January 31, 2025

January 29, 2025

encontro marcado

 


🎯 encontro marcado

com a lu (minha amiga da faculdade) em botafogo. ontem. peguei o metrô. desci na 2a parada. muitas saídas. peguei a voluntários da minha pátria. quando desci... surpresa! montão de gente pra todo lado. hora do rush. barzinhos brilhando. parecia um rio que tinha conhecido um dia. como fui mais cedo por conta da minha queridíssima ansiedade, fui dar um rolé. passei pelo estação (cinema) e rememorei tempos bacanérrimos de filmezinhos cults em salas quase exclusivas. depois, como não poderia deixar de visitar, entrei na livraria da travessa. tenho um amor infinito por este reduto cultural charmoso. sonho um dia em poder entrar e comprar no minimo uns 10 livros, com um de gastronomia incluso na lista, claro.
encontrei com a lu. quase 20 anos que nos conhecemos na gama filho estudando administration. cada uma seguiu seu rumo mas nunca deixamos de nos ver/falar. disse pra ela que foi a melhor coisa da faculdade. ela escolheu um barzinho descolado. pediu chops e eu uma limonada suíça por não poder estar bebericando no momento 😞. conversamos pencas. não percebemos a hora. de viagens, amores, mundo como está, lugares pra se ir, familia, bichos... e a gente não parava... trocas de experiências, de pov, de carinho que temos uma pela outra. pedi pra gente comer carne seca. fiquei mais regional nesses últimos tempos. sobremesa de chocolate com sorvete que dei uma provinha e fim de um programinha-legal. uber e home sweet home.

🎯 marcamos outros encontros

January 27, 2025

chove chuva chove sem parar

 


* chove chuva
chove sem parar ☔

previsão de chuva e tempestade para pelos menos uma semana inteira. o calor está insuportável. rio 50°. inventando histórias pra poder (re)escrever a minha rotina. a propósito: lendo finalmente "parem de falar mal da rotina" da elisa lucinda** que sempre quis ler. bebericando alguma coisa pra aliviar a barra. admirando plantas; dei pra isso agora. em vez de ver coisas pelas ruas fico olhando as plantas. acho que foi depois que fui morar no campo. saudade da frança na teoria e na prática. sempre degustando novos sabores pra atiçar a bendita criatividade. baixo astral com o mundo. também pudera, né? fazendo planos pro carná (carnaval, abreviado pelo mestre jorge ben* (a frase de abertura também é dele)). cooper chiquezinho em ipanema…

** sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final! (só de sacanagem)

January 26, 2025

azeite aromatizado

 

🫒 🥖🧄
e o azeite aromatizado ficou booommm no pão de campanha dourado na frigideira e com alho passado levemente

January 24, 2025

fui correr em ipanema hoje.

 


fui correr em ipanema hoje.

8 hora da manhã. mormaço bom. mais confortável. corridinha básica. praia cheia. calçadão com gente de todo lado. bonito-de-se-ver. sempre que corro penso que sou eu, somente eu, meu corpo e o planeta, terra, asfalto, ar, tempo, clima, visual, tudo enfim. respirar e soltar o ar pela boca. movimentos compassados. hoje teve musiquinha. the cinematic orchestra. quando tocou "a caged birds/imitations of life" cantei junto e movimentei as mãos no ritmo. devem ter me achado maluca. assumida. me despedi com uma boa água de coco da feira de sexta na praça nossa senhora da paz. caminhei um pouco. e senti saudades. de antes. de ipanema. da vida. de como ela era. 👣🌎

January 22, 2025

tô me guardando pra quando o carnaval chegar*

 


tô me guardando pra quando o carnaval chegar*

🪄 top feito pela mãe e bordado por mim. tenho vários no mesmo modelo. foi uma das clientes que a mãe teve que trouxe de paris e ela tirou a modelagem. o caimento é perfeito. nunca encontrei nada parecido. mãe que escolheu coser. ela ama rosa! e toda vez que vejo a cor lembro dela. as mulheres ficam mais bonitas de rosa, ela comenta sempre com toda a propriedade de quem costurou a vida inteira. bordei com lantejoulas fazendo um efeito furta-cor com o tecido e a renda. faltou a flor que a mãe escolheu no ano passado nos mesmos tons e me deu de presente. tô me guardando pra quando o carnaval chegar. e este ano vai cair em março, no comecinho do mês.

* música do chico buarque

January 21, 2025

futuro ancestral

 


realista esperançosa 💚

depois de assistir fragmentos do discurso do trump no jornal enquanto a mãe estava vendo tv e de ver o vídeo da rita von hunty sobre a crise ambiental. onde ela chegou a falar sobre o livro do krenak, futuro ancestral. fui ler/reler com uma urgência absurda. tinha o livro em formato digital (disponível na internet free!). indico.

