November 16, 2025

mode stand by

 

mode stand by 🛑

coloquei meu insta e blog em mode stand by.
não consigo criar mais, posts que traduzem o meu jeito de ser, escrevinhamentos como escape, imagens customizadas ou não, ideias que me deparo e gosto de divulgar pelo planeta.
tudo parado.
sempre pensei que seria difícil parar. viciada. habitué da minha própria página. egotrip total. e parei.
sinto uma falta enorme! ainda continuo lendo e peneirando as minhas fontes quentes. de gringo cardia a jr duran, passando pelo nelson motta, rafael tonon, rita von hunty e paola carosella. dos franceses fico com a caroline de maigret que conheci lendo seu livro sobre as parisienses e o in the mood for com fotos incriveis. e outros mais que me fazem um bem danado. me sinto viva.
não sei quando retomarei. se retomarei. quem viver verá.
como a minha paixão por gastronomia é imensa me despeço com a imagem do HIP Paris/Marjorie Taylor* e um dizerzinho maneiro escrito com caneta branca sobre o vidro de uma vitrine de um restaurante, café ou bistrô qualquer que amaria conhecer sobre a importância da tal paixão:

There's a communion of more than our bodies when bread is broken and wine drunk.

Há uma comunhão que vai além dos nossos corpos quando o pão é partido e o vinho é bebido.

M.F.K. Fisher

* Pumpkin Spice Bread from The Cook’s Atelier: A Cozy Recipe for Autumn

October 16, 2025

Cheguei de viagem há 1 semana

 


Cheguei de viagem há 1 semana. 20 horas de lá pra cá. Marselha-Frankfurt-Roma-Rio. Deu pra dar umas alucinadazinhas. Uma por conta da lua refletindo no mar mediterrâneo e outra ao ver a fronteira da Itália toda iluminada à noite (não me lembro se vi está vista da outra vez há muito tempo atrás). Fiquei amiga de uma cozinheira brasileira de Porto Alegre que viajou ao meu lado. Mora em Bolonha. Papo dos bons. Marcamos um encontro para um futuro distante. Rio com tempo nada acolhedor. Viajei pra ver minha mãe que não está bem. Viagem que a gente não quer fazer nunca. Passamos por tudo que todo mundo passa em um momento desses. Nervos à beira de um ataque. Correndo e praticando yoga pra me segurar. Pessoinhas special special dando força. Não sei o que seria sem esse apoio. A vida é frágil. Não temos absolutamente nada. Somos transitórios.

A foto não é minha. Não tirei foto. Nem pensei em tirar.

Detalhe da foto do johny007pan

October 07, 2025

Sino de ferro com galhos de oliveira

 


🔔 Sino de ferro com galhos de oliveira. Uma bela aquisição feita lá na Isle-sur-Sorgue, uma pequenina cidade banhada pelo Sorge, um rio transparente, verdíssimo, de um encantamento só! Consideram a vila como a Veneza da França. Tem sinos de tudo o que é jeito. A gente queria um que funcionasse bem na entrada de casa como uma campainha e para avisar quando é hora de comer, descansar, falar com alguém. Com o tempo ele está ficando mais gasto dando um ar vintage bem típico da região. Boas energias pra aceitar o que passou, pro agora, pra depois!

October 05, 2025

Uma Batalha Após a Outra

 

Uma Batalha Após a Outra. Filmaço. Na telona e com pipoca. Fizemos a reserva e fomos na sessão das 5. Dia de semana (folga do Philippe). Sala praticamente privê. Vi o trailer e pensei nos filmes atuais em que o tempo ultrapassa a ele mesmo. Não tenho paciência, perco o foco. Li a crítica da Lilia Schwarcz. Fui convencida, convenci o Philippe. E curtimos adoidado. O Leonardo DiCaprio combateu o bom combate. A atmosfera do filme remete a um presente assustador. Todo o elenco faz o filme ficar ainda melhor. Gracias Director. Por mais usada que seja a palavra: imperdível. A gente não quer que o filme termine.
A única ressalva é que na França os filmes são dublados, não tem legenda, pode até ter uma sessão do original, mas é exceção. Existe um respeito pela língua, pela cultura francesa. Respeito também. Mas prefiro filmes originais em qualquer língua com legenda (em português, inglês, francês), claro.
🖤🎞️

