January 31, 2023

um pouco de historia de Marselha

 


A história começa com os gregos que, partindo da Ásia Menor, reconheceram o estratégico porto de águas profundas e se estabeleceram no que hoje é o Le Panier, com vista para o Vieux Port. Os gregos negociaram com os gauleses, introduzindo uvas e azeitonas na região, lançando involuntariamente as bases da culinária provençal.
Seis séculos como uma cidade grega independente terminaram quando os exércitos de César invadiram, reivindicando a cidade para Roma em 49 aC e iniciando 500 anos de cultura galo-romana. A seguir vieram os visigodos, que invadiram a cidade no século V; os árabes a saquearam no IX. Sua população urbana entrou em colapso durante a Grande Peste de 1720 a 1721 – com as devidas honrarias em uma exposição temporária no Museu de História de Marselha. Marselha resistiu.
Quando as ambições da França se tornaram globais, especialmente após 1830 e o fim das guerras napoleônicas, o porto do sul emergiu como o principal ponto de ligação do Império, e Marselha desfrutou de uma era de ouro como o "Portão do Império": os oficiais de carreira da França, marinheiros e caçadores de fortunas partiram do Vieux Port, primeiro para as colônias norte-africanas e americanas e, após a conclusão do Canal de Suez em 1859, para a Ásia.
◼️ escrito por Thomas Bird BBC. foto tirada pelo David C Tomlinson.
💙 um pouco de historia de Marselha. traduçao livre. citada como uma cidade 'bem-humorada' da França. gostei da ideia! a vista do Vieux Port é a imagem que sempre tive na retina da Europa.
🇫🇷 a França para hoje mais uma vez protestando por um mundo melhor.

January 29, 2023

sonho de um domingo de inverno

 


sonho de um domingo de inverno com sol impune, amanhecendo 8 horas, 2° graus, lareira queimando o dia todo, brisa fininha, seco como de costume, pôr do sol previsto para às 5:45 min, lua crescente e uma estrela no meio da casa.
🌠⭐️✨

January 27, 2023

será possível escutar o mar.

 


em determinado
momento da tua vida
será possível escutar o mar.
dentro do peito de alguém.
palavra.
🌊💦
a cris lisbôa frisou bem
e a arte do rio de janeiro é da isabel becker (o mar está pertinho, logo abaixo)

January 26, 2023

timeout london

 



sabe aquelas coincidenciazinhas que acontecem (e que podem acontecer com todo mundo), pois é, estava zapeando e vi a página do timeout london. parei em um post sobre os melhores lugares gastronômicos para se conhecer indicados pelo tripadvisor. claro que falava da itália. dolce itália! tinham outras cidades também. a lista começa com roma, e cita creta, hanoi, florença, paris, barcelona, lisboa, nápoles, nova orleans e jamaica. nesta ordem exata.
mas o que me chamou a atenção foi a foto. o local me pareceu familiar. já tinha passado por ele. tinha? fui ver meus arquivos de fotos. e não é que tinha. a imagem tem o mesmo enfoque da que o fotógrafo fez -- kirk fisher shutterstock. a memória visual ajudou. fez bem pra egotrip.
a foto é de roma. 2017. janeiro. tirada totalmente ao acaso, cedinho, sem movimento ainda, fazia frio. estava com o philippe andando pelas ruas. tínhamos pedido um cappuccino com um cornetto um pouquinho antes. 📷📸
o acaso vai me proteger
enquanto eu andar distraído
o acaso vai me proteger
enquanto eu andar
titãs

January 25, 2023

memorabilia

 


memorabilia 🪵♻️
philippe tirou um telhado velho que tinha lá em cima do terreno. vai fazer outro. sobrou umas telhas de boa qualidade para construir um mais sólido. ficaram as madeiras. algumas foram e estão sendo usadas para aquecer a alma neste inverno que chegou só agora. 0° quase toda manhã. e uma estaca de madeira grossa poderia vir a ser um novo móvel. pesquisa. execução. -- é a melhor parte! desenhamos. conversamos. analisamos todas as possibilidades. vamos ao entreposto que vende material de obra de tudo o que é jeito. conhecemos bem a loja. imaginamos a peça pronta na cabeça. difícil. o efeito final sempre impacta mais. philippe preparou as madeiras devidamente talhadas. juntou as toras. cortou entortou e fixou os ferros que iriam servir de base pra tudo e dar um toque industrial. falta passar o verniz. é a minha parte. mudamos a peça de lugar. ideia do philippe para que os ferros ficassem mais visíveis. a orquídea é do natal. dos tempos que sonhamos. agora é realidade. sempre fui apaixonada por formas, estéticas, arquiteturas.

