December 31, 2024

2025

 


2025

manter a fé com todas as minhas forças
ser agradecida por existir
ter sempre na cabeça até onde seguro as pontas
(muito) boas vivências 
ter gente do lado, do meu lado
gentileza gera mais gentileza
corrida e yoga por total prazer
dormir mais do que bem
voltar a meditar, nem que sejam os benditos 5 minutinhos
aprender sempre uma coisa nova
ler e escrever até o fim dos meus dias!
continuar apaixonada por gastronomia e tudo a que tem a ver com
registrar o que me emociona
andar pelo mundo prestando atenção 

❤️ arte encontrada em um cartão de uma lojinha em lourmarin, uma graça de vila do sul da frança. é do john derian, nyc. fiz uma copia não muito perfeita pra ter no rio.

December 29, 2024

cantinho rústico


🪟 cantinho rústico

escrevi sobre ele. é o canto favorito da casa. foi idealizado pela mãe. rede, ela disse, coloca uma rede. depois chegaram as plantas. o futon pra meditar. e quando fui embora de casa a mãe ganhou uma mesinha de ferro com base de vidro que divide ambientes. o philippe pintou pra mim de ouro velho.
os quadros com flores secas da mãe são antiquérrimos e os toques de verde escuro e o lustre de raphia foram do philippe por conta da tropicalidade.
hoje aproveitei um par de jogos americanos velhinhos e fiz um fundo preto pra dar um contraste. a ideia foi de um restaurante que trabalhei. comprei na spicy. e mesmo depois de tantos anos de uso eles não estragaram. deu uma personalizada.
últimos retoques: uma echarpe de lã, tigrada, virou manta e fica na rede para esquentar corações. e as caixas de legumes que ganho nas feiras serviram de base pra dar mais luz pras plantas que precisam.

December 28, 2024

sábado à noite

 


🍾 sábado à noite
corridinha pela manhã
feira: água de coco
almoço com a mãe. sorvete cairu de sobremesa. carimbó. nunca tinha provado. é uma mistura de doce de cupuaçu com castanha do pará. inesquecível.
fui ver a selma, minha amiga que conheci com 12 anos. mó revival
baby riche demi-sec com canudinho (aprendi no caroline cafe)
não falei com philippe, mandei mensagem
tô com sintomas (sérios) de saudade

December 27, 2024

tudo natural

 

café mineiro com açúcar e bolo de cenoura. tudo orgânico. o bolo leva ganache de chocolate com creme de leite de avelã e cacau meio amargo. primavera dos pães!!

☕🍯🥕🌰🍫

December 25, 2024

natal simples-e-bonito

 


então, foi um natal simples-e-bonito do jeito que tinha sonhado. desde 2018 que não passava as festas em casa, no rio, no meu país, com a mãe e por uma linda coincidência o pai estava por perto, pude vê-lo depois de tantos anos. comemoração brasileirinha. decoração: toalha e jogos americanos e guardanapos com um tecido de laise marfim com flores, velhinho, naive que a mãe tinha nos seus estoques. luzezinhas e velas, uma com cheirinho de jasmin, fios dourados envolvendo tudo, florzinhas brancas do campo. cardapinho: moqueca baiana e capichaba misturadas de camarão no tacho, arroz com o caldo dele e farofinha com farinha de uarini lá das terras da mãe, do pará, norte do brasil, doce de cupuaçu com um pedacinho de panetone de chocolate. miam miam! como os franceses exclamam. mix de frutas secas e como não poderia faltar o bendito chocolate, teve bolinhas vermelhinhas na mesa. um belo brioche me remeteu a frança. e um toque italiano de um vinhozinho que conheci nos tempos do carol (caroline cafe!), frascati, branco e geladinho. playlist: sambas das antigas. boas referências de vida. philippe longe. SAUDADES. - tem horas que as tecnologias ajudam a gente a abrandar sentimentos.