October 01, 2025

Torta de maçã

 


🍏 Primeiro pedaço da torta de maçã. Vi no TF1 uma reportagem sobre cozinha. Quatre à table : un menu autour des tartes (Quatro à mesa: um menu à base de tortas). Emilie Franzo do Plus Une Miette (Mais Uma Migalha) preparou 3 tortas convidativas. Vou fazer todas! Comecei pela sobremesa. Torta de maçã. Já tinha feito uma parecida. Fui checar por segurança já que no vídeo a receita passa super rápido e não consegui encontrá-la no site. Ela orienta para que seja feita a massa. Usei a massa pronta. Ficou perfeita! Mas acredito que a massa caseira vai além da perfeição.

Receita

- 2 massas folhadas
- 4 maçãs golden cortadas em cubos
- 2 colheres de sopa de açúcar cassonade
- 1 colher de café rasa de canela
- 2 colheres de sopa +/- cheias de maizena
- suco de 1 limão siciliano
- misture os ingredientes com as maçãs cortadas
- deixar macerar no tempo em que o forno esquenta. usei modo ventilação
- lembre de furar a massa com garfo antes
- colocar as maçãs maceradas por cima da massa deixando espaço na borda para virar para cima, cobrir com a 2a massa e fechar bem as 2 massas com os dedos úmidos. lembre de furar também com garfo para a passagem do ar
- pincele 1 gema com um tico de flor de sal (um toque!)
- forno 25 min/200°
- deixe esfriar
- coloque açúcar de confeiteiro peneirado por cima (ideia minha!)
- sirva com sorvete ou creme fresco

September 29, 2025

Maison Carne

 




Dia literalmente fora da curva. Depois de uma semana exaustiva, cheia de pepinos pra resolver, decidimos firmemente ir a Aix. Rumo estrada fora. Philippe pegou uma outra estrada, mais estreita e cheia de vinhedos pelo caminho. Ao adentrar a cidade um trââânsito de louco. Nunca dantes visto. Philippe não gosta. Ninguém gosta. Primeiro estacionamento lotado. Segundo idem. Fomos parar próximo da piscina pública depois de rodar quilômetros. O carro não foi estacionado corretamente. Não tivemos problemas na volta. Graças! Por termos ido parar em outro local entramos por uma rua que nunca tínhamos andado. Demos de cara com a Maison Carne. Nome correto. Como o Philippe é fissurado em carnes entramos. Não tínhamos reserva. O garçom, muito polido, foi checar rapidamente e nos indicou uma mesa. O local me lembrou o CT Boucherie. O único prato servido é um côte de bœuf (1 kg), o cliente escolhe o ponto, claro que nós optamos por saignante (sangrando), fritas perfeitas e uma saladinha honesta. Esqueci do presente inicial: pãozinho dos bons cortado com um paté perfeito servido à parte. Vinho tinto sem dúvida. Fiquei com um modesto pedaço do côte por não poder comer muito. Magistral! E ainda tinha um rockzinho no fundo tocando sem parar. Felicidade nos olhos do Philippe, ele é um glutão! Não comemos sobremesa. Preferimos caminhar e passar no Béchard e escolher uns docinhos. Optamos por marron glacé (já chegaram!) que me remete a Natal, fim de ano, renovações… e uns éclairs, que no Brasil são (não sei porquê) chamados de bombas. Demos uma boa passejada como o Philippe gosta de dizer. A Maison Carne tem restaurantes na França e na Espanha. 🥩🥩

September 27, 2025

Nascer de hoje

 


🌄 Uma semana quase sem postar. Sem inspiração. Crise de identidade. Frio já começou a se chegar mas o sol do sul da França permanece impoluto. A floresta continua a crescer como se não tivesse nem aí pro mundo. Somos desnecessários. Tempo dos frutos. Outono. As uvas foram e serão inesquecíveis! Os figos não vingaram como nos outros anos, ganharemos uma muda de uma árvore vinda da Argélia da irmã do Philippe que a mãe dele está cuidando, provamos um figo roxinho suculetíssimo desta figueira (tomara que vingue!), o limoeiro não deu limão e foram poucas amêndoas colhidas no primeiro ano de produção, o azevinho deu frutinhas que ainda estão verdes, no natal elas se avermelham todas, tem um cotoneaster que não conhecia que dá frutinhas vermelhas. Final de outubro colheita das azeitonas. Quanto significado. Continuo escrevendo sobre a natureza. Escreverei sempre.

