220°C.
escorra e enxágue o grão de bico. coloque metade em uma assadeira. coloque um fio de azeite por cima, polvilhe o cominho e misture tudo. coloque neste prato os mini pimentões um pouco afastados, regue com um fio de azeite e tempere com sal.
asse por 15-20 minutos, mexendo tudo com uma colher na metade do cozimento. os pimentões devem dourar. retire o prato. deixe esfriar por 5 minutos e coloque todo o grão de bico em uma saladeira grande.
lave e corte os tomates cereja ao meio e adicione. corte o pepino em pedaços pequenos, descasque a cebola e corte em rodelas. adicione tudo à saladeira e misture. esfarele o queijo feta e adicione. pique finamente os talos de hortelã, manjericão e cebolinha e adicione à salada. misture. coloque as raspas de limão e os pimentões separados (misturei tudo).
misture 4 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa com um pouquinho mais de suco de limão em uma tigela pequena. adicione sal e pimenta e ajuste o tempero, se necessário. misture tudo e sirva.
🟡 dica se sobrar: misture tudo adicionando um pouco de azeite para um homus revisitado.
prévia do nosso almocinho de sábado. philippe não trabalhou. ufa! beleza. saidinha marcada. sem grandes pretensões por conta do calor e do clima seco, fomos pra salon. villa ao lado da gente. pit stop no marius fabre pra sentir os aromas daqui da provence. caminhada. o objetivo era encomendar nossos óculos. é a idade chega e a vista cansa. bordão clássico ou trágico. depois fomos dar uma volta. encontramos um francês que falava português f-l-u-e-n-t-e. casado com uma brasileira de são paulo, de santo andré, do abc paulista. de lá, já com o apetite se manifestando indecorosamente, fomos almoçar. chadiyo. é o nosso restaurante do coração. pedimos um prato com peixe. umas bolinhas fritas com recheio de peixe (acras de poisson) que no rio, na beira da praia, teria tudo a ver. E com um molhinho apimentado que o philippe disse ser inspirado na martinica. saladinha, arroz e as bolinhas em uma cama de repolho roxo. tudo perfeito. philippe feliz da vida! ele até recomendou o prato pra mesa ao lado. vinho branco chardonnay mais que perfeito. e um café gourmet de sobremesa. de novo aquela minha máxima do simples bem feito. no fim, ao sairmos, fui até a cozinha agradecer a chef. viramos habitués. bom revisitar lugares e sabores e pessoas e mundos! 🌍
foto da lua. não é o sol. depois das 9 da noite. ela estava gigante dourada no meio das entreliças. impossível não registrar. tentei na noite anterior. ontem deu certo. e olha que a lua cheia é só amanhã. é, no verão tem dessas coisas… 🌓✨
bolo de chocolate
em vez de colocar o chocolate em pó, derretido ou em pepitas ou de repente cacau em pó, decidi ralar um tablete inteiro de chocolate amargo e acrescentar à massa. fiz a 1a vez e não registrei. na 2a disse que iria divulgar pelo planeta!! me lembrei do bolo chamado formigueiro, com granulado de chocolate, da velha infância. a vida passa e as reminiscências continuam como uma memória afetiva e dão saudades...
🍫 como de hábito o bolo é o de qualquer coisa da paola carosella. fácil de fazer. fácil de achar online. preparo sempre. virou o bolo da casa.
uvas 2.
uvas brancas. tirei foto em meados de abril. haviam somente uns pequenos raminhos. hoje a vinha está assim. cresceu por todos os lados. e ela tem uma linda maneira de eternizar sua existência. vai se enroscando por onde passa. vi umas uvas plantadas em uma casa tipicamente francesa do sul. resolvemos plantar. 2019. não imaginava que se desenvolveria desse jeito. em agosto vai ter festa! após a colheita distribuiremos pela vizinhança. acho que a vida deveria ser desse jeito. não entendo porque complicamos tanto. voilà. 🤍🍇
🍇 uvas roxas.
philippe pediu pra colhê-las hoje. ele foi trabalhar. tem cachos que maduraram rápido demais. normalmente a gente colhe no início de agosto. elas estão lindas que só. e como não tem espantalho (já tivemos. o pierre. todo paramentado com as roupas velhas do monsieur). - os passarinhos estão fazendo uma festa. quando cheguei aqui não havia plantação de uvas. comentei com o philippe. vi tantos e tantos vinhedos por onde passávamos que brotou a ideia de plantá-las. não tinha a menor noção de que elas cresciam em tão pouco tempo. terra delas! plantamos brancas, pretas, roxas e umas italianas que pegaram bem este ano. aliás, este ano a natureza está generosíssima. tudo pegou! de flores a frutos. não sabemos pra onde fixar o olhar de tamanho encantamento. aguardando ansiosamente os outros tipos de uvas. miam miam.
semaninha fora da curva. por do sol de ontem. hoje choveu. acho que é a última chuva antes de uma estiagem pauleira. vivemos tempos secos (ou torrenciais, sei lá). tudo começou com a esquerda vencendo na frança. olhos marejados. a frança saiu da copa da europa. philippe ficou triste. obras em casa. philippe é fissurado. e eu dou vazão a minha paixão por arquitetura. às vezes dá certo, às vezes não dá. mercado com tudo mais caro. cozinha. rotina de casa que não para. simone de beauvoir estava certa, a poeira não acaba nunca. corridinha & yogazinho pra diminuir a ansiedade. eu, modo de usar. tentando seguir o que a martha medeiros escreveu. weekend: "se nada disso funcionar… experimento te amar!" 🌄
FRENTE POPULAR 2024
ninguém larga a mão de ninguém
lutar contra todas as formas de racismo, anti-semitismo e islamofobia
ampliar os direitos das mulheres e das pessoas
🤝 que a França não se endireite em extremos
fiz uma releitura das bruschettas com o pão rústico do marché, azeite, alho confit, queijo de cabra, pesto de salsinha, tomatinhos cerejas, sal e pimenta preta. forno a 200° c por mais ou menos 12 minutos. vi a receita em um videozinho no instagram. página italiana, não guardei o nome. com burrata, pesto de manjericão e tomates grandes e coloridos. estava sentindo falta de preparar alguma coisa na cozinha. é, a gente sente falta, a mão fica com vontade de se mexer. acontece com quem tem um caso de amor com cozinhar.
love to cook with 🥖🫒🧄🧀🌿🍅🧂🌶️
aumenta que é rock'n roll 🤘
filmaço. não sei se porque remete aos tempos de antes. 1982. tinha 17 anos. ou apenas porque é filmaço mexxxmo. tinha ouvido falar. vi online. vibrei em cada cena. é a vida da gente. vai de fita cassete ao fim da rádio maldita, como era conhecida. único problema: bate uma saudade daquelas! não era roqueira na adolescência embora amasse rock progressivo. vi rick wakeman no maracanãzinho. gostava de saber que o rock brasileiro teve uma representatividade vinda de brasília. nasci lá. mas cresci no rio. ouvia mais a rádio cidade. tinha uma vinheta que não consigo encontrar na internet que misturava o nome da rádio no meio da musica do tom jobin cantada pelo joao gilberto (wave) - "cidaaade". e lembro como se fosse hoje a 1a vez que ouvi a blitz, você não soube me amar. eu soube, baby.
mas voltando ao filme... o luiz antônio, gigante que criou a rádio fluminense fm, teve uma importância pra cultura da época. quebrou paradigmas. abalou estruturas. fez tremer o mainstream. tudo o que vale a pena ver e ouvir na vida.
somos os filhos da revolução*!
* legião urbana, renato russo
** foto de todos do filme da mariana vianna