December 24, 2024

natal e ano novo brasileirinhos

 


🫶 natal e ano novo brasileirinhos e cheio de misturas pelo mundo!! é o meu desejo de coração

💛 noël et nouvel an brésiliens et plein de mixité à travers le monde !! C'est mon désir du coeur

💫 brazilian christmas and new year full of mixtures around the world!! it's my heart's desire

December 23, 2024

yogaterro

 


🧘‍♀️ postura da árvore 

📸 pela fernanda, minha professora de yoga

✨ boas energias!!

December 22, 2024

mix de nuts

 

preparativos pro natal diy! mix de nuts. uma das coisas que mais gosto de fazer e comer. receitinha abaixo.

damasco graúdo cortadinho
ameixa sem caroço cortada
passas pretas sun maid (brancas também mas não usei desta vez)
tâmara de medjool (do marrocos) sem caroço e cortadinha
poderia usar figos secos, não usei

castanha de caju, deixei inteiras
nozes pecan sem casca
castanha do pará cortadas
amêndoas
macadâmia
avelã
pistache sem casca
amendoim

🌰 misturar tudo mantendo as mesmas proporções. pode hidratar um pouco as frutas secas e pode também colocar as sementes no forno a 180° por 5 min para dar mais crocância.

December 20, 2024

December 19, 2024

composição

 


composição com mesa de fio de rolo customizada pelo philippe. abajur bordado remetendo a peças antiguinhas. saco (que era uma bolsinha) com flores brancas secas e cascalhos. e um coração feito com a ajuda da mãe para o natal. 🤍✨

December 18, 2024

yoga no aterro

 


1a aula de yoga hoje. a foto nao é minha. é de um filminho da professora. cheguei cedo. o aterro parece uma academia de ginástica a céu aberto por mais cliché que seja. todo mundo querendo mais saúde. encontrei os alunos e montamos nosso espaço. fiquei emocionada. de frente o pão de açúcar, ao lado a baía, do outro o cristo, atrás as plantas cultivadas por burle marx. a aula foi linda. o corpo resistiu bravamente. amaria ser mais flexível, de corpo e de alma (de espírito também). teve aromaterapia e cartas do tarot. depois da aula tive a honra de mostrar para a mestra as séries que criei ao fazer do yoga minha religião. ouvi boas dicas. semana que vem é natal. depois 2025 chegará impunemente. meta para o ano: fazer yoga 1 vez por semana mirando o céu do rio de janeiro, as gaivotas, os aviões chegando e partindo e deixando a vida me levar. 🧘

December 17, 2024

QUE EU SEMPRE

 


QUE EU SEMPRE
RETORNE DE
TEMPOS RUINS
COM MUITO AMOR. 🍷❤ COM
AMOR POR MIM E
POR TODAS AS NOVAS
POSSIBILIDADES DA VIDA

arte @x230894x

December 15, 2024

vinaigrette

 



vinaigrette


🫒 3 colheres de sopa de azeite
🍇 1 colher de sopa de aceto
🧂 1 pitada de flor de sal
🌶️ 1 pitada de pimenta preta moída na hora
🟡 1/2 colher de sopa de mostarda dijon (usei a ancienne)
💧 um pouquinho de água filtrada, menos de 1/2 colher de sopa, somente para diluir o molho

🫙🥄 pode colocar tudo em um potinho, fechar e sacudir bem. ou pode bater levemente com uma colher até criar uma mistura homogênea

1° coisa que aprendi na frança!
💙🤍❤️

December 14, 2024

manque quelque chose

 


1 mês que cheguei! rio de janeiro. a cidade mais linda do mundo. uma cidade em pedaços. poucos dias de sol. muita chuva. mimos pro apzinho. evento do g20 que parou a cidade. pendências burocras que ninguém escapa de ter que resolver. arte pra tentar me salvar. planos pras festas de fim de ano com luzezinhas. saidinha boa com amiga do trabalho, do carol, milly. saudade de tomilho, o selvagem. cafezinho brasileirinho irresistível. curso de yoga; não fui ainda por conta da chuva e por que nao deu; irei; juro. iguarias do norte do brasil; terra dos meus pais. azeite brasileiro top of the line (critica: top mesmo, mas super caro). poesia como alento. manque quelque chose, traduzindo: faltando alguma coisa. acho que não é coisa é pessoa. e... continuo gourmande na alma e no corpo, claro. "pé em deus e fé na taba" já cantavam os tribalistas. fotinho do cristo lá no alto. rezando pra ele consertar t-u-d-o!  ❤️‍🩹

December 13, 2024

miam miam !! hummm !!

