January 31, 2022

mapa de sobrevivência na França

 


mapa de sobrevivência na França 👣 👀
olho em direção ao sol se pondo e sei que Salon de Provence está bem ali ao lado me convidando a bailar. "Baila comigo Como se baila na tribo". mais adiante tem Arles, vila preferida por Van Gogh, fã do sol e da luz deste sul francês tão bonito. se giro pro norte posso me deparar com ventos fortes que cuidam do ar da região. respiro profunda e pausadamente. ao sul lembro de Aix, uma das cidades mais chicx que conheci. viro mais um pouco e lembro também do mar que me faz tanta falta, o Mediterrâneo cerca Marselha e faz par com as pedras calcárias que estão por todo lado. toda esta história é pra falar que vivo lá, lá em Pelissanne, uma vilazinha bem pequena e que me guarda faz tempo.

January 30, 2022

torta de maçã

 


LOVE TO COOK !! receita do Mon Petit Four
nao leva nem manteiga, nem canela. testei. adaptei alguns detalhes da receita classica de torta fina de maça. cortei a fruta em fatias finas e coloquei suco de limao siciliano e açucar mascavo (cassonade) com cuidado. preparei a massa ja pronta na forma com furinhos feitos com garfo e distribui as maças. forno a 200° por 30 min. ao retirar do forno coloquei logo a torta na bandeja em temperatura ambiente. no fim passei geleia de figo morna com um pouquinho de agua.
-- a torta de 🍏🍏 ficou divina!!

January 29, 2022

January 27, 2022

Menton Mirazur Mauro Colagreco

 


não me recordo como descobri. acredito que pelas páginas e páginas de gastronomia que amo ler. me deparei com o nome do chef, do restaurante e da cidade. desde então fiquei com a ideia fixa em conhecer Menton, passar pelo Mirazur e encontrar (no caso de ter sorte) o Mauro Colagreco.
Menton é uma vila que fica quase na fronteira com a Itália; última cidadezinha da famosérrima Côte d'Azur; pequena, cheia de tangerinas pelas árvores todas por onde passei, conhecida pelos melhores limões sicilianos que v-e-n-e-r-o, e com mar, o Mediterraneo magistral!! linda. a estrada pra chegar lá é mais linda ainda!!
o Mirazur é o melhor restaurante do mundo. fico sonhando em como deve ser. as belas imagens registradas online dão uma ideia e tanto. mas me resigno ao sonho por enquanto.
o chef é um argentino alucinado por cozinha. veio pra França por conta da reputação do país em ser o melhor dos melhores em mexer panelas e saber o ponto certo do que está a se preparar.
vi o livro na livraria de Salon e fiquei folheando apaixonada. cada folha, receita, ingredientes. a máxima do "simples bem feito". estou me deliciando... nao consigo parar... breve receitinhas sendo testadas...
⭐️⭐️⭐️

January 26, 2022

sopa de abóbora

 

🥣 de abóbora
uma sopa que fez um beeemmm!!!
receitinha do conhecidissimo Eu como sim. com oleo e leite de coco. substitui a salsinha fresca por ervas de provence e uma pitadinha de flor de sal. o corpo e a alma ficaram de boa.
🧡🎃


January 24, 2022

rabanada, french toast, pain perdu, torrejas

 


⚪️ rabanada, french toast, pain perdu, torrejas

 

⬜️ tinha que registrar!! primeira vez que faço com manteiga, usava óleo e até azeite. vi a Paola Carosella e o Alex Atala indicando a receita com manteiga. como vivo na terra onde se produz a melhor manteiga, não resisti. lá fui eu preparar... 

🤍 memória afetiva: lembro de quando era criança, de natal, de brunch

respirez moi!

 


me respire!
breathe me!
🌿✨
La Calade de Lourmarin
existe um lugar, existem lugares, onde a gente usa ampulheta para esperar o chá ficar pronto e poder degustá-lo... "são instantes que se eternizam em um breve espaço de tempo."
⏳⌛️

January 21, 2022

Le silence

 


Silence is the privileged place of emotion. Before speaking, during the few seconds when we think about what we are going to say, it is perhaps there that we show a part of our soul.