Nascer de hoje

Foto sem filtro

September 21, 2025

Mercado São José

 


🟡 Descobri depois que mudei para Laranjeiras. Reduto dos bons. Maneirérrimo! Fui com amigos, com a mãe, sozinha. Adorava o ar largado do lugar. Com o tempo descobri amigos que tiveram negócios no local. Fiquei triste ao vê-lo abandonado. Pirei quando soube que seria revitalizado. Amaria conhecer. Irei um dia com certeza. Tem histórias por trás. Tinha uma pizza deliciosa, um sonzinho bacana. Só me arrependo de não ter provado o pastel de rabada que me disseram que tinha por lá. Rezando pra São José com fervor. Na internet ele aparece como “Petit marché de Saint Joseph des Arts”. Achei um barato! Mundo pequeno.

💛 Mercado São José Laranjeiras Zona Sul do Rio

🟨 Detalhe da foto Cristina Boeckel G1

September 18, 2025

PROCURANDO DEMOCRACIA

 


PROCURANDO DEMOCRACIA

na França, no Brasil, no mundo. Dia de protestos por toda a França

foto 20 minutos

September 17, 2025

Robert Redford

 


Não vi todos os seus filmes. Os que vi ficaram na retina. Já escrevi que um tempo está indo embora. Vou lembrar sempre de você em Out of Africa. Chorei até não poder mais quando o Denys morreu (acho que todo mundo). Levei um susto quando soube de você ontem. Você foi nosso e meu também.

Robert Redford Out of Africa

September 16, 2025

4 anos de blog

 


4 anos de blog

Ponto de Partida. Foi nesse pequeno espaço que o blog começou a existir. Da janela dá pra ver 2 grandes oliveiras, as primeiras da casa, cadeia de montanhas, 180° (na realidade são 360°, mas não dá para ver desta janela, só na varanda), e sol se pondo pelo menos uns 300 dias. Setembro. Esperança. Outono chegando por aqui. Primavera no Brasil. Escrevendo um pouco menos, mas não largo as palavras. Descobrindo textos. Receitas. Imagens. Vídeos longos (não gosto dos breves, me confundem). ARTE. Beau segue firme-e-forte. Às vezes tropeça. Mas segue. Em frente, pro lado, à esquerda, em curvas, rotatórias, retrocede (para poder repensar tudo), freia, acelera… E vai.

Feliz niver boy! ❤️⭐

September 15, 2025

crouton de pão, tomates cereja aos 4 queijos

 


Postei esta receita em meados de 2023. Fiz uma releitura. Deu tão certo que vai o re-post.

crouton de pão, tomates cereja e queijo branco cremoso

INGREDIENTES

1 pão do seu jeito
400 g de tomate cereja (usei metade)
250 g de queijo branco cremoso (usei pedaços generosos de cabra, compté, camembert e bleu)
orégano a gosto
1 dente de alho
sal fino e pimenta preta moída na hora a gosto
azeite a gosto
salsinha picada a gosto (usei manjericão)

MÉTODO

Corte os tomates cereja ao meio e coloque em uma assadeira, tempere com sal, pimenta preta, azeite e orégano. Mexa bem com uma colher e leve ao forno a 200° por cerca de 20 minutos.
Corte o pão ao meio no comprimento, esfregue o alho em toda a extensão do pão (era pra fazer depois de tostado mas achei mais fácil antes) e coloque-o num tabuleiro e, depois de regado com azeite, leve ao forno a 200º durante cerca de 15 minutos para tostar. (deixei menos tempo, 10 minutos ou até dourar)
Coloque porções do queijo espalhadas e espaçadas e os tomates cereja assados ​​por cima. Coloque o molhinho dos tomates por cima também.
Corte a salsa e jogue por cima. Corte o crouton de pão em pedaços. Fica crocante!

🥖🍅🧀🌿🧄🧂🌶🫒🌱
quem fez? fatto in casa da benedetta

September 12, 2025

mais um dia

 

mais um dia

🌄 foto do entardecer feita pelo philippe na praia de ipanema, rio de janeiro, brasil

September 10, 2025

in the mood for

 


dia de protestos na França. sempre soube que o país é de gauche.