 



🇨🇵 saudades = brioche de padeiro que estudou na frança

🍞 lembranças = rabanada (pain perdu) feita pela mãe

🤩 miam miam !! hummm !!

December 12, 2024

nazaré

 


encantada com essa nossa senhorinha de nazaré artesanal, naive, imperfeita na sua maior perfeição. presente do dudu, meu primo de belém, o do pará, filho da tia fernanda, a irmã mais velha da família, pra mãe. fiz um altarzinho com ela. vó se chamava nazaré.

💜 que a nazinha nos proteja!!

December 10, 2024

eduardo & monica

 


eduardo & monica

vi o filme. ufa! queria vê-lo desde de 2020. encontrei por acaso e dei play na hora. lembro da música. quando ouvi a 1a vez. achei meio longa. mas me encantei com a letra e com o jeito de cantar do renato russo. quem não? anos 80. estava em brasília morando com o pai. sempre tive um p_ _ _ orgulho das bandas de rock vindas da capital. nasci lá. tá explicado. o filme é romantiquinho do começo ao fim. a química dos atores (todos!) é mágica. a cena do "total eclipse of the heart" alucina. com participação total do(s) amigo(s). e o final misturando amorearte deu mais do que certo. "quem um dia irá dizer"... nós, nós iremos contar que uma geração cheia de ternura tentou e conseguiu ser feliz do jeito que deu pra ser. 

⭐⭐⭐⭐⭐ foto com alice braga e gabriel leone (monica e eduardo)

December 08, 2024

que a gente tenha um mundo melhor. merecemos!

 


« E de repente já é dezembro outra vez!

Hora de pensar nos prós e contras, perdas e ganhos, tristezas e alegrias.
Recalcular rotas. Repensar caminhos. Duplicar a fé. Recarregar energias. Fazer escolhas. Encerrar ciclos. Caminhar. Deixar para trás o que não se cumpriu, sonhar outra vez, se permitir. Recomeçar. Final de ano é sempre assim. Ganhamos uma força extra para mudar o pensamento, os hábitos, a vida! Afinal, queremos entrar no novo ano com o pé direito, e para isso é preciso uma boa dose de realidade. Desenhar a nossa história e brincar com ela de jogo dos sete erros. Enxergá-los. Apagar, refazer, reescrever, redesenhar. Dessa vez com mais graça, mais cores. Com mais alegria, mais leveza... E por favor, sim! Com mais amor... É o futuro que nos espera, e nele já não cabem os nossos velhos erros de sempre, a não ser que tudo esteja bem como está.
E como já dizia Drummond... ‘Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo...’
Que a gente mereça, então.
E que nessa nova fase, a felicidade seja pra hoje. »

🌿 @guerreirosdeogumpr

⛪ reabertura da Notre-Dame de Paris por Sarah Meyssonnier

🌟 li o txt ao acaso. saudades. que a gente tenha um mundo melhor. merecemos!

December 07, 2024

o poema ensina a cair

 


@opoemaensinaacair


e dá-lhe poemas, poesias, prosas, versos, letras de músicas e palavras me ensinando a me levantar e continuar depois de belos tombos.

😵‍💫

December 06, 2024

Azeite Sabiá


não pude trazer azeite de oliva de casa. viajei de mala de mão. a mala extra é cara. não pode ter líquido. prometi pra mim mesma que me daria um bom azeite de presente. levei um tempo pra tomar coragem e comprar. escolhi o sabiá. azeite brasileirinho da mantiqueira paulista. e considerado uns dos melhores do mundo. degustei com pão integral e achei parecido com o que é cultivado em terras do mediterrâneo. 


retrospectiva: há 10 anos chegava na frança. 1 ano depois tivemos a 1a colheita de azeitonas e o azeite da região. em 2017 saiu o 1° azeite com as azeitonas de casa. e este ano a produção foi linda! completamente apaixonada por azeites.

