March 31, 2025

when i'm sixty-four. not yet. sixty

 


when i'm sixty-four. not yet. sixty

60 anos no planeta terra. celebrados sábado com o philippe. tínhamos mil planos. nada confirmado. passamos na casa da minha sogra e da cunhada para dar uns bisous. foi bonito!

escolhemos voltar a um bistronomique em arles que fomos há muito tempo atrás. la gueule du loup (a boca do lobo). fica numa ruela estreitinha, bem escondidinho. a 1a vez foi ideia do philippe. guardei porque ficamos perto de uma cozinha aberta. por conta da minha paixão por gastronomia não esqueci mais. ontem escolhemos o cardápio do dia: bolinhos fritos feitos com batata e curry (acho), uns rolinhos de alho poró tipo sushi com vinagrete, sépia com batatas bolinhas bem temperadinhas e sobremesa com pera, merengue, pipocas caramelizadas crocantes e mel em volta. vinho tinto pichet (carigan/grenache). tudo décontractée (casual) como eles mesmos se apresentam. 

pra fechar passamos por uma doceria perto, na mesma ruazinha. fica no lado oposto do la gueule. pâtisserie poudevigne. compramos um bolinho de pistache, um crocante e os famosos oreillettes, uns biscoitinhos fininhos, crocantes, com açúcar de confeiteiro. para à noitinha. tudo deliciosamente doce, e não muito doce. 

mensagens e vídeos da mãe, do pai, da família, dos amigos! amo tecnologia. obrigada pra todo mundo.

em casa, por conta do vento forte, filminho. o conde de monte cristo. com pierre niney de conde. vi o trabalho dele no filme do yves saint laurent, ele era o próprio. recomendo.

bateu uma sensação de que tudo é efêmero, frágil, passa. agora me flagro tentando guardar o momento presente como se ele estivesse me escapando... 🍷🍷

~ foto tirada pelo philippe

March 28, 2025

le brillat-savarin igp

 

o destaque é para o queijo. brillat-savarin. sonho antigo. compramos ontem no mercado e degustamos à noite.

opinião: melhor queijo que já comi na vida!

🧀 le brillat-savarin igp
queijo cremoso elaborado desde a época medieval, o brillat-savarin tem a indicação geográfica protegida (igp). reconhecimento ao saber fazer queijeiro dos terroirs franceses.
este queijo de pasta mole e casca florida é produzido desde o sudeste da borgonha até o centro de seine-et-marne. feito a partir de coalhada láctica com o leite enriquecido com creme de leite de vaca.
pode ser apreciado frio ou quente.
o nome é uma homenagem a jean-athelme brillat-savarin (1755-1826), um grande burguês que aderiu às ideias da revolução, que se tornou alto magistrado e depois legislador. de volta à rotina normal após um período de exílio, trabalhou extensivamente na obra culinária que o tornou famoso, a “physiologie du goût”. publicada dois meses antes de sua morte, em 1825, foi na segunda publicação, em 1838, que esta obra obteve imenso sucesso.

agriculture.gouv.fr adaptado

March 27, 2025

começar de novo

 


viagem. praticamente um dia inteiro. sempre é bom ir pro aeroporto com algum tempo de reserva técnica. nunca se sabe. o cara maneiro do táxi que pego sempre teve que indicar uma outra pessoa por conta de contratempos. gente boa também. graças! e lá vou eu pela linha vermelha rezando. detesto passar no free shop, parece que alguma pressão nos obriga a consumir. pego meu chocolate e uma água. paradinha no palafita, última degustação brasileirinha pra aquietar minha alma carnavalesca. voo tranquilo. chegada emocionante. todo mundo deve ter passado por isto. controle de segurança pra verificar o passaporte, vistoria por conta da ameaça de terrorismo. e pouco tempo pra chegar ao portão de embarque longe pra caramba. fiquei bem quando sentei na cadeira do avião. vejo o mediterrâneo e me sinto um imigrante. LOVE marseille. philippe com um arranjo de plantas tropicais -- ave do paraíso, strelitzia. pensei que tinha me enganado de rota. casa. 🍷🍷

começar de novo e contar comigo
vai valer a pena ter amanhecido

a foto é da isabel becker que conheci nos tempos do carol. tinha um quadro onde amava tomar um café. ela retrata de um jeito bem peculiar a cultura francesa e a do rio/brasil. salvei em screen capture.

