August 09, 2025

Crémaillère*

 


Crémaillère*

Fomos a convite da Kristy. Amiga do Philippe do trabalho e amiga minha também. Os franceses têm essa educada maneira de ser/estar no mundo. Quando eles se mudam para uma nova casa convidam as pessoas queridas para celebrar o novo começo, a conquista, a casa nova.

Ela e o marido compraram uma casinha de pedra em uma vila com nome de Fouzilhon**.

Pegamos a route. Não tinha ideia que era longe. 3 horas de carro. A viagem é sempre linda. Estrada, vinhedos, castelos, casas construídas em outros séculos.

Chegamos. O Philippe encontrou a casa rapido. Entramos. Cumprimentamos todos. E tem sempre aquela horinha da saia justa como estrangeira. Segundos. Comecei/çamos a conversar com um casal sobre Marselha, eles moram lá. Disse que adoro a cidade. Que me sinto no Rio. Que tem mar, tem prainhas das boas. Eles adoraram. Falamos de viagens pelo mundo. Do Rio, claro. De gastronomia, óbvio. Trocamos telefone. Nos veremos outro dia.

Esqueci de falar do vinhozinho branco gelado (com gelo junto) honesto. Do almoço à campanha. Da sobremesa: sorvete corneto que me remeteu a quando era pequena.

Abracei a Kristy ao me despedir e me emocionei porque o abraço foi forte, não queríamos desabraçar. Au revoir à família e aos amigos. Carro-estrada-casa.

Felicidade é uma cidade pequenina
É uma casinha, é uma colina
Qualquer lugar que se ilumina
Quando a gente quer amar***

* expression: Pendre la crémaillère, donner un repas pour célébrer son installation dans un nouveau logement.

Festa de inauguração, oferecendo uma refeição para comemorar a mudança para uma nova casa.
Larousse

** é uma comuna francesa na região administrativa de Occitânia , no departamento de Hérault. Estende-se por uma área de 5,39 km². Em 2010 a comuna tinha 251 habitantes.

*** Pão e Poesia da Simone

🌍 era pra ter postado antes. tudo tem sua hora certa pra acontecer. aí está!

No comments:

Post a Comment