💚🖤🫒

December 03, 2024

Tapioca com manteiga

 

Tapioca com manteiga

Com farinha de tapioca peneirada

Em uma frigideira antiaderente, espalhe a farinha (1 colher grande bem cheia) usando uma peneira com trama larga, acrescente uma pitada de sal e modele a tapioca como uma panqueca no fundo da frigideira
Ponha a quantidade suficiente para cobrir o fundo, sem ficar espessa. Normalmente não é preciso untar o recipiente, porém dependendo da frigideira talvez um pouco de manteiga seja necessário para que ela não grude
O segredo é deixar a frigideira ficar bem quente antes de colocar a massa
Use um pano úmido ou espátula para firmar bem se quiser
O ponto é bastante rápido, assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos e estará pronta. Basicamente a massa tem que secar na frigideira, não fritar.
Não deixe escurecer nem endurecer.
Recheie a gosto
Com manteiga, goiabada, doce de leite, coco ralado, carne de sol, carne seca ou peito de peru.
Dica : queijo de cabra em lascas e queijo ralado (pode deixar cair fora de propósito)

🤍 aprendi há muitos anos com a carol castro no programa estrelas. e dá certo!

December 02, 2024

1° de dezembro

 


1° de dezembro. centro da cidade. rua do lavradio. jazz session de alta qualidade. sax tocando magistralmente. meu instrumento preferido. descobri há pouco tempo atrás ouvindo músicas favoritas com uns solos dele daqueles. convite da milly. ficamos no barzinho da esquina (não guardei o nome. tinham grafites simpáticos nos portais. AMOR. RESPEITO...). atendimento moderninho. caipirinha e batatas fritas. papos furadíssimos e um astral carioca por toda parte. me lembrei da street art no muro que fotografei um dia. mudou. tudo-muda-o-tempo-todo. os casarões antigos me remeteram a porto. pensei no philippe. mandei videozinho pra ele. na saída tentamos driblar a festança dos botafoguenses que venceram a libertadores. amanhã é segunda. dia de dar um jeito em tudo. – o primeiro dia do resto de nossas vidas!
🎷🍹🍟💥🏘️🎞️🤍🖤

December 01, 2024

açaí e tapioca granulada

 

💜 açaí e tapioca granulada como os povos originários preparam

November 30, 2024

yoga aterro

 


ontem foi um daqueles dias maneiros. corridinha de manhã com direito a água de coco docinha e geladézima. descobri curso de yoga no aterro do flamengo*. fui à feira tentar encontrar uma caixa de legumes pro jardinzinho de casa. o moço que me vendia estava lá e foi onde achei frutas tropicais fresquinhas. ganhei a caixa. o jardim ficou mais rústico. e o antúrio pode pegar a luz do sol direto pra voltar a ficar vermelhinho.

à tarde fui ao leblon. tive que ir em uma lojinha antiga pra tentar ver se ainda tinham uma peça do conjunto do monte sião de minas que a-m-o. encontrada. fui caminhar pelo bairro com um pouco de medo por conta da violência da cidade. não sei se por estar me sentindo vulnerável nada me chamou muito a atenção. ou a gente vê um luxo artificial beirando a falta de gosto ou vemos uma pobreza latente por onde passamos. as diferenças no rio, no brasil, se acirraram mais como antes nunca visto.

voltei pra casa.  

* foto "yoga aterro"

November 27, 2024

misturas

 

não tem nada melhor no mundo do que pedir um café expresso brasileiro em português-carioca, acompanhado de um brownie criado pelos americanos, em uma lojinha de pães inspirada na cultura francesa. continuo acreditando em misturas. sempre!

☕🇧🇷
🟤🇺🇸
🥖🇫🇷

November 26, 2024

tomilho 🌱

 


tomilho 🌱

mãe comprou pra fazer suas receitinhas. tem no jardim de casa. aos montes. selvagens.  o cheiro é intenso e bem peculiar. faz bem demais, é bom demais. costumo deixar secar mas aqui por conta da umidade ele acaba estragando. todo ano fotografo pela saudade que dá ao vê-lo.