January 20, 2025

mudar: método

 


mudar: método

pequenas reflexões que senti ao ler o livro do édouard louis.

todos nós tentamos mudar no meio de nossas vidas. ele tentou bravamente. e conseguiu. e sentiu saudade do que ele tinha sido. tenho saudade de mim. ouvi isto outro dia. de como construí minha história.

o livro é cru-seco-dilacerante-real-massacrante-obstinado-franco e acima de tudo verdadeiro.

leia.

🌄 "é por uma paisagem que nos apaixonamos quando conhecemos alguém, não por uma pessoa, por uma paisagem com seu próprio cenário, sua geografia, suas especificidades."
gilles deleuze

January 18, 2025

terra estrangeira

 


terra estrangeira

… não depende do lugar, quanto mais o tempo passa mais eu me sinto estrangeira, cada vez mais eu tenho consciência do meu sotaque, de que a minha voz é uma ofensa pro ouvido deles. sei lá… (fernanda torres é a alex no filme).

vi o filme. noir. chocante! com sotaque de uma meio carioca vinda de brasília. mas é são paulo que aparece no filme. não consegui rememorar como passei pelo plano collor. acho que bloqueei. o casting é fascinante. tudo impacta. nos sentimos perdidos o tempo todo. portugal (não) é uma extensão do brasil. e não somos bem vistos por lá pa. nem os africanos. somos estrangeiros. como sinto isto na pele o tempo todo termino cantando vapor barato, baby.

🖤🤍 foto da praia em estoril de 2017 quando fui conhecer a terrinha com o philippe

January 17, 2025

azeite aromatizado

 




azeite aromatizado

fui preparar... usei as mesmas ervas que pego no jardim da casa na frança e deixo secar. alecrim, tomilho, e uma folha de louro rasgada. não usei o funcho. escolhi ervas finas, não encontrei ervas de provence nas casas pedro, deve existir em outro lugar. temperei com flor de sal e pimenta preta moída na hora. pra dar um gosto diferente finalizei com pimenta rosa em grãos. não aqueci o azeite, deveria, o sabor se acentua mais. escolhi a garrafa de azeite sabiá, protege o óleo por ser escura, tirei o lacre, esterilizei e aproveitei a cortiça de outra garrafa. não tive coragem de tirar a etiqueta. foi um dos melhores azeites que já provei. e brasileiro! pena que é caaaro. usei outro, italiano, san francesco. o duro vai ser esperar pelo menos uma semana pra degustar. continuo apaixonadíssima por azeite!

🫒🌱🌿🧂🌶️

January 16, 2025

bolo de tapioca granulada

 


bolo de tapioca granulada

⚪ coloque na panela 4 xícaras de leite integral para ferver

⚪ despeje o leite em um bowl

⚪ acrescente 2 xícaras de tapioca granulada, é a de grãozinho. mexa um pouco. deixe 10 min. fica encharcado. mistura mais. cuidado pra não empelotar. coloque aos pouquinhos

⚪ adoce com 2 caixas de leite condensado

⚪ ½ xícara de coco ralado seco ou natural
200 ml de leite de coco
½ xícara de leite em pó
misture tudo. apertando. use o fuê

⚪ coloque uma pitada de sal (dica da mãe)

⚪ coloque em uma assadeira. use óleo na forma

⚪ cubra com papel filme

⚪ leve à geladeira por 6 horas

⚪ tire o papel filme. passe uma faca em torno inclinando a forma e desenforme

⚪ finalize com coco em flocos úmido e adoçado

⚪ sirva com um filete de leite condensado



🤍 
m
ãe fez outra receita. veja em 7 março

January 15, 2025

NADA funciona e NINGUÉM sabe porquê

 


A TEORIA, é quando a gente entende TUDO e NADA funciona.
~.~

A PRÁTICA, é quando tudo FUNCIONA mas A GENTE NÃO SABE porquê.
~.~

AQUI, conseguimos os DOIS: NADA funciona e NINGUÉM sabe porquê.


⏳ postado há 10 anos e repostado hoje...

January 13, 2025

antúrio: história

 


🪴 antúrio: história

presente pra mãe há um tempinho atrás. cheguei e ele não estava legal. a planta não tinha as flores coloridas, estavam verdes. tratei de colocar mais perto ainda da janela pra poder pegar uma bela brisa e o calor do sol da manhã. deu certo! ela foi se avermelhando toda. nasceram novas folhas. as flores não são os corações vermelhos e sim os pontinhos que surgem na haste amarela. boas energias!

