August 30, 2024

dia de encher as garrafas de azeite

 


dia de encher as garrafas de azeite. dá trabalho. as garrafas são do mas de bories, um produtor de azeite da cidade vizinha, salon-de-provence, são considerados top of the line. o azeite é feito com as azeitonas da casa. philippe cuida o ano todo. as oliveiras precisam de certos cuidados. tem que molhar sempre que possível porque a região é muito seca e pra que a produção seja boa, limpar e aerar a terra, se necessário usar fertilizante natural, cortar devidamente os galhos e os gourmands (os galhos que nascem próximos da raiz)  e colher os frutos pra levar pro moinho do produtor que falei no início do texto em outubro. pouco tempo depois recebemos os galões de azeite para encher as devidas garrafas e para o nosso deleite. 💛 (o azeite daqui é amarelo) 🫒

August 28, 2024

detachment



vi o video na pagina do gringo cardia. o filme é impactante - detachment. de 2011. o adrian brody magistral. e ele me lembra o philippe. 🖤🎞

August 27, 2024

torta fininininha de figos

 


💜 torta fininininha de figos. época de prepará-los. tem pra tudo que é lado. selvagens, pelos caminhos que passamos; nas feiras, roxinhos e no jardim selvagens também. philippe colheu outro dia. e o doce foi feito com esmero hoje.

💜 massa folheada pronta na forma furadinha com garfo
12 ou mais figos cortados em 4 e arrumados cuidadosamente
2 colheres de açúcar orgânico salpicado
1 colher de sopa de manteiga cortada em pedacinhos bem pequenos
raminhos de tomilho fresco colhidos na hora espalhados pela torta
forno ventilado a 200° por 20 minutos 
tirar os raminhos secos. coloco um novo fresco pra enfeitar
esperar +/- 1 h para esfriar
decorar com açúcar de confeiteiro peneirado

💜 fez bem fazer e degustar!

August 26, 2024

vejo corações na estrada

 


Um coração dividido, não é um coração partido. Quando eu decidi deixar a cidade que eu vivi pra morar na cidade que eu escolhi, nunca achei que entenderia tanto sobre matemática. Amor divide e soma, lugar é pessoa. Eu vim pro campo e tô sempre com saudade.
Eu volto pro rio e fico sempre com saudade. Enquanto isso eu faço o que posso, vejo corações na estrada que liga meus amores daqui com meus amores de lá, é pra quando você passar lembrar que eu te amo.
De onde você é? Pra onde você foi? Como você cuida da matemática do seu coração. Por hoje é isso. Tem sempre em qualquer lugar algo que falta e algo que preenche. Sempre vai ter uma estrada que liga eu e você. Seguiremos nela.

❤️‍🔥arte e escritos (customizados) da rita wainer. arte que adoro e palavras que tem tudo a ver comigo

August 23, 2024

salada de batatinha assada ~ miss maggie's kitchen

 


salada de batatinha assada

ingredientes:
800g de batatas
1 colher de sopa de azeite
uma generosa pitada de flor de sal (usei sal normal e no fim coloquei um pouco de flor de sal)
endro (usei uma colher de sopa rasa)
cebolinha
3-4 talos de cebola fatiadas (a que tem a base branca) (não usei)
1-2 colheres de sopa de alcaparras
2 échalotes finamente picadas (usei 1 grande)

vinagrete:
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de mostarda ancienne
1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano
pimenta

método:
pré-aqueça o forno a 220°C. lave e seque as batatas. corte cada batata ao meio, se as batatas forem um pouco grandes corte em 3 pedaços. coloque numa tigela com sal e azeite. misture bem. espalhe as batatas em uma assadeira grande coberta com papel manteiga. asse em forno quente por 20 minutos. mude o forno para o modo grill por 3-5 minutos até começarem a dourar (inclui nos 20 min). retire do forno e deixe esfriar um pouco (5 minutos). prepare o vinagrete misturando todos os ingredientes em uma tigela. adicione o endro, a cebolinha, os talos de cebola, as alcaparras e as échalotes às batatas em uma tigela grande. adicione o vinagrete. misture bem até que as batatas estejam uniformemente cobertas com o molho. sirva imediatamente.