🗼 foto in the mood for. céu de Paris às 8:30 da noite. sem filtro

September 08, 2025

Lua cheia

 


🌕

Lua cheia. Ela tem aparecido impávida. Ilumina todo o ambiente de fora e dentro. Desnecessário iluminação. Foto maneira só ampliando. Registro hoje pela manhã. Não resisti. Tempo passando impávido também. Lembro da palavra por conta do hino nacional do Brasil*. Saudades.

* És belo, és forte, impávido colosso

September 06, 2025

begônia

 


Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.

Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.

Thiago de Mello
um dos estatutos do poema "Os Estatutos do Homem"

💮 cresci com este poema escrito no caderno. favorito! ainda mais depois que descobri que o escritor era amazonense (como meu pai) e morava por lá. foi uma prima que me deu, minha amiga de infância. o mundo está a precisar de flores de poemas de poesia.

💮 begônia deu flor! e tem no rio também!

September 05, 2025

September 03, 2025

céu na terra

 


🟡🟠🔴

Foto ampliada ao máximo. Não gosto muito porque perde nitidez. Sem filtro. Quis captar a intensidade do céu na terra. Manhã bem cedinho. Foi num dia desses que a vida dá pra gente.

August 31, 2025

verissimo em paris


post do meu extinto facebook de quando vim para estas terras do norte.

boa lembrança do Verissimo. 🤍

a foto com certeza é da Manon21life 

August 30, 2025

colher as uvas

 

🍇 Contagem regressiva para colher as uvas. Acredito fervorosamente que foi uma das coisas mais bonitas que imaginei para o planeta terra. Passava pelas plantações de uvas e sentia o poder delas. Falei pro Philippe pra gente plantar. Ele topou a plantada na hora. Não imaginava que em 6 anos veria isto. Pensei que levaria muito tempo mesmo para ver isto tudo. Me inspirei na casa de uma francesa. Pensei na mão alcançando as uvas facilmente no meio de um encontro, um almoço, um apéro*. E elas são docinhas! Cada vez me sinto mais perto da natureza.

* O apéro ou aperitivo é por definição o momento antes do jantar em que apreciamos um copo de uma bebida alcoólica ou não alcoólica e algo para beliscar. (surlesentierdesbergers.fr)

A foto não é do dia de hoje. Tirada ao amanhecer.

August 27, 2025

Quiche de pimentões pequeninos 🌶️

 

Quiche de pimentões pequeninos 🌶️

Comprei os pimentõezinhos no mercado domingo. Pensei em fazer algo special com eles. Consultei a Elle e descobri uma receita. Adaptei. E, voilà! Super!

Receitinha

Ingredientes
1 massa folhada pronta
1 caixa de pimentões pequenos coloridos
1 échalote (a receita indica cebola)
6 ovos
25 cl de creme de leite
140 g de queijo emmental ralado
Azeite
Manteiga
Ervas de provence
Pimenta preta moída na hora
Sal a gosto
Noz moscada ralada na hora

Preparaçao
Coloque os pimentões limpos e cortados ao meio 10 min no forno a 180°
Retire e refogue-os com azeite e échalote. Tempere com sal e pimenta
Prepare a massa na forma. Fure a massa levemente com garfo
Misture com fouet os ovos inteiros, o creme de leite, sal e pimenta, noz moscada, metade do queijo ralado
Coloque a massa na forma
Coloque a outra metade do queijo ralado e pedaços pequeninos de manteiga por cima
Distribua os pimentões e tempere com ervas de provence
Forno por 30 min a 180°
Sirva com salada verde

August 25, 2025

barzinhos, bistrôs, biroscas, restôs…

 


Continuo com meu encantamento por barzinhos, bistrôs, biroscas, restôs… firme e fortíssimo. Li a matéria no hipparis. Onde comer nos arredores de Sacre Coeur em Montmartre. Não consegui identificar o local específico da foto nos links. Me lembrou das antigas quando ia nos lugares maneiros da cidade do Rio. Estive no arrondissement há muito tempo. Andei muito com o Philippe. Fiquei embevecida com a vista da cidade da basílica. E comi chocolate no Larnicol. Rezando pra voltar um dia! 🍷🍷

