September 29, 2023

cogumelo

 


saidinha básica pra ver o sol de outros ângulos. philippe em uma semana puxada. combinamos de nos encontrar. almoçamos um sanduba. e ele me deixou em salon, o de provence. peguei a rua próxima ao marius fabre que leva direto à place morgan, o centro de salon. começo meu trajeto como de costume. cours victor hugo e seguindo pela cours gimon que me direcionam aos lugarezinhos que venero. início com os chocolates puyricard feitos à mão. há um bom tempo que não os degustava. e chegaram os marrons glacés! comprei um pro philippe e outro pra mim que comi no ato. sempre em frente. lojinha etam de roupas intimas, não tem no brasil, deveria, tem roupas que dariam boas fantasias de carnaval. pra não perder o hábito vou até uma loja de flores que me encanta - amelys. estava fechada. acho que nunca vou me adaptar aos horários das villas. sigo pro monoprix que tem de tudo um pouco. pitstop na occitane que sou viciada. e finzinho, quase terminando, um sorvete de pistache artesanal e café illy expresso. passo na casa (nome da loja) por ser aficionada por casa mesmo e escolho umas plaquinhas de ardósia que fazem parte da cultura daqui. ih!? tenho que comprar pão. paro no meio do caminho e vou andando. uma cliente muito gentil me deu uma sacola da padaria, havia acabado o estoque deles, ela me falou que adotou uma menina de joão pessoa. fico emocionada com essas descobertas. chego em casa sem fôlego. dia bom!

🍄 foto da fontaine moussue com o cogumelo enooorme ao fundo. tem uma conotação libertária na sua história. sempre soube que iria fotografar um dia.

September 27, 2023

amandier ~ amendoeira

 


amandier ~ amendoeira 🌱

philippe plantou! sonho antigo. daqueles que a gente guarda em uma terras protegidas no coração. aqui as amendoeiras são uma das coisas mais lindas do mundo. no finzinho do inverno, anunciando a primavera, elas já começam a dar flor. belas. mas elas têm frutos amargos. de repente você pode achar uma árvore que dê frutos doces, é difícil, mas se encontra. como amo amêndoas estou na expectativa. torcendo para ela dar sinais que vingou. ver a primeira florzinha. e colhê-las ano que vem nesta mesma época. a gente escolheu a lauranne. foi uma vendedora do marché de senas que nos indicou. amêndoas amadas. - continuo acreditando fortemente no amor.

September 26, 2023

meu espaço preferido no mundo

 


cantinho rústico 🌎


estava com 25 anos. apzinho básico. eu e mãe. não tínhamos muitos móveis. olhamos para o cachimbinho simpático como extensão da sala. mãe não teve dúvidas. cantinho rústico. uma boa rede daquelas do nordeste. e plantas, muitas plantas. os quadros que ficam na parede à esquerda (não aparecem na foto) são de moldura de bambu e compostos de folhas secas lindamente arranjadas. a cortina é um tecido levinho, transparente, translúcido, bordado. mãe que fez.

as plantas foram chegando aos poucos. e depois que o philippe entrou na minha vida todo ano elas são tratadas a pão de ló, melhor dizendo, com terra nova adubada e aeradas com argila expandida. philippe tem mão verde. tudo vinga.

como dá pra perceber este é o meu espaço, canto, preferido no mundo. da janela vejo o céu, a ponta de alguns prédios e a extremidade das árvores. dá pra resolver muita coisa nesta vida ao ficar na rede por um tempo infinito.

as almofadas são uma diy com retalhos das costuras e a outra de tricô da tok stok. tem uns futons indianos onde costumava meditar. são turquesa. autênticos. foram adquiridos em uma loja no rio sul que fechou - balai. entrava lá e ficava admirando tudo (também não aparecem na foto).

reparem! tem uma florzinha branca à esquerda começando a nascer. é o lírio da paz. foto da mãe.

saudade. ô palavrinha boa! sentindo falta da mãe. da família. dos amigos. de casa. da praia. do rio. do brasil.