........................................................................

nesses 10 anos aprendi na marra a gostar mais do simple-bem-feito. cada vez que venho ao rio percebo tudo mais desafiador. a vida ficou mais difícil. as disparidades maiores. as diferenças saltam o coração. assusta. fico projetando um futuro próximo e não consigo imaginar. como estaremos daqui a mais 10 anos? lembro da frase clássica* "nada será como antes e nem como depois". somos sobreviventes.

-- vou cheirar o tomilho pra fazer bem!

* música do clube da esquina

November 25, 2024

mureta da urca

 


⛵ uma candanga-carioca na urca, na mureta, em frente ao bar urca. olhando fixamente para a baía, a da guanabara. tarde linda! ideia da milly. foto da milly. papo bom. revendo a vida. nossas experiências. os tempos do caroline cafe. caipirinha de limão e bolinho de bacalhau. tudo enfim. coisas simples que a gente nem acredita que acontecem com a gente. nunca tinha ido. fui uma vez tirar foto e outra para mostrar o bairro pro philippe. sabia que no dia que fosse seria special. valeu jesus cristo lá no corcovado!

November 24, 2024

simples-e-bonito

 

1 mês pro natal

-- que seja simples-e-bonito

⭐🌟✨💫🌠🌌🌃💖

November 23, 2024

ainda estou aqui tentando entender tudo

 


🎥
ver filme brasileiro. no brasil. do walter salles. com a fernanda torres e o selton mello e um elenco estelar. ainda estou aqui tentando entender tudo. o filme começa nos anos 70. tinha 5 anos. morava em ipanema. os pais se separaram. fui rememorando pequenos flashes de vida. pai era funcionário público, não podia se manifestar politicamente. mãe era "prendas do lar". acho que esta qualificação desmerece as mulheres (me perdoem quem as usa). eu estava começando a ver o mundo. pai casou de novo. mãe virou uma mulher moderna. e eu comecei a ter opinião política. me apaixonei pelo fernando gabeira e outros escritores contrarios ao sistema. fiz trabalho no colegio sobre luta urbana (a professora de história gostou). nem fazia ideia da dimensão de tudo o que estava acontecendo. o melhor da história era ter o rio de pano de fundo. em uma época que eternizei como a última com ternura. me apaixonei depois pelo marcelo rubens paiva. eu sempre muito volátil. e achava que o mundo ficaria melhor no futuro. não ficou. vontade de me teletransportar. voltar pra um passado que pra mim ainda não passou.

🕴️ torcendo pelo oscar.

🇫🇷 ah! e o filme recebeu apoio francês.

November 21, 2024

centro do rio

 



🇧🇷 tive que ir à cidade resolver assuntos burocras. era cedo ainda. banco fechado. aproveitei pra passar no ccbb. no caminho cortei pela travessa do ouvidor. a ruela é um charme. encontrei com mestre pixinguinha. registro feito. entrei na 1° de março. saudade de tanta coisa. da faculdade. dos restaurantes. do trabalho. das pessoas que estavam comigo nesses instantes. tudo mudou. e uma chuvinha fina caindo reafirmou a temporaneidade. o centro cultural do banco do brasil tinha exposição de arte afro-brasileira. não vi por conta da hora. descobri uma lojinha de artesanato brasileiro. um encanto. mão brasileira se chama. guardei a árvore de natal na retina. vi a logo da confeitaria colombo que já fui um dia com uma amiga e disse pra mim mesma que repetirei a dose breve. olhei pra abóbada do centro fixamente e agradeci por estar aqui (lá). depois de muuuito tempo de banco e de ter conseguido resolver tudo voltei pra casa lembrando do samba que cantava nos carnavais quando era pequena...

E ele
Que era um poema de ternura e paz
Fez um buquê que
não se esquece mais
De rosas musicais
Lá vem Portela...