August 21, 2025

amo yoga

 


amo yoga 🧘

ontem, em um dia atípico total, fiz minha prática de yoga no jardim. é que por aqui o tempo por vezes não permite tamanha ousadia. tem vento forte, secura prolongada, canicule (onda de calor intensa), frrrio daqueles. o bendito dia começou fechado e foi se abrindo. uma coisa posso dizer que impacta aqui. o sol. ele está junto quase o ano inteiro. então, aulinha surpresa. não tinha pensado que poderia acontecer. play list do gringo cardia - suave 2023. 2 tapetes por conta da terra. água e toda a parafernália. perfeito. me senti bem depois que terminei tudo. lembrei da aula que tive no aterro, no rio, ao ar livre. e o inacreditável aconteceu. fechou o tempo de repente. tempestade, raios, trovões. tudo em um só dia. resolvi escrever.

August 19, 2025

Dia nascendo hoje

 


A gente perde esperança. E volta a tê-la rápido. Dia nascendo hoje. O sol pintou na área lindamente. Embora a meteo informe que ele não vai estar junto no decorrer do dia. Foto da janela com mosquiteiro aparente. Ah! A oliveira? Foi o Philippe que plantou em 2021! 🌱☀️

August 17, 2025

Finzinho do dia de ontem

 


🌄 Finzinho do dia de ontem. Parte lateral da casa. Vi o sol pela janela da mesa onde fico. Estava vermelho. A câmera do celular não conseguiu captar a cor em sua inteireza. Não usei filtro. Registrei o momento sem alterá-lo. Dia bonito. Exceto pelo calor e pela secura. 39°. Faltou ar. Umidade abaixo de 30%. Não chove há mais ou menos um mês. Perdi o controle. Da chuva e do clima. A casa deve permanecer o dia inteiro fechada, no escuro, para amenizar o calor. Surreal. No Rio, Brasil, a casa fica aberta o tempo todo. ‘As pessoas vão derreter feito lesma na calçada’. Escreveu Ailton Krenak com toda a propriedade que cabe a ele, índio.

August 14, 2025

amendoeira

 


🤎 amendoeira

🟤 primeira vez que dá frutos. plantada há 2 anos. é um tipo em que os frutos são doces (existem amêndoas amargas, não sabia) - lauranne. provamos outro dia uma meio aberta como a da foto. suculenta. bem branquinha por dentro, não é seca, o interior tem um brilhozinho, juro! completamente diferente das que compramos no mercado. vamos colher daqui a 15 dias! setembro. outono chegando… tempo dos frutos.

🟫 foto tirada hoje pela manhã

August 11, 2025

tiramisu

 


🍫☕
Entre mim e o tiramisu existe uma afetividade, boas lembranças. Um dia em um restaurante italiano foi servido no fim da refeição todos os ingredientes da receita finalizados com a única obrigação de montá-los na hora. O Philippe executou a tarefa como um chef. No fim tinha que pegar o sifão de creme chantilly e colocá-lo por cima.

Fiz um tiramisu neste fim de semana. A receita foi encontrada há muito tempo na página do Eu Como sim. O que me encantou é que teria que fazer os biscoitos. Na página a autora comenta: tiramisu com biscoitos feitos em casa é reverenciado pelos italianos.

Preparei tudo. Acho que entrei no tal flow que dizem quando estamos ocupados fazendo uma coisa que amamos. Segui a receita como reza. A única recomendação questionável é que teria que aguardar longas 24 horas para degustar o doce.

Ontem foi o dia. Perfeito. Leve. Não muito doce. E os aromas de café com chocolate (adoro a mistura!) se misturaram maravilhosamente bem no decorrer da noite anterior.

Faltou a foto com o creme no saco de confeiteiro sendo transformado nos biscoitos

Tiramisu sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês ou palitos à la reine (pode substituir por pão de ló), embebidos em café expresso, entremeados por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, e polvilhadas com cacau em pó. Mas a receita original comporta muitas variações. Oráculo google

August 09, 2025

Crémaillère*

 


Crémaillère*

Fomos a convite da Kristy. Amiga do Philippe do trabalho e amiga minha também. Os franceses têm essa educada maneira de ser/estar no mundo. Quando eles se mudam para uma nova casa convidam as pessoas queridas para celebrar o novo começo, a conquista, a casa nova.