September 25, 2023

crostini

 


✨ o alma da paola carosella voltou com nova temporada. entradinha: crostini. pode ser de todos os sabores.

🥖 receita do crostini de ricota com abobrinha grelhada, limão ou aceto rouge, menta e amêndoas

✍ ingredientes
ricota cremosa (usei queijo de cabra fresco)
1 abobrinha (dá e sobra)
amêndoas
parmesão
focaccia crocante (usei um pedaço de baguette)

🥄 1 cortar a abobrinha bem fininha em lâminas, sal, azeite, deixar marinar um pouco e dourar dos 2 lados na chapa quente, tirar e colocar no mesmo recipiente já com azeite para temperar

sementes de coentro esmagadas no pilão
pimenta calabresa (usei cayenne)
pimenta do reino
hortelã fresca picadas na hora
azeite
amêndoas tostadas e cortadas
aceto rouge

2 ricota de búfala cremosa. colocar em um bowl e misturar para ficar mais cremosa ainda

3 cortar a focaccia em fatias colocar azeite e grelhar um pouco de um lado

4 finalizar

pão
espalhar a ricota
abobrinhas
cortar o pão ao meio se for muito grande
colocar molhinho por cima
lâminas de queijo parmesão

🎯 só falta o philippe chegar para degustar!

September 23, 2023

outono na frança ~ primavera no brasil

 


outono na frança
primavera no brasil

Mudaram as estações
Nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente

Por Enquanto Renato Russo

🌄 vou postar sempre esta letra da musica

September 21, 2023

coldplay no stade de france

 


coldplay no stade de france

19 julho 2022

entrou para história. minha história. philippe e eu fomos convidados para ver o coldplay pela nancy, irmã dele, e o marido, gille.

lá fomos nós. tgv. cortando a frança do sul ao norte a mais de 300 km/h.

chegamos. nos instalamos em um hotel na clichy-batignolles. cansados da viagem. do calor. e com a expectativa ao máximo. famintos. demos de cara com um restaurante recomendado pelos clientes que estavam saindo. me lembrou o caroline cafe. mas acho que era de direita (philippe que disse). não bebi preventivamente. fui de peixe e docinho. fizemos uma boa siesta. e nos armamos com todas as recomendações rumo ao stade de france. metrô lotado que nem no rio em dia de jogo e no carnaval. gente de todo o mundo. foto na entrada pra marcar terreno e sentamos. melhor posição impossível. showzinhos básicos de abertura para ir esquentando. e o espetáculo vai começar...

sempre cantei viva la vida baixinho pra mim mesma. trabalhando. em trânsito. quando pintava na cabeça. depois que soube que tinha uma homenagem pra frida kahlo, passei a gostar mais ainda da música. nem em sonho me imaginaria ouvindo en direct. e ainda mais ver e ouvir todo mundo gritando solo e de fundo.

Oh-oh-oh, oh-oh
Oh-oh-oh, oh-oh

perdi a voz. a cabeça. levitei. amei com todos os sentidos e em todos os sentidos.

no final, na volta do coldplay ao palco, eles trocam de lugar e se dirigem ao meio do campo e cantam em francês. c'était magique!!

fizemos um juramento de amigos para sempre. e o philippe tirou foto de coração para eternizar.

depois do show. saímos sem saber como voltar pro hotel. gente pra todo lado. achamos um táxi marroquino que falava o tempo todo. parecia brasileiro. acabou com a grana que tínhamos. chegamos e apagamos. dia seguinte cappuccino na veia. trem. e de volta pra casa. revolucionários franceses e uma brasileira!!