November 20, 2024

nostalgias

 


🌅 quase uma semana de rio. ainda não deu pra curtir a cidade. deu pra ver a família em um almocinho bem nortista. provei licor de cacau paratiense (de paraty). recomendo. o meu primo me falou do drink do jorge amado com cachaça da gabriela. não conhecia. amaria degustar! visitinha de amiga das antigas. deu pra correr na praia. um barato! vista além mar. dá até vontade de correr mais. e praticar o yoga basiquinho que me ajudou a descobrir movimentos do corpo que nem imaginava que poderia fazer. dei um tempo nas connections. recomendo também. e me adaptando a nova vida temporária. rindo com a mãe m-u-i-t-o. voltando a minha historinha de 10 anos atrás. nostalgias. não deu pra tirar foto também. fiquei com a do 1° ministro japonês que encantou o mundo com o amanhecer em copa durante o g20.

foto shigeru ishiba

November 18, 2024

sonhos de fim de ano

 


era um porta cds. comprei em uma lojinha de decoração no jb que não existe mais. nos tempos do carol (caroline cafe (sem acento mermo)). quando a vida tinha soundtrack. tinham minhas músicas mais amadas, mais tocadas. de pink floyd a marisa monte. red hot + rio, o 1 e o 2. e alguns outros que viraram arquivos digitais. que agora estão nas playlists favoritadas. doei os cds, doei o sonzinho estiloso jvc. transformei a peça em um altarzinho. um porta velas customizado. com uma de vidro da granado. outra de fio de cobre charmosinha (minha preferida). e outras básicas de vidrinho transparente que adquiri em um dia qualquer em uma loja chiquezinha em ipanema pra fazer bem pro ego. sonhos de fim de ano. 🤍🕯️

em tempinho: as velas são de led. não é muito meu gosto. foi por segurança

November 16, 2024

aterrissar no rio sem sol

 


aterrissar no rio sem sol. procurando uma brecha de luz. esperando um calor que não está rolando. ainda. acelerar os passos pra pegar o taxi maneiro que sempre me leva pra casa. trânsito braaabo. horário que todo mundo está indo trabalhar. chegada em casa. mãe-tavalá-me-esperando. café da manhã com café brasileirinho, manteiga artesanal, pão industrial e mamão papaya. brasil e rio mais violentos. evento pra tentar melhorar o mundo com feriadão inusitado. bom pisar na terra da gente, com pessoas iguais a nós, falando português-cariocado, dentro da nossa cultura. a gente só percebe isto tudo quando fica longe. torcendo pra ver o sol. o sol…
☁️🌥️⛅🌤️

November 13, 2024

camembert assado com tomilho e mel e muita memória afetiva

 

camembert assado com tomilho e mel e muita memória afetiva

ingredientes

🟡 1 camembert inteiro (com a caixinha)
🟢 3 a 4 ramos de tomilho
🟠 mel

preparo

🌡 pré-aqueça o forno a 200°C

🧀 retire a embalagem plástica do camembert e coloque-o de volta na caixa de madeira

🕳️ com uma faca, faça pequenos furos no queijo

🌿 encaixe os ramos de tomilho neste furos

🍯 regue com mel

⏳ leve para assar por cerca de 10 minutos

🥖 retire do forno e sirva com uma boa baguette

conexão paris e karen goldman

November 10, 2024

mãe se chama stela. estrela. meu brilho.

 


mãe está fazendo 80 anos. a pessoa mais linda que conheci na vida. infelizmente ela perdeu a mãe logo depois que nasceu. minha vozinha nazare. a vida foi meio complicada pra ela. vô casou de novo e teve muitos filhos. quando ela tinha 15 anos conheceu meu pai. se apaixonou. eles se apaixonaram. como eram primos a família foi meio contra. vô levou a mãe pra brasília. pai foi atrás. ainda bem. casaram novinhos. mãe tinha 19 anos. logo depois eu nasci. ficaram juntos uns 8 anos acho eu. mãe foi daquelas mulheres da geração de 68 que se separou, se divorciou. é independente. é costureira. aprendeu a coser sozinha. criava suas roupas. usava minissaia. era livre pra ser quem quisesse ser. me criou. me deu liberdade. foi mais amiga do que mãe. foi mãe também. não foi nada muito tranquilo na vida da gente. mas voltaria e viveria tudo de novo. o tempo foi passando e há 10 anos atrás casei. deixei minha mãe no rio. vou vê-la sempre. sinto falta da gente perto. das praias. das roupas que criávamos. de comida de mãe. de tantas coisas. do carinho. do amor. mãe se chama stela. estrela. meu brilho. 