January 23, 2023

O PARADOXO FRANCÊS

 


O PARADOXO FRANCÊS
os franceses intrigam o mundo científico há 3 décadas porque comem gordura, bebem vinho, mas têm menos doenças cardiovasculares e 10 anos a mais de expectativa de vida do que os outros.
graças a quem? graças ao consumo moderado de vinho tinto e graças ao pato! ricos em "bom colesterol" e antioxidantes, eles têm o mesmo efeito da dieta cretense.
🦆🍾 li na página do Canard & Champagne. já conhecia! muito interessante...
🍷 foto: 25 hours hotel: culture Vin à la Parisienne

January 20, 2023

melhor chá que já tomei na vida!

 


chás Kusmi são misturas terapêuticas sedutoras, oferecem combinações que desintoxicam corpo e espírito; despertam e apuram os sentidos e deixam você numa boa; têm oligoeleentos e proporcionam estímulos extras tanto mental quanto físico.
a ambiência da loja é intimista, envolve você com luzes, aromas e cores que encantam.
Kusmi acompanhou a modernidade, se transformando em declaração de estilo. um estilo Kusmi de ser.
história:
fundado em 1867 em são petesburgo na russia, Kusmi mercador de chás da india, china e ceilão, mudou-se para a frança depois da queda do tsar. a empresa embora não pertença mais à família kusmichoff conserva ainda algumas misturas tradicionais que levam o nome da antiga nobreza russa.
o anastacia leva bergamote, limão e flor de laranja. o prince wladimir é feito com frutas cítricas, baunilha e especiarias.
🗼 conexaoparis personalizado
🌿 especiarias: anis, funcho, alcaçuz, cardamomo, gengibre, canela, pimenta, cravo da india.
🫖 melhor chá que já tomei na vida!

January 19, 2023

protesto em toda a frança contra a reforma das aposentadorias

 

🇫🇷
protesto em toda a frança contra a reforma das aposentadorias. philippe vai pra marselha com os amigos do trabalho. faz muito frio. vai ser um dia complicado pra todo mundo. a luta é nobre. trabalhadores no limite. o governo quer impor novas regras inumanas para todos. sempre admirei os franceses desde a escola quando aprendi sobre os movimentos de 68. tinha um sonho meio esquisito. o de ir a um protesto na frança. fui com o philippe. nós 2. com aquele grito preso na garganta. cantamos "bella ciao" com brilho nos olhos e os punhos cerrados. foi lindo!!
foto repostada dezembro 2019

January 17, 2023

Fazer da vida, poesia! ♡

 


"Vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar
aí eu paro
tiro o sapato
e danço o resto da vida."
Ricardo Chacal uma vez escreveu
Poema mítico que o carioca conhece muito bem. E que muitos queriam ter sido o autor ou quase todes têm certeza que foi escrito pra si, tamanha empatia e beleza do poema. Com a gente não podia ser diferente, poucos textos, e de forma tão clara e sucinta, nos traduzem. Fazer da vida, poesia! ♡
palavras do Rodrigo Penna que tomei pra mim

January 16, 2023

o primeiro magret de canard a gente nunca esquece 🦆

 


o primeiro magret de canard a gente nunca esquece 🦆
tire delicadamente o peito do pato da embalagem. coloque sobre a tábua de madeira. comece cortando os nervinhos com todo o cuidado. tire a gordura que sobra em volta fazendo o contorno todo com perfeição. corte a gordura de baixo formando uma tábua de xadrez tentando não tocar na carne. aqueça uma frigideira e em fogo médio frite por uns 10 minutinhos, coloque a parte da gordura para baixo. assim que a gordura começar a derreter, vá jogando o líquido por cima do peito com uma colher de sopa. recomendo atenção plena. neste meio tempo coloque sal (usei sal grosso, dica do philippe) e pimenta preta moída na hora. após esta fritada, o pato vai para o forno a 200° por 5 minutos cravados, coloque a peça em uma bandeja com um papel absorvente por baixo, a gordura fica pra cima. retire do forno. deixe descansar na tábua de madeira por 5 minutos que se eternizam e não entendemos o porquê. no final fica uma carne em tons rosáceos, meio mal passada mas com uma textura e aromas inesquecíveis. corte em fatias generosas e deguste. tomatinhos cerejas glaceados somente para decorar. e uma calda de laranja reduzida com mel e balsâmico, sal e pimenta preta. do jeito que amamos.
nunca esquecerei mesmo!

January 15, 2023

💮💮💮

 


💮💮💮
temperados com ervas de provence, pimenta preta moida na hora, flor de sal, azeite da casa e uma gota de balsâmico
azeitonas da casa (1° à direita!)
pimentoes coloridos
pepino em conserva
alcaparras
tomates cerejas
amendoas
echalote


January 14, 2023

orquídea

 


🌸 orquídea
começou a abrir ontem. hoje se abriu por inteiro!
boa energia. bom começo. bons presságios.