Ela e o marido compraram uma casinha de pedra em uma vila com nome de Fouzilhon**.

Pegamos a route. Não tinha ideia que era longe. 3 horas de carro. A viagem é sempre linda. Estrada, vinhedos, castelos, casas construídas em outros séculos.

Chegamos. O Philippe encontrou a casa rapido. Entramos. Cumprimentamos todos. E tem sempre aquela horinha da saia justa como estrangeira. Segundos. Comecei/çamos a conversar com um casal sobre Marselha, eles moram lá. Disse que adoro a cidade. Que me sinto no Rio. Que tem mar, tem prainhas das boas. Eles adoraram. Falamos de viagens pelo mundo. Do Rio, claro. De gastronomia, óbvio. Trocamos telefone. Nos veremos outro dia.

Esqueci de falar do vinhozinho branco gelado (com gelo junto) honesto. Do almoço à campanha. Da sobremesa: sorvete corneto que me remeteu a quando era pequena.

Abracei a Kristy ao me despedir e me emocionei porque o abraço foi forte, não queríamos desabraçar. Au revoir à família e aos amigos. Carro-estrada-casa.

Felicidade é uma cidade pequenina
É uma casinha, é uma colina
Qualquer lugar que se ilumina
Quando a gente quer amar***

* expression: Pendre la crémaillère, donner un repas pour célébrer son installation dans un nouveau logement.

Festa de inauguração, oferecendo uma refeição para comemorar a mudança para uma nova casa.
Larousse

** é uma comuna francesa na região administrativa de Occitânia , no departamento de Hérault. Estende-se por uma área de 5,39 km². Em 2010 a comuna tinha 251 habitantes.

*** Pão e Poesia da Simone

🌍 era pra ter postado antes. tudo tem sua hora certa pra acontecer. aí está!

August 08, 2025

pas de connexion ~ sem conexão

 

Alguns longuíssimos dias sem internet… Muito vento, acredito que algum problema com a instalação. A conexão por aqui não é boa. Moro no meio de uma floresta, em cima de uma colina, lembra o interior do estado do Rio.

Estou aguardando o técnico…

Ainda bem que tem 5G no celular. Salva! Não gosto de celular. Prefiro a tela grande. É mais confortável de mexer. Tem mais espaço efetivamente. Consigo pensar com mais clareza e fazer o que gosto. Escrever. Estou começando a gostar de ler livros digitais. 3° em curso. Viciei! Pesquisar sobre tudo. Aprender. Vale comentar sabiamente que peneiro o mais que posso. Odeio sentir que estou sendo controlada pela máquina. (confesso que estou).

O celular é tudo de bom para ouvir música. Obrigada Spotify. E mandar e receber mensagem das pessoinhas que gosto. A gente não liga mais pra ninguém. Nada admirável mundo novo.

O melhor da história é que sobrou tempo pra fazer outras coisas. Cuidar de plantas, pisar na terra, escrever com lápis e papel, ter mais tempo com as pessoas.

O técnico veio.

July 25, 2025

Torta fina de tomate cereja

 


Torta fina de tomate cereja 🍅🌿

Tentei fazer outro dia e não deu certo. Usei menos tomates. Queimou! Cozinhar tem dessas coisas. Preparei outra ontem. Tomates na medida e algumas pequenas mudanças na receita. Miss Maggie's Kitchen como fonte quente em gastronomia, claro! Facílima execução.

Receita
Ingredientes
1 folha de massa folhada amanteigada (furei com garfo)
650 g de tomate cereja
Azeite de oliva (usei bastante)
2 colheres de sopa de mostarda tipo ancienne (a que tem bolinhas pequeninas) (usei 3 colheres)
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de chá de orégano fresco ou seco (usei seco)
Flor de sal
Pimenta-do-reino
Manjericão fresco

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 150 °C.
Corte os tomates cereja ao meio e coloque-os em uma assadeira com o lado cortado para cima (usei papel manteiga embaixo). Regue com um pouco de azeite, polvilhe com orégano, pimenta e sal. Regue com um pouco de vinagre balsâmico e asse de 1 a 1 hora e 15 minutos para confitá-los delicadamente. Eles devem estar enrugados e saborosos. (deixei 1 h)
Aumente a temperatura do forno para 200 °C. Abra a massa folhada em uma assadeira. Espalhe a mostarda na superfície toda e os tomates confitados (sem o suco). Adicione um fio de azeite e asse por 20 a 25 minutos (fiz em 15 min), até que a massa esteja dourada. Retire do forno e regue com um pouco de azeite e coloque manjericão fresco.
Adicionar queijo parmesão ou burrata por cima, se desejar.