🦂 foto na praia de ipanema em 2006

🦂 ah! mãe é escorpião

November 08, 2024

mudaram as estações

 

🌄
e assim, o calor que estava tão bom, vai começando a deixar a gente…

November 06, 2024

"o obscurantismo jamais matará o afeto e a esperança"

 


A frase é do Fernando Gabeira. Li em seu último artigo "Porque Ainda Estamos Aqui". No final ele escreveu:

"Rubens Paiva sonhava com um Brasil melhor e mais justo. Eunice Paiva é a expressão da excelência humana em época de grandes crises. Sua família amorosa ainda está aqui e, na verdade, é por causa desse tipo de gente que ainda estamos aqui, com inspiração para melhorar, enxugando as lágrimas, voltando a sorrir, pois o obscurantismo jamais matará o afeto e a esperança."

Continuamos aqui.

November 04, 2024

coisas que a gente pode fazer quando mora no campo

 


coisas que a gente pode fazer quando mora no campo.
colheita de azeitonas. trabalho insano. apenas ajudei e cozinhei pra todo mundo. a safra foi das melhores. bate uma sensação boooa.
ontem foi niver do meu monsieur français. a família se reuniu quase toda e foi bonito. o ritual à mesa emociona. com bolinho de frutas vermelhas e crumble e champagne no final.
a foto não é minha. é da camille witt -- @wiwoos. não deu tempo pra tirar foto. salvei esta pela beleza do simples. e pra tentar fazer um dia uma mesa parecida. 🌄

November 01, 2024

dia oficial de colher azeitonas

 


dia oficial de colher azeitonas. philippe começou na semana passada informalmente. projeções de uma colheita e tanto. 10 anos. tudo começou no fim de 2014 quando cheguei em terras francesas sulistas e sonhei preparar conservas de azeitonas. no fim de 2015 aconteceu a 1a colheita e o 1° azeite; depois a plantação de oliveiras começou a ser feita com empenho. cada villa tem seu moinho próprio. as azeitonas são entregues e depois de um tempo a gente recebe os galões com o óleo. quando lembro que esta oliveira da foto era pequena, que ficava abaixo da altura da viga de madeira (tenho foto!), reverencio a natureza com todo o amor do mundo.

💚🫒

October 31, 2024

final de outubro

 

💐
final de outubro.
está fazendo um calorzinho inacreditável para esta época do ano. deu até pra correr ao ar livre. perfeito. perfect day(s).
o mês passou e como o tempo hoje em dia faz o belo favor de passar e a gente nem sentir, não me dei conta.
cozinhando. exigente comigo mesma. tem vezes que não dá certo. take it easy!
vi artes por aí. opsss, corações.
a colheita das azeitonas está acontecendo e deixando gente feliz.
o ano acabou. dizem. flores secas penduradas registradas ao primeiro olhar. homenagem ao outono.
boas energias!

October 26, 2024

les goudes

 



estava lendo o artigo da hip paris sobre o livro que falei no outro post. comecei a ver as imagens aleatoriamente e uma me chamou atenção. não havia referências, apenas que era no sul da frança por onde vivo. conhecia aquelas pedras. a ilha. o desenho da ilha. é o que chamam de o fim do mundo. les goudes. visitei uma vez pra ir num lugar com o nome sugestivíssimo de "tuba", que traduzindo é aquele tubo de respiração pra mergulhadores mais conhecido como snorkel. essas coincidências fazem um bem. dá uma sensação de que a gente conhece o mundo todo. 

~ os direitos da foto são do livro Le Sud: Recipes from Provence-Alpes-Côte d'Azur escrito pela Rebekah Peppler

a outra foto é minha!