🥔 receita miss maggie's kitchen

August 22, 2024

VOYAGES IMMOBILES

 


VOYAGES IMMOBILES 💙🏃🧘
viajar sem sair do lugar

correndo e praticando yoga, acredito que seja por aí.

August 20, 2024

poesia francesa

 


ir à provence. encontrar o sol.

Pelo poder duma palavra
recomeço a minha vida
nasci para conhecer-te
nomear-te

liberdade.

Paul Eluard

🌄 li poesia francesa na pagina o poema ensina a cair. foto do sol agora ha pouco. sem filtro. a luz daqui é linda!

August 19, 2024

um domingo na vida da gente...

 


🎯 um domingo na vida da gente...

almoço na casa da mãe do philippe. uma francesa com origens italianas. a mama. ela se chama claudie. o vinho branco foi a irmã dele que trouxe da bourgogne*, seu nome, nancy, comprado direto do produtor, sem intermediário algum. degustado devidamente. o almoço pros franceses é um ritual. conversas sobre tudo e todos. uma comunhão. as iguarias vão vindo ao poucos. primeiro os belisquetes, depois uma salada com um vinagrete feito em casa, o prato principal e no fim uma sobremesa, às vezes tem champagne junto pra celebrar algum evento. é uma instituição. aprendi muito nesses momentos gastronômicos. fazemos uma caminhada pra digerir. bom de viver. agradeci.
fomos pegar o filho do philippe e sua mulher, alexandre e matilde, que voltavam das férias. o olhar de felicidade era latente. eles já foram pra casa deles pra retomar a rotina de muito trabalho e vivências.
philippe e eu fazendo o que mais gostamos de fazer. jardim casa novela. philippe ama ver as novelas brasileiras.   
voltando ao vinho. ahhh o vinho... fez um bem degustar. quando paramos de beber a gente sente mais o gosto da bebida. esperando o próximo fim de semana avidamente. esses franceses tem uma expertise que me emociona!

* para os conhecedores é um vinho da villa de meursault. produzido por philippe bouzereau.

August 16, 2024

crumble de amoras

 


crumble de amoras

preparado ontem com esmero. com as amoras selvagens recém colhidas. fazer fácil. comer mais ainda. e com creminho chantilly de complemento. fotos e fotos. as primeiras não ficaram boas. agradecida pela ideia matilde. 🖤

August 14, 2024

amoras, sorvetes, uma villa e saudades

 


amoras, sorvetes, uma villa e saudades 🖤🍨🗺️✨

colhi amoras! vou fazer crumble. ontem, em pleno verão, na rota de um sorvete supér (o acento é meu, é como falam por aqui). encontramos elas, as amoras, sonho antigo. tinham muitas! ficam no caminho para miramas le vieux. já estive por lá com philippe há um bom tempo. fui com o alexandre e a matilde, mulher dele, foi ela quem viu a plantação selvagem. um calor seco de morrer. sobrevivemos. uma vista linda do lago berre. a cidade no topo do morro feita em pedras. e o bendito sorvete. tipo os do chaika de quando era criança. em taças estilosas gigantes. fui modesta e comi 1 bola de pistache da sicília e 1 bola de baunilha de madagascar. com um stroopwafel do restô de plus. dei a volta ao mundo em uma tarde!

projeto de fazer um bom crumble. degustei nos tempos do caroline cafe. acho que de maçã. saudade das coisas que acontecem com a gente e nem percebemos seu encantamento.