January 13, 2023

os sabores do palácio, les saveurs du palais

 


2014. vi o filme os sabores do palácio, les saveurs du palais em francês. ainda existiam locadoras. não lembro como escolhi. talvez indicação do vendedor, talvez pela minha paixão por gastronomia. o certo é que vi no início do mesmo ano. me encantei por ele por completo. cada cena. a cena que o cozinheiro diz "que vai nos trazer lembranças de infância" é linda! é o que passamos toda a vida procurando... as reminiscências de quando éramos pequenos. depois de tentar várias, muitas vezes, um prato em especial, uma sobremesa de amêndoas, ele alcança a excelência. o filme conta a história de uma cozinheira francesa que vai para o palácio de l'élysée onde o presidente françois mitterrand está cumprindo seu mandato.
lembro quando mitterrand foi eleito. a rosa vermelha. me emocionei. a gauche tinha sido eleita na frança. um país socialista. tão distante e hoje tão perto de mim. vivo nele. um país visto pelo mundo como o que mais luta pelos seus direitos. mais protesta. mais contesta. e tenta fazer uma política social mais justa. nestes tempos difíceis nada anda muito justo.
o filme me influenciou completamente. a culinária francesa. o simples (às vezes não tão simples) mais do que bem feito. nem passava pela minha cabeça mais criativa encontrar o philippe e vir viver com ele. conhecer a gastronomia de perto. ir à casa de franceses. visitar os marchés. amar as épiceries... as boulangeries... os chocolatiers... as caves...
me apaixonei pela cultura francesa. tem seus excessos. mas tem um "quê" (com o ê fechado, do jeito que o francês fala) todo próprio que mora dentro do meu coração.
só me resta trinquer*!! 🥂
* que de acordo com o larousse é bater levemente o copo contra o de alguém antes de beber pela saúde do outro e sua, pelo sucesso de algo, et cetera.

January 12, 2023

artes

 


“Amigo Di Cavalcanti
A hora é grave e inconstante.
Tudo aquilo que prezamos
O povo, a arte, a cultura
Vem sendo desfigurado
Pelos homens do passado
Que por terror ao futuro
Optaram pela tortura.
Poeta Di Cavalcanti
Nossas coisas bem-amadas
Nesse mesmo exato instante
Estão sendo desfiguradas.
Hay que luchar, Cavalcanti
Como diria Neruda.”
🌴 Trecho da Balada de Di Cavalcanti do poetinha Vinicius de Moraes
🌴 arte Rita Wainer
🌴 saudade do brasil, de falar portugues, de ir à praia, de caminhar perto do mar do atlântico, de ouvir mpb, de dançar na pracinha, de cumprimentar as pessoas, da familia, dos amigos, de tanta coisa...

January 11, 2023

hip france

 


6 receitas francesas saudáveis para o inverno
hip paris
🟢 testei a 1a - salada de lentilhas 📸. o david lebovitz da todas as dicas. ele apresenta as lentilhas do puy. deve ser um caviar mesmo! fiz a receita da salada com lentilhas comuns e ficou supér. vou tentar as outras receitas... futuros registros! ahh cai bem em todas as estaçoes e é saudavel!
🟢 salada de lentilhas du puy ou comum (receita resumida)
🟢 lentilhas:
1 1/4 xícara (250g) de lentilhas verdes francesas du puy ou comum (usei 1/2 xicara)
1 folha de louro
algumas folhas de tomilho fresco (do jardim da casa!)
sal
1 cenoura, descascada e finamente picada
1 cebola média, descascada e finamente picada (usei echalote)
1 bulbo de erva-doce, finamente picado, opcional (nao usei)
pimenta moída na hora
🟢 vinagrete:
1 colher de sopa de vinho tinto ou vinagre de xerez (usei vinho, claro!)
1/4 xícara (60ml) de azeite extra virgem
1/8 colher de chá de mostarda dijon
1 echalote pequena, descascada e picada
🟢 lave as lentilhas e remova qualquer matéria estranha.
transfira as lentilhas para uma panela grande e cubra com bastante água, que deve cobrir as lentilhas em pelo menos 3-4 polegadas. adicione a folha de louro e o tomilho.
deixe ferver, reduza o fogo, adicione um pouco de sal e cozinhe por 20-25 minutos, até que as lentilhas estejam macias, adicionando mais água, se necessário. certifique-se de não cozinhá-los demais.
enquanto as lentilhas cozinham, aqueça algumas colheres de azeite em uma frigideira e acrescente a cenoura, a echalote e o funcho (se estiver usando). acrescente sal e pimenta e cozinhe, mexendo sempre até ficar macio. deixe de lado.
em uma tigela grande, misture os ingredientes para o vinagrete.
quando as lentilhas estiverem cozidas, escorra-as bem e passe-as no vinagrete com os legumes cozidos. mexa algumas vezes para liberar o vapor. prove e tempere com mais sal, pimenta e azeite, se desejar. retire a folha de louro e os ramos de tomilho.
🟢 sirva morno ou em temperatura ambiente. as lentilhas cozidas duram 2 a 3 dias na geladeira. elas podem ser reaquecidas em uma panela no fogão ou no microondas.