December 31, 2022

2023!! ✨

 


criar, pensar, imaginar, escrever, reescrever, desenhar, sonhar, repensar, fazer o que a gente ama é tipo um sacerdócio. o silêncio lá fora, a vida pulsando aqui dentro... mais um ano e tô eu aqui, de novo, incendiado pelas ideias, os detalhes, textos, músicas, sons, ambiências, colagens, performances, designs, possibilidades... possibilidades!
2023!! ✨
o Rodrigo Penna escreveu sobre o bailinho e customizei pra continuar na dança

December 30, 2022

E se seu futebol tiver sido ainda maior do que pensávamos?

 


E se seu futebol tiver sido ainda maior do que pensávamos?

No tempo de Pelé, as bolas e chuteiras eram de couro de verdade, e cada chute tentava fazer jus à força do triste animal de que descendiam. Eram grosseiras, pesadas e, com a grama molhada, ganhavam o dobro do peso inicial. As camisas eram de uma malha que acumulava suor e também pesava, como se cada jogador carregasse um companheiro nas costas. Imagine a diferença que isto fazia nas cabeçadas, na quantidade de esforço para a impulsão.

Antes de 1970, e Pelé começou em 1956, não existiam os cartões amarelo e vermelho. Como os juízes não tinham como contar o quanto cada um batia, os adversários nem precisavam se revezar para acertá-lo. Pelé apanhou tanto que teve de aprender a bater. Como seria se, desde o começo, houvesse essa emenda à regra, que tanto beneficiou os artilheiros e dribladores? Ou os adversários o enfrentavam na bola ou seriam expulsos, pelo número de faltas sobre ele.

No tempo de Pelé, não havia a internet como hoje. Todos entravam em campo contra adversários que nunca tinham visto jogar. Nenhum atacante sabia nada sobre o homem que iria marcá-lo —se era técnico, desleal, rápido ou lento. Teria que descobrir durante a partida. Hoje, os 22 do time X já sabem tudo sobre os 22 do time Y e vice-versa, mesmo que sejam o Asa de Arapiraca e o Real Madrid. Mas, em cinco minutos, Pelé já vira tudo que precisava saber.

Finalmente, pelo Santos ou pela seleção, Pelé jogou com ou contra Garrincha, Zizinho, Puskàs, Di Stéfano, Didi, Bobby Charlton, Kopa, Fontaine, Eusébio, Tostão, Gerson, Jairzinho, Cruyff, Neeskens, Gerd Müller. Era maior do que todos eles. E os goleiros e beques que tinha de vencer eram Gilmar, Yashin, Banks, Mazurkiewicz, Carlos Alberto, Mauro, Nilton Santos, Breitner, Beckenbauer, Bobby Moore. Venceu-os a todos.

Só falei com Pelé uma vez. Mas ele falou comigo a cada toque na bola que o vi fazer.

ruy castro

li outro dia, me emocionei, coraçao apertou. nao lembro de ter visto o pelé jogando, era muito pequena. lembro do papel picado caindo da janela quando o brasil ganhou a copa em 70. nunca esqueci. vi o filme do pelé com o philippe. tinha a tal da ginga. sabemos mexer o corpo.

foto do centro do rio de janeiro em 1970. nao tenho o crédito, adoraria citar.

December 29, 2022

ideias para criar um blog

 

ideias para criar um blog

a beau.art criou-se com as iniciais do nome bete autran. como quero falar de arte e de tudo que me encanta pensei na expressão "beaux-arts".
me remete a um lugar que amei visitar -- o Gallifet em Aix-en-Provence, sul da França. um centro de arte contemporânea, um restaurante no verão e uma boutique. e lá existe uma escultura apaixonante no meio do jardim sem proteção, completamente livre, inimaginável. é swimming in bliss (traduzindo, nadar na felicidade) do artista senegales Diadji Diop. as pessoas se reúnem em volta dele. e a escultura tem uma conotação libertária incrível. a gente sente isto. é um corpo vermelho, nadando, a mostra parcialmente (vide foto no blog!).
o coração vermelho cortado na lateral esquerda, fora do eixo, e a beau.art estão desalinhados. o brand é em courrier. a fonte usada pelos que gostam de escrever.
beau.art é isto. um pouco de mim e muito de tudo. escrito por uma menina que sempre foi do Rio e que agora está na França.
como a beau.art se posiciona no mundo?
então, que seja doce*.
* Caio Fernando Abreu escreveu um dia

