cozinhar é um ato político 



vi esta placa ontem no novo programa da paola carosella. estava em francês e tinha o layout das plaquinhas de ruas da frança. tentei salvar a imagem em vão. aí lembrei do quadrinho negro propositalmente colocado na cozinha. escrevi com toda a propriedade de quem ama cozinhar.
quem me falou da paola foi a mãe. encantada! uma cozinheira com alma. aprendi a fazer omelete com toques franceses com ela. descobri seu site. li seu livro. vi alguns vídeos. amaria conhecer seus restôzinhos em sampa. ela é argentina com naturalidade brasileira. imagino que ela acredita como eu que as culturas podem e devem se misturar. somos misturas!
sobre política não tenho grandes afinidades. sempre fui de esquerda. gauche em francês. mas tem horas que viro apolítica completa. acho que é por conta da política do meu país -- brasil. estou há anos na expectativa de um país melhor, mais justo, menos díspare, com mais oportunidades para todos. e, mesmo com todo o desenvolvimento em mais de meio século, ainda somos vistos como "o país do futuro". e o presente está aí.
cozinho para me sentir viva. comecei a preparar iguarias quando parei de trabalhar. precisava me re-sentir, me sentir de outra forma. a cozinha me salvou! da descoberta dos temperos às pequenas astúcias que vamos descobrindo em cada receita. é uma delícia! me considero uma amadora metida a besta. na frente das pessoas trrremo. o sal é um desafio pra mim. o ponto quentinho para servir à mesa, outro. mas vou me treinando. fazendo política. e misturando culturas. a francesa e a brasileira. à plus! até!
No comments:
Post a Comment