💫 revival. texto escrito em 20 julho 2022

September 20, 2023

sobre amendoas e reciclagem

 


bolo de amendoas em homenagem a uma amendoeira que o philippe comprou e vai plantar no jardim. quando der flores e frutos tirarei foto para eternizar. o bolo esta sobre uma mesa de rolo presente do nosso vizinho monsieur françois. ♻️

September 19, 2023

merci paul

 


🥖 paul

🥐 uma das boulangeries mais conhecidas da frança. o philippe inventou de ir todo o domingo de manhã tomar café da manhã por lá. amei a ideia! nem tinha pensado nisso. domingo é dia de acordar mais tarde. não fazer nada mas a gente sempre faz alguma coisa. leva uns 10 minutos de casa até a padaria. vamos de boas e com uma fome. entramos e me flagro pensando nas viagens que a gente fez. sempre tem um paul nos aeroportos. o pedido é clássico: cappuccino, suco de laranja natural, croissant e pain au chocolat. não consigo comer tudo. o philippe come o dele e o meu. conversamos, observamos as pessoas, os trabalhadores - como o francês é comedido. tem uma parte com divisórias em vidro que dá pra ver a confecção dos pães, a decoração do local é padrão e soube que tem um casal que mora dentro de um carro e que toma café lá. philippe que disse. dá vontade de comprar uns pães. seguramos a onda porque amamos ir ao marché comprar o pão artesanal de um produtor. essas horas lembro que moro na frança. é que como vivo no campo às vezes esqueço. penso que estou nas cidadezinhas próximas do rio que têm casinhas de campo simples-e-bonitas. voltamos pra casa. philippe vai trabalhar na terra e eu vou fazer uma das coisas que mais amo na vida: cozinhar. à plus!

🍞 foto vintage 

September 18, 2023

setembro 🌱

 


setembro 🌱

niver do meu tio renato que amo
niver da sylvinha do tio stelio que tenho carinho
niver do kevin, filho do philippe, que admiro
perdemos o pai do philippe, o albert, há 2 anos, ele tinha o mesmo nome do meu bisavô
mês que festejo um tempão com philippe
primavera no brasil, outono na frança
tempos de chuvas mais do que esperadas
entradinha de casa com vaso do pais basco feito à mão, goicoechea  
dracena plantada pelo philippe
tudo se transforma

September 16, 2023

blog 2 anos

 


blog 2 anos

"meu coração, não sei por que
bate feliz quando te vê"*

ainda lembro do conselho para criar um. devo esta à rejane, chef de cozinha do caroline cafe. o kick off foi tumultuado. amadorérrima. crítica feroz de mim mesma. o formato foi se criando, o nome, o tipo de fonte, o coração batendo, dentro de mim e na página também, a logo, a ideia de contar tudo que estou vivenciando aqui na frança sem esquecer minhas origens de garota latino-americana, minha paixão por gastronomia... só não sabia que seria vermelho. e ça marché bien!
o blog é meu escape. é uma extensão do instagram, tudo que rola num é visualizado no outro.

made with ♡ since 2021

* carinhoso do pixinguinha

September 15, 2023

voltei a correr!!

 


voltei a correr!! 🏃‍♀️
exercícios respiratórios reprogramam o cérebro. 1 mês. quase 4 km em 40 min. levinho. pra fazer bem pro corpo e pra alma.

September 12, 2023

ilha de porquerolles, hyères, mar mediterrâneo.


 

ilha de porquerolles, hyères, mar mediterrâneo.