July 19, 2025

amanhecer e entardecer

 


🌄 Sol nascendo (à esquerda). Sol se pondo (à direita). Poderiam ter sido no mesmo dia. Aqui dá pra ver o amanhecer e o entardecer. Ontem fez calor e a secura atingiu níveis insuportáveis. Estamos começando a derreter. Vi o vídeo da Rita Von Hunty comentando o aquecimento da terra irreversível. Passou na timeline que a política brasileira está querendo desmatar tudo. Terminei o livro do Machado de Assis. O do Bras Cubas. Tinha que ler. Não li nos tempos de colégio. Senti saudade dele e do seu jeito de contar sua história quando encerrei a última frase. É um clássico! Fiquei com a vila Saint-Émilion* na cabeça depois que li o post do JR Duran que escreve que é um primor. E… continuo lendo-e-escrevendo pra não pirar!

* comuna francesa da Nova Aquitânia, na Gironda. (fica perto de Bordeaux. Vi no google maps)

July 17, 2025

LE BLOUGE

 


Comentando hoje com um certo atraso. Vinhozinho maneiro, leve-e-solto, bebemos geladinho, Philippe falou que é tipo um beaujolais nouveau. O nome é um barato. Le blouge. Vamos visitar o vinhedo breve! Degustado com moderação. Sempre.

🍷 vinho biológico

Ficha técnica
País França
Região Provence-Corsica
Apelação Vinho da França sem indicação geográfica
Safra BLOUGE
Cor Rouge
Ano 2024
Uva 100% Grenache noir
Graduação de álcool 13.7%
Garrafa 75 cl

Site villaminna.fr

July 16, 2025

azeite de oliva extra virgem aromatizado

 

🫒 azeite de oliva extra virgem aromatizado com alecrim, tomilho, louro, funcho e grãos de pimentas de vários tipos.

🌿🌶️ notas leves das ervas e pimentas.

July 08, 2025

wabi-sabi

 


Vejo os vídeos De Casa em Casa pra ter ideias. São criações de Alberto Renault e Baba Vacaro. O último foi da casa da Gilda Midani e João Carrascosa. De um encantamento! A casa é orgânica. Bela. Por toda parte. Me identifiquei. Ela, a Gilda, gosta de coisas velhas, de uma coisa japonesa, de wabi-sabi*, de impermanência…

* É um conceito filosófico e estético japonês que valoriza a simplicidade e a passagem do tempo. Fala do desejo de aceitar a natureza inconstante e incompleta das coisas, de ver beleza na imperfeição.

A varanda daqui da casa é feita com móveis velhos, mesa e cadeiras de bistrô, rede, espreguiçadeiras, pedras e treliças com vinhas.

July 05, 2025

Villa Minna

 


🍇 Presente do sobrinho do Philippe e de sua mulher, americanos da California passando pelo sul da França. O vinho branco? Delicioso! Fui pesquisar e descobri que o vinhedo fica perto da gente. Na comuna próxima. Saint-Cannat. 20 minutos de carro. Combinamos de ir conhecer. O nome é convidativo Villa Minna. E o vinho é dito como biologique. A etiqueta de alguns vinhos é customizada pelas crianças quando eram pequenas. Tem um tinto a ser degustado breve. Comento depois. Acredito do fundo da minha alma gourmande que essas produções francesas me fazem feliz. Degustado com moderação. Sempre.

🍇 Site https://villaminna.fr/

🍇 Ficha Técnica do vinho da foto
País França
Região Provença-Córsega
Denominação Vin de France sem indicação geográfica
Safra VILLA MINNA
Cor Branco
Ano 2024
Variedade da uva 15% Marsanne, 85% Vermentino ou Rolle
Álcool 13%
Garrafa 75 cl