December 26, 2022

natal 2022 🚲

 


natal 2022 🚲
começou com ostras. nunca tinha comprado ostras na vida. comi a primeira vez com o pai num restaurante que ficava no final de ipanema, na paul redfern, acho que se chamava mediterrâneo. ele me fez provar. gosto de mar na boca. philippe quis que fosse a entradinha do jantar. complicado de abrir. não tínhamos a faquinha indicada para tal. depois das ostras nada melhor que camarão fresco com maionese feita em casa. os meninos fizeram! e aí veio a parte que os franceses amam fazer-servir-degustar. foie gras. foi uma das coisas que comi aqui que nunca esquecerei. é iguaria pura. tenho pena dos patos. prato principal: magret. e dá-lhe pato! acompanhado com legumes e maçã caramelizada. um luxo! alexandre fez na churrasqueira. um desafio! philippe ajudou prontamente. de sobremesa bouche de grand marnier com notas de tangerina, é uma tradição na frança, e uma torta de chocolate receita francesa que aprendi a fazer. as bebidas foram seguindo a ordem dos pratos. começamos com uma bela champagne para celebrar o encontro. depois teve o vinho que combinava com as ostras, branco. outro branco para o foie e seus pãezinhos e confits juntos e por fim um rouge que o monsieur do mercado indicou. fechei os serviços trêbada. nao sei como distribuímos os presentes. os meninos me deram uma bicicleta. desafio para o próximo ano. nao sei andar de vélo. quase consegui na pracinha do leblon na velha infância. confesso que tenho medo. lembranças de pequena. sentindo saudades da mãe. do pai. da família. dos amigos. do mar. primeiro dia do meu 9° ano na frança. não sei se estou pronta para 2023. tenho que estar.

December 24, 2022

as coisas mais belas do mundo

 


as coisas mais belas do mundo

nesse tempo, o meu avô perguntou-me quais seriam as coisas mais belas do mundo. eu não soube o que dizer. pensei que poderiam ser o fim do sol, o mar, a rebentação no inverno, a muita chuva, o comportamento dos cristais, a cara das mulheres (e dos homens), o circo, os cães e os lobos, as casas com chaminés. ele sorriu e quis saber se não haviam de ser a amizade, o amor, a honestidade e a generosidade, o ser-se fiel, educado, o ter-se respeito por cada pessoa. ponderou se o mais belo do mundo não seria fazer-se o que se sabe e pode para que a vida de todos seja melhor.

escritos do valter hugo mãe e artes da elisa pena

feliz natal e um belo 2023!! ✨

December 21, 2022

viver o momento

 


O estilo de vida francês põe uma forte ênfase em viver o momento e fazê-lo com elegância. Por centenas de anos, filosofias, culinária, roupas, literatura, arte e cultura francesas foram adotadas por pessoas de todo o mundo, trazendo a cultura francesa para elas. Sendo a maior nação do continente e tendo uma das economias mais fortes, a França continua a desempenhar um papel significativo na europa. Com a influência de suas ideias do Iluminismo na sociedade ocidental contemporânea, não surpreende que a França seja uma das nações mais visitadas do mundo. (traduçao livríssima!)
~ foto do inicio da minha vida no sul da França sem filtro