August 12, 2024

quase 1 mês que parei de beber álcool

 


quase 1 mês que parei de beber álcool. vinho pra ser mais especifica. não parei. me seguro o mais que posso durante a semana e nos findis degusto uma tacinha. sinto falta. mas a cabeça é boa. tenho um controle legal dos meus vícios. foi assim com cigarro, coca-cola e nas dietas. com chocolate é mais complicado.
passei a vida i-n-t-e-i-r-a ouvindo que o vinho francês era/é perfeito. um dia no zona sul no rio há muito tempo atrás perguntei a um senhor uma indicação de vinho. ele foi categórico: -- todo o bordeaux é bom. nunca esqueci. era a minha frase pra mostrar que sacava alguma coisa de vinho.
vim pra frança e comecei a tirar onda bebendo um vinzim ali, um vinzim aqui. descobri preciosidades do sul do país e de outras tantas regiões. fiz até planilha pra não esquecer! e comecei a fazer do hábito (vício) meu entretenimento. imaginava honestamente que uma tacinha não me faria mal. hidratação o dia todo. alimentação legal. e atividade física há 1 ano.
zuzu bem!
uma prima médica me chamou atenção em um almoço em família. não-pode-beber-todo-dia. mas cara, é vinho? não pode.
ainda tentei ir me enganando que poderia.
me sentia esquisita. mas não aceitava. não queria abrir mão do meu passa-tempinho maneiro. 
parei.
estou me sentindo bem, bem melhor. 
pra me dar força registro aqui. 
tin-tin! aos sábados, domingos, feriados e dias de festas. 

🍷 foto da mão do philippe segurando uma taça de rosé pelo apoio

August 10, 2024

gallifet

 


não sei como contar a história. vou tentar mesmo assim. estava pesquisando infos sobre a provence. aleatoriamente. descobri txts de jornalistas brasileiros. vi sites de brasileiros que moram em paris. e outras fontes bacanas. por acaso abri o site da ad - architectural digest. mais pretensão impossível. mas paguei pra ver. vi umas dicas boas para aix. uma vila da provence elegante. tinham várias. a que me chamou atenção foi a de um casarão antigo (tem muitos!) com uma escultura vermelha no meio do pátio com mesas em volta. um restaurante, enfim. me apaixonei pela escultura. é o nager dans le bonheur (em português: nadar na felicidade) do diadji diop. su-real. bien français! o que a gente sente ao visitar o lugar é indescritível. fui algumas vezes. só pra olhar. pra tomar café e/ou talvez uma taça de vinho, não lembro. levei pessoas pra conhecer... e o sonho de ir um dia em pleno verão, sentar nas mesas e (tentar) me sentir local aconteceu. no calor do sul da frança. graças a tudo têm árvores grandiosas que fazem uma sombrinha acolhedora. ficamos perto de uma castanheira. tenho verdadeira queda por marron glacé. degustei cada momento. a chegada com a hostess. o garçom e a garçonete impecáveis. o vinho branco de aix. os pratos: philippe escolheu lula do mediterrâneo, polenta e salsa verde e eu abobrinha, fregola, pimentão de marselha grelhado e aioli. mais que perfeitos. sobremesa: inusitadas! philippe, sorvete de sal de camargue defumado. delicioso! provei. e eu morangos macerados, tomate e sorvete de morango. não tomamos café. nos despedimos de todos. philippe disse pro garçom ir ao rio quando puder, o mesmo garçom comentou que seu pai conhecia a cidade, casou com uma brasileira. a foto é do site do gallifet. só pra ter uma ideia do que acabei de narrar aqui. a que tirei não ficou legal. não nadei, dei só um mergulhinho na tal da felicidade. 

🎯 super special: mandei note agradecendo por tudo. e mandaram reply! aprendi a dar feedback trabalhando duro. e faz um beeem pra todas as pessoas envolvidas.

August 08, 2024

quiche de espinafre com queijo de cabra e um desabafo

 


🫣 depois de uma semana cheia de sustos e emoções. com a olimpíada, claro. e com a minha bendita conta do instagram. não tinha ideia alguma. um post meu passou pelo crivo do pessoal da meta. e a conta estava fechando o tempo todo. era uma foto autoral de decoração com corações pra variar. acho que resolvi o problema. acho. aguardando a conta se ajustar. 

pausa

🥧 quiche de espinafre com queijo de cabra. fiz com a mãe há muitos anos só de espinafre com algum toque a mais, não lembro. bateu saudade! ficou aerada. fofa. boa pra degustar. recuperei as forças. obrigada popeye!

a quiche é básica. fiz o espinafre branqueado e refogado com azeite, alho, sal, noz moscada e pimenta preta. um toquezinho levíssimo de pimenta cayenne. por cima rodelas de queijo de cabra fresco.