January 12, 2025

batida de coco

 


continuo no coco. batida de coco feita pela carla, namorada do meu primo dudu, semana passada, em um almocinho maneiro aqui em casa. ficou perfeita. nunca fiz. tinha o hábito de beber umas e outras no osvaldo, lá na barra. põe tempo nisso! ainda existe. que bom! vi no oráculo google. a gente ia com a turma beber na joatinga. eram outros tempos... voltando à batida, fui pesquisar a receita pra fazer um dia. fiquei curiosa por conta do leite de coco caseiro. boa dica. existe pecado do lado de baixo do equador!

batida de coco

ingredientes
⚪ ¾ de xícara (chá) de cachaça
🥥 200 ml de leite de coco (de preferência caseiro)
🥛6 colheres (sopa) de leite condensado
🧊cubos de gelo a gosto

preparo
🥄 no liquidificador coloque todos os ingredientes e junte cubos de gelo a gosto (quanto mais gelada estiver a batidinha melhor, mas tem que ficar cremosa e não diluída). bata bem para misturar os ingredientes e triturar o gelo. sirva a seguir.

🥥 bater o coco fresco com água e coar. pode preparar a mais e congelar por até três meses. e basta provar uma vez para nunca mais querer usar o leite de coco industrializado.

fonte: panelinha

January 11, 2025

beber uma água de coco é bom

 


daqui a 3 dias, 2 meses no rio. confeccionei vinaigrette com azeite brasileirinho. artes pra amenizar a vida. aulas de yoga: ganhei uma foto da professora que quis muito ter. não deu pra continuar. fiquei triste. muitas demandas. mas vou quando tiver perto de partir pras despedidas. decorações pra casa como hobbie. mesmo de longe a frança me fascina: gisèle pelicot, édouard louis e por último mas não menos importante, philippe. assumidamente gourmande: nuts, cafés, espumatezinhos, conservas de queijos, sardinhas temperadinhas. natal, como disse, simples-e-bonito. listinhas de pretensões para o ano (friendly reminder). 2025: novas perspectivas. plantei a begônia, não é que ela pegou! primeiros olhares. ainda estamos aqui com coragem.

🥥 beber uma água de coco
é bom

passar uma tarde no rio
ao sol que arde no rio
ouvindo o mar do rio
falar de amor no rio

January 10, 2025

Um café e um amor… Quentes, por favor!

 


Um café e um amor… Quentes, por favor!
Sem excessos de doçura ou amargura.
Forte
Doce…
Que ambos façam meu coração acelerar.
Que me mantenham vivo.

Um café e um amor… Quentes, por favor!
E que de nenhum deles eu sofra de vício,
Mas que de ambos,
Eu possa me dar ao luxo do hábito

Um café e um amor… Quentes por favor!
Pra ter calma nos dias frios (e de ver
ão).
Pra dar colo
Quando as coisas estiverem por um fio.

E que eles nunca tenham gosto de ontem
Nem anseiem pelo amanhã
Que me façam feliz nesse agora,
Que me abracem pela manhã.

Caio Fernando Abreu

☕ café, bolo e poesia no meio dos meus dias

January 09, 2025

sardinha em azeite

 

sardinha 🐟

encontrei na casa das natas. uma lojinha portuguesa perto de casa. o rapaz que vendeu disse pra colocar salsinha e cebolinha pra servir como brusquetas. é assim que preparamos aqui, comentou ele com toda propriedade. segui os conselhos. estava uma chuvarada e acabei comprando os temperos orgânicos em uma lojinha de produtos naturais das antigas.

fiz a entradinha com esmero. coloquei um pouquinho de azeite espanhol, aceto italiano, pimenta preta moída na hora vinda da áustria (li o rótulo da embalagem) e flor de sal francesa das casas pedro que é do líbano e vende produtos árabes 
(confirmei na loja).

-- giríssimo!! degustamos mãe e eu. faltou o philippe como meu crítico gastronômico favorito.

January 08, 2025

você me abre seus braços e a gente faz um país

 


Meu mundo você é quem faz
Música, letra e dança
Tudo em você é full gás
Tudo você é quem lança
Lança mais e mais e

Só vou te contar um segredo
Não, nada
Nada de mal nos alcança
Pois tendo você meu brinquedo
Nada machuca, nem cansa

Então venha me dizer
O que será da minha vida, oh
Sem você

Noites de frio, dia não há
E um mundo estranho
Pra me segurar
Então onde quer que você vá
É lá, que eu vou estar
Amor esperto
Tão bom te amar

E tudo de lindo que eu faço
É, vem com você, vem feliz
Você me abre seus braços
E a gente faz um país
Você me abre seus braços
E a gente faz um país

Fullgás
Antônio Cícero e Marina Lima
1984

foto do rodrigo penna no bailinho do morro da urca

🎼🎵🎶

January 07, 2025

A CORAGEM ABRE PORTAS

 


A CORAGEM
ABRE PORTAS

vi no go, writers que por sua vez encontrou no o poema ensina a cair, e este informou que a foto foi tirada pela joana m c gama em veneza na itália. um abrindo a porta pro outro. com coragem. 