December 19, 2022

o melhor jogo que vi na vida

 


o melhor jogo que vi na vida ⚽️
frança x argentina. a frança não começou bem. todo mundo pensou que tínhamos perdido. o jogo. a copa. a felicidade de gritar goooooollllll!!!!!! de repente saiu gol da frança. pênalti. mbappé bateu. já estava quase pra acabar a partida. coração na mão nem sabendo como segurar direito. outro gol. não acreditei no que vi. a festa no barzinho. impagável. cantamos. pulamos feito loucos. gritamos frrrança. philippe, kevin, lena, a namorada do kevin, e eu. já me sentindo francesa. imagina? não tem como imaginar. inenarrável. 2 x 2 em um piscar de olhos. aí saiu o gol da argentina. ahhhhhh. perdíamos a esperança mais uma vez...... e aconteceu o que ninguém poderia imaginar. gol de pênalti. mbappé. de novo. no finalzinho da prorrogação. enlouquecemos. todos. o mundo...... vitória da argentina nos pênaltis. não vi. já estava do lado de fora do bar. a argentina ganhou. o futebol da américa do sul ganhou também. feliz por eles. pai ama a argentina. sempre digo que é a europa das américas (mesmo com a crise que rola por lá). a frança foi demais. que jogo! o melhor jogo que vi na vida. e com um beijo do philippe. meu francês. 🇫🇷🇦🇷

December 16, 2022

croque monsieur

 


croque monsieur 🎩

ouvia muito falar. tive a grande chance de degustar no garcia & rodrigues. trabalhava perto. passava pelo restaurante-café-bistrô-padaria-mercado-loja de decoração todo o dia. me achava. me sentia na frança. podia ver a cozinha através dos vidros. tudo era chic lá. senti uma tristeza daquelas quando soube que tinha fechado. nunca mais vi nada igual a ele no rio.
bom, o croque. comprava pra fazer bem pra minha alminha frenchy. era tão bom mais tão bom que ficou na minha memória afetivíssima. e olha que a frança nem passava pelos meus devaneios mais criativos. a vida era dura. trabalho. estudo. casa. umas saidinhas porque ninguém é de ferro. mais trabalho. e por aí vai.
aprendi a fazer com o philippe depois que mudei pra cá. não é a receita clássica. mas é monsieur com honrarias. gosto com pão de campanha. fica mais rústico. philippe ficou meio saudosista e contou dos tempos que o avô fazia. preparava no forno à lenha. estas histórias de vô e vós a gente não esquece nunca.
vai a receitinha do philippe
coloque fatias do pão na forma do forno
passe um pouquinho de manteiga por cima
coloque queijo emmental ralado
uma pitada de sal e pimenta preta moída na hora
uma fatia de presunto que cubra todo o pão sem ficar pra fora
mais queijo
mais tempero
cubra com a outra fatia de pão
mais um pouquinho de manteiga
mais queijo
tempere novamente
não resisti, coloquei um filete de azeite por cima
forno a 180 °c por +/- 10/15 min
desligue o forno e deixe o croque repousando antes de servir
acompanhado de uma boa salada verde
croque croque croque!!!

December 15, 2022

bateu uma saudade

 


saiu outro dia no carderno ela do jornal o globo. praia de ipanema-leblon. chuveirada. e de fundo o morro dois irmaos. foto da isabel becker. bateu uma saudade. 💧💦

December 14, 2022

France


 

CORAGEM PARA AMAR BEM GRANDE

 


CORAGEM
PARA AMAR
BEM GRANDE
"É pra falar de amor. De esperança, de coragem, do amor que rege os caminhos.
De amar bem grande, de acreditar no amor da sua rede de segurança, dos amigos próximos ou distantes, dos amores da sua vida, do amor por um Brasil (a França e o mundo) melhor e mais bonito. É sobre coragem, é pra seguir em frente antes de tudo e apesar de tudo. É pra seguir acreditando que o ano que vem será melhor que hoje e que hoje é melhor que ontem."
Rita Wainer ~ arte e texto
📸 @__gabilino

December 13, 2022

bolinhas de neve

 