há tempos, tempos mesmo que vi uma foto desta ilha. ficou na retina. pedi pro philippe me levar. muitas demandas. idas a outros lugares. e fomos deixando de lado. ficou bem guardada a ideia de um dia pegar o barco e atracar neste atoleiro*.
philippe reservou o barco. saímos cedinho de casa. pegamos a estrada. philippe escolheu um outro caminho. ficamos apreensivos por conta do horário do barco. marinheiros de primeira viagem. atrasamos. chegamos e embarcamos. navegar até a ilha já vai dando uma perspectiva da coisa toda. terra à vista!
a cidadezinha é cozy-cozy. simples. tem uns hotéis chics, claro. fomos caminhando... paramos para um suco de laranja naturrral e um croissant quentinho. compramos água e seguimos para a praia de notre dame. descemos uma escadaria rústica de madeira e toquei no mar. merci nossa senhora!
o mar que amo tanto e que faz falta até não poder mais. e vou podendo. não sei o que senti. uma mistura de araruama, angra, rio das ostras, marataízes, ilhabela, búzios. tudo junto. infância, adolescência, adulta. plenitude. não consegui ficar um minuto longe do mar. vi peixinhos. abri os olhos debaixo d'água. não fazia isto há tempos. vi nuances de turquesa. cor favorita.
voltamos pra villa pra comer alguma coisa. aqui os restaurantes fecham cedo. um indicado funciona em tempo integral. il pescatore. philippe escolheu mexilhões com frites. segui o conselho. com vinho branco junto. perfeito, mais? impossível.
barco. volta longuíssima. casa.
exaustos!!

* a palavra "porcarius" acompanhada do sufixo diminutivo –ola no plural deu o nome de "porcairolas", que quer dizer pequeno chiqueiro, atoleiro e é nome da ilha de porquerolles. 🏝

September 06, 2023

aix ~ petit paris

 


o que mais gosto quando vou a aix com philippe? a estrada. desta vez, na volta, fomos surpreendidos com o sol. por volta das 8 da noite. ele lá ao longe. e a gente indo em busca dele pra registrar o momento. escolhi esta. pra eternizar.
ir à aix é sempre um prazer. a estrada é linda. os vinhedos nesta época estão abarrotados de uvas. a colheita está próxima. campos infinitos. plantações. bergeries. são casinhas de pedras abandonadas pelo caminho. e oliveiras.
a cidade está tranquila. as férias acabaram. tem sempre gente. me sinto em paris. aix como já disse milhões de vezes é chamada de petit paris. tudo é caro, caro demais. não sei como as pessoas aguentam. como somos apaixonados por casa passamos sempre na zara home, maison du monde e caravane e uma outra lojinha de decoração perto que não sei o nome. não deu pra ir na caravane nem na lojinha. philippe estava exausto.
voltamos e recebemos este belo presente.
🌞

September 05, 2023

french touche

 


touche
toque
substantivo feminino

Órgão de uma máquina, de um dispositivo, sobre o qual se atua por pressão ou por contato com um único dedo para controlar uma ação, um ajuste, uma seleção, etc.

Como um pintor coloca a tinta no suporte com o pincel; resultado da pincelada.

Literário. Maneira pessoal de um escritor, de um criador, de um artista: Reconhecer imediatamente o toque de um autor.

Pequeno detalhe que no conjunto traz uma nota particular: Um toque de arcaísmo num romance.

Familiar. Fascínio, tipo de pessoa: que toque engraçado ela tem!

🌱🌿🍃 Larousse

September 04, 2023

FONA/FLORA

 


primeira, primeira não, segunda receita que faço do julien sebbag. básica. saladinha de tomates coloridos. o que fez a diferença foram os tomates, lógico. estes são da feira, têm gosto, têm sabor e são suculentos.

receita da FONA/FLORA. um carpaccio de tomates coloridos, parmesão e pinoli

4 tomates coloridos
fio de azeite
1 tampa de vinagre blanc (usei rouge)
1 pedaço de um bom parmesão (usei emmental)
8g de pinoli (usei amendoas)
folhas de manjericão frescas
sal grosso de guérande (usei flor de sal)

corte os tomates e coloque na bandeja alternando as cores
coloque azeite, vinagre e sal
coloque o parmesão ralado, as folhas de manjericão e os pinolis tostados

🍅 fonte livro AUTODIDACTE

September 02, 2023

AUTODIDACTE

 


AUTODIDACTE. de acordo com o larousse, é quem aprendeu sozinho, sem professor. e pelo julien sebbag é quem aprendeu a fazer uma cozinha sensivel e benevolente.👨‍🍳👩‍🍳