💥 ahhh esses muros com escritos em francês... me manque quelque chose ou personne. sinto falta de algo ou de alguém.


January 06, 2025

ainda estamos aqui

 


ainda estou aqui ganhou o globo de ouro
o brasil ganhou também
o rio de janeiro foi premiado
a família brasileira do final dos anos 60 e início dos 70 foi mais do que homenageada
o cidadão brasileiro foi condecorado
o trabalhador brasileiro foi lembrado
as novas gerações se emocionaram
ainda estamos aqui
vencemos!!

🏆 obrigada a todos que criaram um filme lindo

📸 foto com meus pais no rio em 68

January 05, 2025

o primeiro olhar

 


sempre que chego em um lugar pela primeira vez (outras vezes também vale) o que mais gosto de fazer é registrar o primeiro olhar, a primorosa sensação de estar em um lugar onde nunca estive antes, (ou já), the first sight, le première regard; fazendo valer o conselho do meu muito querido Dalai Lama “uma vez por ano, vá a um lugar onde você nunca esteve”, (ou volte para um lugar que você goste muito). este sentimento me acompanhou e está comigo por toda a vida. é uma ode ao amor puro, ao impacto inicial, a batida perfeita, a pulsação, os nervos à flor da pele, as borboletas na barriga, o brilho dos olhos, o sorriso verdadeiro, a vermelhidão no rosto, a mão gelada e suando frio, as pernas bambas, o arrepio, o corpo por inteiro se apaixonando por alguém, algo ou algum lugar.

-- sempre vou registrar este primeiro encanto. sempre.

praia de ipanema e leblon hoje, domingo, pela manhã, nublado, o sol resolveu aparecer quando estava voltando

texto escrito em janeiro de 2022 e reescrito hoje

🌅✨

January 04, 2025

édouard louis

 


📖 édouard louis. vi que ele participou da última feira literária de paraty -- flip. assisti a uma entrevista dele no roda viva sem precisar ler as legendas. entrei no seu instagram. e me apaixonei. seu francês claro, suas posturas de vida, as críticas ao mundo contemporâneo... curiosidade ao máximo. o livro "mudar: método" foi indicado pela revista trip. lá fui eu em uma livraria aqui perto de casa que continua funcionando. "instante do leitor". me lembra muito as livrarias antigas que costumava ir e passar um tempo em off. não entendo porque muitas fecharam. nunca vou entender.

📚 mas voltando ao édouard, vou ler com atenção plena. depois comento. é bom saber que a frança me faz bem mesmo de longe. acho que são as conexões, os laços, as afinidades.

🔖 mudança: em processo

January 03, 2025

presente de amiga

 



🎁 presente de amiga

🫒🟤🟡 azeite, lentilha e grão de bico

🫙 do azeite fiz esta bela conserva com mussarela de búfala, acrescentei flor de sal, pimenta preta moída na hora, pimenta rosa e orégano.

🥗 a lentilha e o grão de bico viraram uma salada. descobri a receita por total acaso no receitas.globo. leva quinoa, bacalhau e camarão. imaginei a mistura na boca, os gostos.

💭 fiquei com um sentimento bom, sussurrei baixinho... essa minha amiga deve saber que sou apaixonada por gastronomia! e esse foi o jeito que encontrei de agradecer.

January 02, 2025

1° dia do ano de 2025

 


🪴 1° dia do ano de 2025

replantei a begônia. me fez bem pegar na terra direto sem luvas (a gente deveria lembrar sempre que veio da terra). me apaixonei por ela. vi a planta passeando pelo rio com o philippe. em um desses quiosques de plantas. na gávea, na praça santos dumont. linda. enorme. cara. ganhei de presente uma muda do philippe e ele plantou pra mim. ela precisa de drenagem. usei argila expandida na base do vaso, forrei com tnt, e coloquei cascalhos misturados com a terra. poderia ter usado fibra de coco, fica pr'um outro replantio. muita água. e um pouco mais diluída em fertilizante. regar umas 2 vezes na semana. não se deve borrifar as folhas. elas não gostam de sol, mas precisam de luz indireta. as flores da begônia são brancas, com miolo amarelo e pequeninas. – que a planta pegue e dê flores-belas!

January 01, 2025

a perspectiva é a melhor parte

 


a perspectiva é a melhor parte

la perspective est la meilleure partie

the perspective is the best part

li esta frase há muito tempo. foi em algum txt da julia roberts. guardo no coração e sempre lembro nas viradas de vida e de anos. tem a ver com arte. remete a um olhar mais amplo. expectativas. esperanças. sonhos...

🌅 um 2025 com lindas perspectivas!

🏖️ foto da praia de ipanema fev 2024