August 06, 2024

vai rebeca!

 


a maior atleta olímpica brasileira de todos os tempos é uma mulher negra e isso importa, representatividade importa, importa que rebeca tenha superado dois homens brancos que faziam um esporte de elite a vela com cinco medalhas, agora ela tem seis. importa que ela seja periférica, importa porque isso avisa pra gente que com um pouquinho de investimento a gente conquista universos, imagina com um monte de investimento? importa o bolsa atleta, importa que o estado ofereça esporte como direito básico universal, importa esportes em todos os lugares do brasil, importa que a gente veja a nossa bandeira acima de duas bandeiras de um país imperialista como é os estados unidos. importa que a rebeca tenha cantado o hino com orgulho, o hino de um
país que mata o povo negro diariamente no ritmo de uma guerra, importa que a gente pense a respeito de todas essas coisas com uma conquista tão impossível como essa da rebeca, ela ficou acima da simone biles e quando ela ganhou em tóquio, disseram que ela só ganhou o ouro porque a simone não tava lá. importa que ela tenha ganho da melhor atleta de todos os tempos a simone biles, importa tudo isso gente, para que a gente se constitua como nação. viva o bolsa atleta. viva o brasil das periferias. viva as mães pretas. porque sem elas não haveria rebeca e não haveria brasil. viva a cultura das frestas. viva esse brasil que representa a gente tão maravilhosamente bem mesmo sendo oprimido em doses tão colossais. vai rebeca!

milly lacombe

🇧🇷 vi o video, o olho brilhou, me emocionei como todo mundo, mas de longe, tá aí registrado.

August 03, 2024

gratin dauphinois

 


🥔 gratin dauphinois

🥔 receitinha do eu como sim. fiz a rápida. foi a mãe que deu a dica. amei preparar e degustar. prato simples de fácil execução e com um sabooor.

🥔 receitinha

1 kg de batatas charlotte ou asterix (vermelhinha)
300 ml de creme de leite fresco (usei creme de leite comum)
300 ml de leite integral
1 ou 2 dentes de alho (usei 2)
sal, pimenta preta, noz moscada (usei flor de sal)

🥔 descasque e corte as batatas em rodelas. coloque em uma panela grande e junte o creme, o leite, o sal, a pimenta e a noz moscada e leve para cozinhar em fogo médio fraco por 10 minutos. enquanto isso aqueça o forno a 200° C. esfregue uma forma refratária com o alho esmagando, se quiser quando acabar de “untar” toda a forma com alho jogue-o na panela com o creme e as batatas. quando passar os 10 minutos, coloque delicadamente as batatas com o leite na forma, tome cuidado para que a batata fique bem submersa no creme. leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourada e macia.
acompanha lindamente carne de boi entre outros.

🇨🇵 sonho: fazer todos os clássicos franceses.

August 02, 2024

bia souza no judô: 1a medalha de ouro do brasil nos jo de 2024

 


simbolico demaixxx!!!

bia souza no judô: 1a medalha de ouro do brasil nos jo de 2024

foto jack guez

🥇🇧🇷

August 01, 2024

legumes dourados, suculentos e gostosos

 


legumes dourados, suculentos e gostosos

vi um short no youtube da paola carosella. preparei seguindo as dicas. ficaram mesmo dourados, suculentos e gostosos!

~ frigideira com parede baixa
a água evapora em uma superfície grande
e os legumes caramelizam e ficam dourados
~ frigideira quente
~ usei azeite
~ coloque os legumes com cuidado
~ não pode mexer no inicio
~ abaixa o fogo
~ quando começarem a dourar embaixo, vire-os um pouco
~ alho sal e pimenta bem ao gosto
~ mexe tudo delicadamente

usei abobrinhas berinjelas e tomates. temperei com ervas de provence. no fim fritei rodelas de cebola roxa em separado e depois juntei tudo.servi com folhinas frescas de manjericão.
🫒🟢🍆🍅🧄🧂🌶️🌿🧅
🌱