March 23, 2025

eu tô voltando

 


pode ir preparando baguette com azeite de casa, queijos e vinho branco geladérrimo 
eu tô voltando

4 meses e alguns dias
no rio, na cidade da minha vida 
boa acolhida ao chegar 
eventos rolando legal 
agenda burocra pra resolver
e filminhos 
lar salgado lar 
saidinha boa com amigas e amigos (alguns não pude ver), primo e namorada do primo 
comidas e bebidas típicas do meu país tropical 
cafés gourmands (não eram gourmands de verdade mas inventava que eram) 
yoga na praia. uma das coisas mais lindas que tive! 
plantando na terra que escreveram um dia que tudo dava 
azeite top de linha made in brazil 
poesia como alento 
fé, muita fé mesmo, em deus, buda e universo e pé na taba 
pãezinhos, espumantes, souvenirs e cultura franceses (ou inspirados neles!) pour me faire du bien
festas de fim de ano com a mãe 
vi o pai e sua família depois de um tempão (6 anos)
perspectivas para um novo tempo 
corridas ao ar livre. demaixxx!!!
pequeno sobressalto: atropelada por uma trotinete. ai! 
descobridora de novos (antigos também) lugares por perto 
revivals inesquecíveis 
arte pra nunca me bastar 
carnavália com oscar e bloquinho maneiro
ahhh não usei o top laminado customizado com paetês!! é pra regressar um dia
porque eu tô voltando!

~ foto tirada pela professora de yoga

March 22, 2025

A gente vai levando

 


Nas amizades que nascem
A cada dia, a cada hora, em cada canto
Vem sempre a esperança que nos falta
Para em prantos enfrentarmos esse mundo a nossa volta.
Esse mesmo mundo que
Condicionando
Castrando
Explorando
Torturando
Matando
A gente vai levando

Porque ontem foi o dia da poesia. E esta faz parte da minha história de vida. Sei de cor desde de quando era pequena. Na foto a Lu e eu há um tempo atrás. Nos vimos ontem no amarelinho na cidade. O mundo mudou. E a gente continua tentando levar ele da melhor maneira.

Em tempinho: não sei o autor da poesia, amaria citar

March 21, 2025

begônia

 



🌱 e aí a begônia que plantei no 1° dia do ano parecia que tinha morrido. como não é bom ter planta desse jeito em casa fui plantar outra. coloquei uma manta de fio de ferro no fundo do vaso pra ver se ajuda no escoamento da água. deu trabalho. mas ficou bonito no fim. e, ah!? a planta que falei no início não tinha morrido. quando fui tirar a raiz havia um pequeno brotinho nascendo. não tive coragem de me desfazer dela. tratei de plantá-la em um vaso pequenino. que seja bela!

March 19, 2025

vinhas

 


delicioso (quase) início de estação nas vinhas 🌱.

foto enviada hoje pelo philippe 💚.

March 18, 2025

perfect days

 


next time is next time
now is now

perfect days

⛩️ não sei o porquê mas sou encantada pela cultura oriental

March 16, 2025

arpoador

 


🇧🇷
quando tem que acontecer, acontece. encontro com a milly e o joca. todo mundo lá do caroline café. saudades, muitas! uns bons anos se passaram... fomos ao arpoador. café da manhã. dia perfeito (pensei que fosse chover e não). escolhemos a varanda. conversamos sobre a vida. tem coisa melhor do que falar dela, da vida? olhar pra trás e achar que valeu (mermo) a pena. o coração bateu forte. todos os 3 apaixonados por gastronomia. a milly é a minha guia de turismo no rio. a cidade mudou, não a conheço mais. ela sabe de cantinhos specials do jeito que gosto. descolados. o joca era dj e agora trabalha com assessoria de imprensa divulgando restaurantes em evidência. melhor companhia - impossível! degustamos crepe, pão de queijo e misto quente. o café coado estava perfeito, com gosto de café de casa e suco de frutas tropicais. registro de nós com o morro 2 irmãos e a pedra da gávea de pano de fundo. uma cidade que tem gente maneira. uma cidade que amo. me fez falta: philippe.