❄️ bola de neve de nozes (usei amendoas)
❄️ ingredientes
2 xícaras (240 g) de farinha de trigo
3 xícaras (300g) de amendoas bem picada
6 colheres (sopa) (75g) de açúcar granulado
2 colheres de chá de extrato de baunilha
226g de manteiga sem sal em cubos e amolecida à temperatura ambiente
¼ colher de chá de sal (usei flor de sal)
2 xícaras (227g) ou menos de açúcar de confeiteiro
❄️ instruções
pré-aqueça o forno a 150 °c e forre uma assadeira com papel manteiga.
em uma tigela grande, misture a farinha, as amendoas, o açúcar e o sal.
adicione a manteiga amolecida e o extrato de baunilha à mistura de farinha e misture com as mãos para formar uma farinha grossa.
com as mãos, forme pequenas bolas de massa (cerca de uma colher de sopa) e coloque-as na assadeira.
asse as bolas de massa por 35 minutos e deixe esfriar completamente sobre uma grade.
depois de frios, passe as bolinhas no açúcar de confeiteiro. polvilhe com mais açúcar em pó antes de servir, se desejar.
❄️ notinhas
pode substituir as nozes por outras frutas secas
os biscoitos podem ser armazenados em um recipiente hermético por até 1 semana
fiz 25 bolinhas com metade da receita
❄️ a pagina é pra se deliciar e comemorar!!

December 10, 2022

France

 💙❤



safra 2022

 


🫒 azeite de oliva
🫒 azeitonas temperadas com alecrim, tomilho e louro do jardim e pimenta preta e branca conservadas no azeite
🫒 safra 2022
🫒 que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós
poeta manoel de barros

December 08, 2022

mas de bories

 


vista do mas* de bories**. lembra onde vivo. bem parecido. 4 km exatos, 20 minutinhos de carro. google maps é de uma precisão! salon de provence é vizinha de pelissanne. duas vilas que fazem parte da minha história. aqui tem bem menos oliveiras plantadas. mas a luz é esta mesmo. sem filtro. sol 300 dias ao ano ou mais. ventinho mistral forte por vezes, muitas vezes. é bom pra natureza mas machuca. ele ensina a gente e ser forte. clima seco, esturricado. o umidificador é meu chapa. quando chove é dia de festa. terra calcarea. boa pros azeites, pros vinhos, pra cultivar terroirs.

* mas no sul, fazenda, casa de campo.
** borie construção tradicional em pedras secas com abóbada em pilha de carga. larousse

~ foto do site mas de bories
🌄☀️✨

December 07, 2022

L❤️vE 🥧

 


quiche de legumes com queijo de cabra e umas folhinhas de manjericao pra decorar. inspiraçao: atelie culinario. nao sei porque mas ando tao saudosista nesses tempos de agora.
L❤️vE 🥧

December 06, 2022

jogo bonito

 


jogo bonito
bandeiras na parede de casa. philippe é fissurado em futebol! tem ainda as do olympique de marseille. a gente quer uma do flamengo ou do barcelona. é um espaço grande do mezanino que a gente queria colocar um monte de coisa. relogios estilizados. pintura daqui do jardim com as oliveiras. arte brasileira. arte francesa. livros de arte. fotografias. posters. velas... ficamos com as bandeiras. todo mundo gosta! é agregador. -- e tiram foto.
jogo do brasil. o locutor falou com sotaque "jogo bonito". amei!! é um barato ouvir os gringos tentando falar o português do brasil. trocam o "tudo bom" pelo "tudo bem", acentuam diferente todas as palavras. mas é lindo. é lindo ver que as pessoas gostam do meu pais. do brasil. torcem pela gente. sabem que temos borogodo, je ne sais quoi. somos misturas.
-- que o jogo continue bonito!! 🇫🇷🇧🇷🇺🇸

December 05, 2022

café illy clássico

 


café illy clássico 🟥☕️
saudades do caroline café
do café expresso com pessoas junto
da nina que me fez conhecer o café (e amá-lo)
café mexido com pauzinho de canela
café com sorvete de baunilha dentro no mil frutas
café com chocolate, claro!
com creme chantilly
...................
souvenirs