O silêncio é um lugar privilegiado da emoção. Antes de falar, durante alguns segundos quando pensamos sobre o que iremos dizer é, talvez, lá que mostramos uma parte de nossa alma.
Gaspard Ulliel
uma das coisas mais lindas que li nestes últimos tempos tão tristes, tão cheio de perdas, tão indefinido... 🖤🤍
frenchwords

January 20, 2022

torta de reis para os reis

 


andei cometendo loucuras gastronômicas... 🙃
coloquei um creme de peras e chocolate na receita da galette des rois, uma torta de reis para os reis. dica do Marius Bernard, um produtor de iguarias que faz com que nós, simples mortais, nos sintamos nobres ao degustá-las. 🥮👑

January 19, 2022

pôr de sol


pôr de sol de ontem. não deu tempo pra postar em tempo real. essa coisa de tempo real não tem muito a ver. o tempo é absurdamente surreal, ele faz dessas coisas, dá finais de dias bonitos!!

☀️🌄✨

January 18, 2022

arte do Pojucan no Caroline Cafe

 


arte do Pojucan

conheci nos tempos de Caroline Cafe. fazia parte da querida lista de contatos. era convidado para cuidar da arte, da identidade visual do restô em ocasiões especiais, pérolas!!
tem uma historinha que adoro lembrar: encomendava os jogos americanos do restaurante. eram bonitinhos. uma arte maneira. gostava por conta do avião retrô cortando o sol. era um sonho pra mim. pegar o avião e ver o sol lá de cima. reminiscências... a encomenda já estava fechada. tudo pronto para a execução. cheguei no trabalho e vi um post-it sobre a mesa. não me lembro o que estava escrito. só lembro que era pra cancelar tudo. outro projeto a caminho. -- que fazer!? reuniões, discussões, ligações... esboço da arte refeito. impressos!! colocamos os jogos americanos mais estilosos jamais vistos. eram com cores fortes, verde-marrom-bordô-laranja, cada set de um jeito, e aviões humanos que me remetiam um pouco a ideia do filme Metropolis. um luxo para aqueles anos. já se vão uns 20 e poucos. pena que nao guardei de recordação. adoraria rever. ✈️☀️

January 14, 2022

vinho branco, moleskine e florzinha

 


“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado” escreveu Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um “intelectual sem medo de ser amoroso”, que acreditava no diálogo, na interpretação de mundo e, sobretudo, na alegria do saber.
🍷📓🌸 vinho branco da regiao, moleskine para registros imprescidiveis e florzinha de tecido que um dia a mae colocou em um spencer rosa bebê de fustao em cima da cama pra eu ver ao chegar do trabalho. inspirada pelo post da Cris Lisbôa, palavras que me encantaram & imagem bonita.

January 12, 2022

BOLO DE PERAS

 




bolo de 🍐🍐

receita do bolo da Paola Carosella que tem o nome de "bolo qualquer coisa"*. como a ideia era usar as peras inteiras, adaptei de uma outra receita de peras com especiarias da Rita Lobo que remete a francezérrima peras à Belle-Hélène.

-- supér!! com acento na última sílaba como os franceses falam por aqui.

* de um livro dela na internet livre para download

January 11, 2022

Le Fournil de Mag'ness

 


estive em uma boulangerie em Lambesc*.
fomos ver os amigos depois da loucura das festas de fim de ano. Philippe e eu visitamos domingo pela manhã. fizemos a mesma coisa há uns 2 anos atrás. a gente se emociona fácil. pessoas que estiveram do nosso lado em horinhas de descuido. que se casaram oficialmente este ano. que trabalham dia sim outro também. entramos e fomos logo convidados para tomar café. ao fundo vinha o cheirinho de pão quente saindo da fornada. entramos mais um pouco e tivemos a honra de ver a produção in loco. preparar a massa. deixar crescer. forno a 400 graus. pães crocantes e os clientes chegando. deu pra conversar. marcar de se ver um dia que seja bom pra todos. e até pra trocas de presentes... ganhamos pães integrais e com semente de papoula!! deixamos garrafinhas de azeite para uma degustação especial. que este seja um ano feliz!!
* Le Fournil de Mag'ness
🥐🥯🍞🥖

January 10, 2022

David Bowie

 


no (more) pressure Mr. Bowie ⚡️
escrevi ha 6 anos atras e reescrevo.
fez parte da minha historia.



January 09, 2022

Mont d’Or

 


um Mont d’Or feito com leite cru...

a caixinha de madeira deve ser protegida com papel alumínio, a casca do queijo tem que ser furada levemente e deve ficar um pouco aberta, colocar um dente de alho no interior e regar a crosta com meio copo de vinho branco. colocar no forno à temperatura de 160° por 25 minutos. a crosta fica dourada e o interior derretido.
deguste com batatas cozidas, nozes e figos secos.
pode acompanhar com fatias de presunto cozido e cru.
um excelente prato para o inverno.
vi no conexao paris
💛 a degustaçao do 🧀!!