March 15, 2025

miam miam

 






🍰 um pouquinho da cozinha franco-belga no rio. no leme. não me lembro como descobri. recordo um almoço há muito tempo atrás no eça, na cidade. fechou. e o chef abriu uma mercearia que deu vontade de ficar. pedi a sugestão de um docinho. não resisti e provei os pequeninos logo que voltei com um bom café. pistache e limão. leves e não muito doces. miam miam. depois comento o fondant feito com chocolate belga. merci frédéric d’maeyer!!

-- o fondant é sensacional!!

March 13, 2025

café com docinho à tarde

 


🖤☕
4 meses. vários, muitos, cafés. vício meu de cada dia. lugar favorito perto de casa. os produtos são artesanais, orgânicos, bios. faz gosto. momentos meus de reflexão. paz no meio desta cidade que ficou grande demais pra mim. descobri com o philippe há um tempo atrás. fomos surpreendidos por um padeiro que aprendeu seu ofício na frança. philippe já ficou logo todo cheio de orgulho. degustamos e adoramos. viramos fãs. somos obrigados a parar sempre ao passar. é uma tradição: café com docinho à tarde. o lugar? primavera dos pães.

March 11, 2025

luz colorida em casa

 


💡💜✨
luz colorida em casa
traz boas energias
e foi idealizada para praticar yoga

OM TARE TAM SOHA

March 10, 2025

Tá Escrito. O ano começa hoje.




Tá Escrito. O ano começa hoje. Basta acreditar que um novo dia vai raiar Sua hora vai chegar

Xande de Pilares esquentando o Salgueiro
❤️ Pisei na avenida uma vez nesta escola!!


https://www.instagram.com/p/DHBofPnRPGD/

March 09, 2025

March 07, 2025

cuscuz de tapioca

 


depois de inúmeras tentativas de preparar um bom cuscuz de tapioca conseguimos! tentamos receitas com calda de coco queimado, outra com leite e a de ontem com água. a teoria do simples bem feito ganhou mais uma vez.

receita
ingredientes e preparo (xícara = 240ml)

300g (ou 2 xícaras de chá) de tapioca granulada (específica para cuscuz)
300g (ou 1 e 1/2 xícaras de chá) de açúcar
750ml (ou 4 xícaras de chá) de água
200ml (equivalente a 1 vidro) de leite de coco
1 pitada de sal
coco ralado fresco e leite condensado à gosto

1 usar uma forma retangular ou um bowl

2 ingredientes secos
começar adicionando a tapioca granulada, açúcar refinado e uma pitada de sal
misturar muito bem esses ingredientes para quando for misturar a parte líquida

3 adicionar o leite de coco
colocar a água em temperatura ambiente aos poucos
é muito importante que ele esteja em temperatura ambiente

4 tampar a forma ou o bowl
deixar descansando por uns 15 minutos e depois mexer novamente
após 15 minutos a água se separa dos ingredientes secos
misturar tudo de novo para que fique tudo uniforme e com a mesma textura
depois de mexer novamente alisar a superfície com a espátula
deixar descansar por mais ou menos umas duas horas

~ usei coco ralado fresco na massa

5 pode guardar na geladeira após esse período
o cuscuz fica firme e macio

6 colocar o coco ralado fresco
servir com leite condensado

🇧🇷 mais brasileiro impossível!

March 05, 2025

pra tudo se acabar na quarta-feira

 


pra tudo se acabar na quarta-feira

bloco bagunça meu coreto ontem, terça-feira gordinha, na praça do santo que salva a gente, com a mãe, selma e verinha. pincelada de glitter nos olhos. uma heineken perfeita na mão. sambinha no pé e na voz. e um monte de saudade de tudo que passou e do que virá. ah! e philippe no coração. ✨ ✨

March 03, 2025

a vida presta e muito. confie!

 


🇧🇷
tive o inenarrável prazer de assistir a noite do oscar ontem. e o prêmio de melhor filme estrangeiro: and the oscar goes to "i'm still here" brazil (by penélope cruz). vivi essa história. meus pais me trouxeram pro rio no fim dos anos 60. guardo memórias de um tempo revolucionário no mundo. a vida presta e muito. confie! (fernanda torres)

~ foto de 1969 na praia com um primo da família do pai

March 01, 2025

Hoje é carnaval

 


🎭 Foi no carnaval que passou

Eu sou aquele Pierrot
Que te abraçou
Que te beijou, meu amor

Na mesma máscara negra
Que esconde teu rosto
Eu quero matar a saudade

Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval